Por William Franklin

Hoje em dia, os vídeos já são responsáveis por mais de 60% de todo o tráfego da internet. E as perspectivas são de que, até 2018, cheguem a quase 80%. Todas essas porcentagens apontam para um caminho: a transformação do mundo virtual em um universo com muito mais movimento e interação. E essa mudança demanda novas estratégias para se chegar até o cliente ideal. Aí é que entra o vídeo marketing.

video marketing

Fonte: Viver de blog

O aumento do consumo de vídeos na internet se deve não só ao fato desse formato ser mais atrativo, mas também à constante busca dos usuários por formas (de preferência rápidas) de aprendizado, possibilitando que executem simultaneamente outras atividades. E os vídeos são perfeitos para isso, já que é possível assisti-los ou mesmo apenas ouvi-los enquanto outras tarefas estão em andamento.

É fato: motivos não faltam para que você insira o vídeo marketing no planejamento estratégico do seu e-commerce. Quer entender melhor tudo isso e ainda precisa de um empurrãozinho para ser totalmente convencido? Então confira agora mesmo nosso post!

O que é vídeo marketing?

Basicamente, vídeo marketing é toda estratégia de marketing que usa vídeos para chegar a um objetivo. É, portanto, uma forma bastante versátil de trabalhar o marketing do seu negócio, especialmente se ele está na internet — como é o caso dos e-commerces.

De fato, 93% dos profissionais de marketing já usam vídeos em suas estratégias de atração, conversão e fidelização de clientes, uma vez que as facilidades no que se refere à produção desse conteúdo se tornam cada vez maiores. Isso sem contar que o sucesso de redes sociais como o YouTube, Facebook, Vimeo, Twitter e Instagram, entre outras, tem potencializado enormemente o uso dos vídeos como estratégia de marketing. Afinal, são conteúdos atrativos, que interagem com a audiência e despertam sensações. E então, como fazer isso?

video marketing

Fonte: Tutano

Justamente essas sensações são as grandes responsáveis pela empatia dos consumidores por sua marca, o que pode levar à compra e, eventualmente, à fidelização. Além disso, formam a percepção do cliente sobre seus produtos e serviços, contribuindo para confirmar sua autoridade e reputação no mercado.

Por que inserir o vídeo marketing na sua estratégia?

De acordo com a ComScore, os brasileiros passam 702 minutos, em média, vendo vídeos na internet. Para que você tenha uma base para comparação, estamos bem à frente da América Latina, que consome 521 minutos! Essa é uma grande oportunidade para encantar o público e construir uma proposta de valor mais arrojada, baseada na junção de diversos tipos de conteúdo em um só: som, imagem e texto. Veja como aproveitar essa estratégia para escalar o seu negócio:

video marketing

Fonte: Viver de blog
Mas como esse combo de conteúdo ajuda a fortalecer sua marca? Veja:

Visibilidade

O número de pessoas que assiste vídeos online diariamente é surpreendente: 55% dos usuários de internet. Essa é a melhor forma de colocar sua marca frente a frente com o consumidor, demonstrar o valor dos seus produtos e serviços e fisgar seu público-alvo pela emoção. 65% das pessoas assistem a mais de ¾ de um vídeo, o que significa que você deve caprichar no início da produção para reter a atenção até o fim.

video marketing
Fonte: Viver de blog

Alcance

Vídeos bem elaborados têm sérias chances de se tornarem virais na internet, ampliando o alcance da sua marca. Sabe aqueles vídeos do YouTube com milhões de visualizações? Já imaginou se fosse o seu? Para isso, basta colocar a criatividade para trabalhar e manter o foco nas necessidades de seus clientes. Afinal, os vídeos não servem apenas para entreter, mas para informar. Você pode mostrar de tudo em um vídeo, desde os bastidores da sua loja até o processo de entrega dos produtos. Pode fazer entrevistas com clientes e usar os depoimentos em seu site para dar maior credibilidade à marca. Que tal?

Credibilidade

E por falar em credibilidade, uma empresa que se preocupa em criar conteúdos tão acessíveis ao público ganha alguns bons pontos com a audiência. Imagine que, ao compartilhar um dia de trabalho da sua equipe com os clientes por meio de um vídeo, você não só humaniza a marca como gera empatia, uma vez que as pessoas passam a saber quem está por trás do serviço. E a qualidade dos vídeos influencia muito nessa questão, já que a primeira impressão tende mesmo a ficar. Se for para apostar em vídeo marketing, faça bem feito para que sua marca seja lembrada como sinônimo de qualidade e excelência no que faz. Deixe as produções caseiras para quem ainda está experimentando.

Envolvimento

O vídeo marketing é uma das estratégias de marketing digital com maior potencial para o engajamento da audiência, justamente porque capta a atenção do usuário de diversas formas: som, imagem e texto. Todos os sentidos ficam aguçados ao mesmo tempo e a mensagem é transmitida com maior eficácia, contribuindo para o alcance de seus objetivos.

