Vender em Marketplaces pode ser uma alternativa viável para o desemprego

Com o mercado de trabalho em baixa, a aposta de muitas pessoas está em vender em marketplaces. Confira em nosso artigo como fazer isso de forma segura!

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A taxa de desemprego no Brasil subiu para 12,2% no primeiro trimestre de 2020, atingindo 12,9 milhões de pessoas, segundo o IBGE. Com a crise do coronavírus, esses números devem ser muito maiores até o fim de junho, quando fecha o próximo trimestre. Para driblar o mercado de trabalho escasso e conseguir uma renda, a aposta de muitos trabalhadores é vender em marketplaces.

Mas fica uma dúvida: é possível trabalhar com e-commerce sem gastar muito? De acordo com o especialista em comércio eletrônico, Frederico Flores, a resposta é sim. Uma alternativa segura para quem está começando a empreender na internet é optar por vender em marketplaces, como o Mercado Livre, Lojas Americanas e Submarino, por exemplo.

“Iniciar uma loja dentro dos marketplaces pode ser a solução mais segura e prática para quem busca uma renda em meio ao desemprego, mas é preciso ter dedicação e estratégias para fazer a loja decolar. Além disso, o investimento inicial para empreender na internet é baixo e algumas ferramentas gratuitas já disponíveis no mercado podem ajudar no início de negócio”, explica ele.

Como vender em marketplaces de forma segura

Para auxiliar os novos empreendedores do comércio eletrônico, Flores listou alguns caminhos para quem deseja começar a vender em marketplaces de forma segura. Confira!

1º: Entenda o que é um marketplace

Os marketplaces são plataformas de e-commerce colaborativas, que funcionam como um shopping virtual conectando lojistas e prestadores de serviços a compradores. Existem marketplaces de nicho, que são focados em determinados públicos e vendem apenas alguns segmentos de produtos. Estude as regras e os custos de cada um para avaliar qual faz mais sentido ao seu negócio.

2º: Conheça as taxas e comissões

Alguns marketplaces cobram taxas de 5 a 25% por cada venda efetuada ou até mensalidades fixas para disponibilizar os serviços nos sites. Antes de começar a vender, procure saber qual é a porcentagem da plataforma escolhida.

3º: Prepare os produtos

Escolha seu nicho de mercado e prepare o estoque dos seus produtos, que podem ser usados ou novos. No início, foque em apenas um segmento, como moda, games, eletrônicos, entre outros. Comercializar de tudo pode atrapalhar a fidelização dos clientes e dificultar seu controle de estoque. Quanto mais afinidade você tiver com tipo de mercadoria, mais fácil será para se organizar e vender.

4º: Faça títulos atraentes para os anúncios

Ao fazer uma busca no Mercado Livre, por exemplo, o primeiro passo para chamar a atenção do cliente com certeza é o título. Por isso, abuse dos caracteres permitidos e deixe seus anúncios o mais atraentes possíveis. Ficar ligado nas tendências de busca da categoria, usando as palavras mais pesquisadas é um tiro certeiro.

5º: Capriche nas fotos dos produtos

Para atrair mais clientes, o ideal é fazer as fotos com fundo branco e apostar na alta definição. Imagens com aspecto amador não passam uma boa impressão aos clientes e, por este motivo, é imprescindível divulgar ótimas fotos. Na internet é possível encontrar vários tutoriais para fazer tudo em casa, sem gastar nada.

6º: Dê opções de frete e pagamento

Oferecer aos usuários diversas formas de pagamentos e opções de fretes é essencial para quem quer ter sucesso nos marketplaces. Pesquisas apontam que um dos principais motivos para o abandono de carrinho é o alto valor do envio. Então procure oferecer frete grátis para seus produtos – mesmo que você tenha que aumentar o preço um pouquinho nesses casos.

7º: Preste atenção no atendimento ao cliente

Oferecer uma boa experiência de compra ao seu cliente passa diretamente pelo atendimento. Portanto, retorne os e-mails e dúvidas dos usuários rapidamente e seja claro nas respostas. De forma geral, quem responde às perguntas primeiro, aumenta suas chances de vender, mesmo com preço mais alto. Essa é uma boa oportunidade de fazer valer a qualidade e agilidade do seu serviço.

8º: Automatize sua loja

Administrar todas as etapas de vendas em marketplaces exigia tempo e um investimento que nem todos os lojistas possuíam. Porém, hoje já existem soluções de baixo custo e até gratuitas para ajudar no gerenciamento das lojas digitais, desde o recebimento de um pedido até sua entrega.

A Becommerce, por exemplo, é uma ferramenta que gerencia todas as etapas de vendas no Mercado Livre. Por meio da plataforma é possível controlar os anúncios, responder às perguntas dos possíveis clientes e fazer a qualificação dos usuários de forma automática – facilitando a vida do lojista e permitindo aumento significativo nas vendas. Mas há várias outras disponíveis no mercado.

Conte com a Wirecard para vender em marketplaces

Esperamos que você aproveite bastante as dicas que o especialista listou neste artigo e, sempre que precisar ou surgir uma dúvida, volte a ele para consultar suas opções. Para saber mais sobre vender em marketplaces e obter sucesso, você também pode acessar o nosso blog. Nele, temos diversos conteúdos que podem ajudá-lo a tirar essa ideia do papel de forma eficiente e sustentável.

E, claro, saiba que estamos do seu lado para auxiliá-lo neste momento tão desafiador para todos. Acesse a página da nossa campanha especial, Conte com a Wirecard, e veja as iniciativas que disponibilizamos para você. Se surgir alguma dúvida, é só entrar em contato!




Fonte: Segs 

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