Por Thiago Maboni

A Black Friday já pode ser considerada uma data tradicional do comércio brasileiro. Muitos clientes aguardam ansiosamente pelo dia para comprar produtos com melhores preços, condições de pagamentos e entrega. O sucesso das vendas na Black Friday podem trazer inúmeros benefícios para o lojista, tanto no dia da Black Friday quanto no restante do ano, pois o seu negócio acaba atingindo mais pessoas que sempre lembrarão de terem comprado com você.

Em um ano marcado pela tensão política, aumento do desemprego e dólar cada dia mais caro, clientes estarão ainda mais atentos e seletivos em suas compras. Então, para transformar as suas vendas na Black Friday em excelentes oportunidades de negócios, é simples: planeje e execute cada detalhe.

Aqui, preparei sete dicas infalíveis para o seu e-commerce ter sucesso nessa data:

vendas na black friday

#1 Comunicação visual

Uma das coisas que faz toda a diferença é uma comunicação 100% focada para as vendas na Black Friday. Customize o site com o tema, acrescente banners que levem para uma categoria específica da promoção, selos nos produtos que realmente estão com desconto real e ambiente as redes sociais utilizando a temática. Chamadas como “ainda dá tempo”, “última chance” e “só hoje” podem ajudar a encurtar a tomada de decisão do seu cliente.

#2 Marketing inteligente

É possível trabalhar com alguns produtos “iscas”, ou seja, produtos com descontos maiores e mais apelo. Explore todos seus canais de comunicação começando por preparar posts durante o dia para divulgar as promoções. A grande sacada é trabalhar bem sua base de clientes. O primeiro pode ser enviado às 00h01 e durante o dia segmentar a base e realizar outros disparos promocionais.

Nesse dia, muitas lojas e grandes players vão comprar palavras chaves relacionadas às vendas na Black Friday, sendo assim, é importante estar com a campanha otimizada e ter alguém monitorando durante todo o dia para garantir a melhor performance. Além disso, se for fazer alguma ação em redes sociais que usam hashtags, aproveite e marque junto #blackfriday #blackfridaybrasil.

vendas na black friday

3# Estabilidade da loja

Confira se a plataforma está pronta ou vai oferecer algum plano de contingência para o dia da Black Friday. Caso vá fazer alguma ação pontual de grande volume de acesso, consulte sua plataforma ou equipe técnica para que seja tudo planejado e evite lentidões e quedas de servidores. Garantindo uma boa estabilidade de loja, as suas vendas na Black Friday são muito mais potencializadas.

#4 Navegação amigável

Destaque as promoções e facilite o cliente a encontrar os produtos que procura. A boa navegação do cliente na sua loja vai fazer com que ele encontre e feche o pedido mais rápido, aumentando suas vendas na Black Friday e evitando a dispersão na hora da compra. Lembre que nesse dia os consumidores serão impactados por milhares de publicidades, então ser rápido no fechamento do pedido é fundamental para não perder a venda.

#5 Estoque (Para vender é preciso ter produto)

Não esqueça de conferir o seu estoque; evite perder grandes oportunidades de vendas na Black Friday porque acabaram seus produtos, principalmente seus produtos âncoras. Não deixe o cliente para a concorrência, basta uma compra bem-sucedida em outra loja e seu cliente passará a fazer parte do banco de dados para futuras campanhas do seu concorrente.

meios de pagamento online mais usados

#6 Preços e transparência

Não corra o risco de queimar sua marca subindo o preço de um produto e colocando descontos para vender pelo mesmo valor. Seja transparente e, mesmo que só faça promoção em alguns produtos para girar seu estoque, faça promoções reais. Se a margem é baixa, use a Black Friday para girar seu estoque e queimar produtos encalhados por condições imperdíveis e aumente seu banco de clientes para futuras campanhas. Fazendo isso, você diferencia o seu e-commerce dos demais, que em relação às vendas na Black Friday, não são transparentes com seus clientes.

#7 Cuidado com a entrega

O volume nas vendas é algo generalizado, sendo assim, veja com o fornecedor como ele irá operar e coloque um aviso para os clientes com os prazos de entrega. Esteja pronto para dar suporte caso as pessoas procurem informações sobre as entregas. Trabalhe para postar o quanto antes seus pedidos, surpreender os clientes e fazer um marketing positivo, que aumente significativamente as suas possibilidades de vendas na Black Friday.

Sobre o autor:

Alfredo Soares é sócio e fundador da Xtech Commerce, plataforma de e-commerce inteligente com mais de três mil lojas criadas e hospedadas, que permite ao lojista trabalhar de forma multicanal, além de possuir estratégias que cuidam de forma 360º da inteligência de sua loja virtual.

Comentários