O nível de interação do público com os vídeos é o que faz dessa estratégia algo realmente único para quem deseja se destacar. Um simples comentário de quem assistiu ao vídeo pode levar outras pessoas a também o assistirem, a fim de engrossarem o coro do que já foi dito ou entrarem em debate. Cada nova interação gera uma atualização de página, consequentemente melhorando seu posicionamento e aumentando a audiência e a visibilidade da sua empresa na internet.

Posicionamento

A corrida por um melhor posicionamento nos mecanismos de busca só cresce com o passar do tempo e com o aumento exponencial de conteúdo na internet. Mas como ainda não é todo mundo que está investindo em vídeo marketing, essa dianteira pode trazer algumas vantagens.

De acordo com a Forrester, ter um vídeo em uma página web aumenta em até 53 vezes as chances de que ela apareça nos resultados dos mecanismos de busca. Isso acontece porque o Google interpreta os vídeos como um conteúdo de alto valor agregado para os usuários da ferramenta. Imagine que alguém está montando um móvel sozinho em casa. É muito mais fácil aprender vendo alguém fazendo do que ler instruções e tentar aplicá-las sem nenhum suporte visual, certo? Aí está o poder (e o valor) do vídeo!

Encantamento

Para quem trabalha no segmento B2B, o vídeo marketing não deixa de ser um grande aliado. Sabia que 54% dos executivos compartilham vídeos com seus pares semanalmente, a fim de disseminar boas práticas e manter a equipe atualizada? Para esse público, os vídeos são ainda mais importantes. Afinal, executivos costumam ter uma vida bastante atribulada, precisando assim de formas mais fáceis de consumir conteúdo. Ler textos longos, por exemplo, está fora de cogitação. Assim, uma entrevista bem elaborada em formato de vídeo surte muito mais efeito, atraindo a atenção desse público tão exigente.

Mobilidade

Você sabia que grande parte dos usuários de dispositivos móveis assistem a vídeos por meio deles? Ter esse conhecimento é muito importante para quem pretende trabalhar com vídeo marketing, pois indica explicitamente que a plataforma de disponibilização dos vídeos deve ser responsiva para não comprometer a experiência do usuário. Como o vídeo também pode ser usado em uma estratégia de e-mail marketing, fique atento à sua ferramenta de automação para verificar se ela também cria e-mails responsivos. Tudo deve ser coordenado para que suas produções sejam assistidas sem qualquer entrave.

Resultado

Até aqui você provavelmente entendeu investimento, investimento e investimento, certo? Mas a verdade é que o vídeo marketing também pode gerar receita para a empresa. A geração de leads e a conversão de clientes a partir de vídeo marketing são bastante significativas para as empresas que adotam essa estratégia. Mas existe ainda outra fonte de receita: a publicidade em vídeos.

Se você tem um canal no YouTube ou no Vimeo, por exemplo, e deseja monetizá-lo, basta entrar para o rol das empresas que aceitam publicidade em seus vídeos! Obviamente, deve existir uma estratégia maior por trás disso e não somente a entrada de receita. Por isso, selecione bem que tipo de anúncios colocar em seus vídeos, analise seu público-alvo e reflita sobre o que ele vai pensar dessa publicidade. A lógica é uma só: essa parceria deve trazer ganhos tanto para você como para os usuários que acompanham sua marca na internet.

Retorno

O retorno sobre o investimento (ROI) do marketing digital é um dos indicadores-chave para medir o sucesso de qualquer ação. E o vídeo marketing é a estratégia mais bem-sucedida nesse caso, atraindo um ROI maior para a empresa. Se você fizer uma comparação simples, chegará à mesma conclusão: o ROI do e-mail marketing pode chegar até 4000%. Então imagine essa porcentagem ainda potencializada com um vídeo? Assim sua loja virtual sairá na frente de qualquer concorrente!

Monitoramento

Como praticamente todas as estratégias de marketing digital, o vídeo marketing pode ter seu desempenho mensurado em tempo real. Quantas foram as visualizações, quanto tempo durou cada uma, qual a quantidade de curtidas, de compartilhamentos, de comentários e de conversões, de quanto foi o investimento e qual foi o ROI final são apenas algumas das métricas que você não só pode como deve monitorar.

A partir do monitoramento e da análise desses dados, você passa a compreender melhor o perfil de seus consumidores, podendo assim aprimorar sua estratégia de marketing digital para que ela se torne ainda mais eficiente, trazendo melhores resultados tanto de engajamento quanto de vendas.

video marketing

Fonte: Viver de blog

Que o vídeo marketing é uma tendência que chegou para ficar não há dúvidas. Os dados demonstram isso com toda clareza. Mas ele não é a única tendência no e-commerce que pode alavancar seus resultados! Então o que acha de conferir outras tendências que podem ser somadas à sua estratégia?

Comentários