Por laercionicolau

Entre os indicadores de desempenho de uma loja virtual, o abandono de carrinho é um dos mais importantes. Isto porque a taxa de abandono pode ser resultado de diversos fatores, por parte da loja e também do usuário.

É interessante dedicar um bom tempo de sua gestão conferindo e testando seu carrinho de compras. E, para ajudar nesta tarefa, vamos listar os principais motivos de abandono de carrinho. Desta forma, você pode preparar seus testes e encontrar as razões para sua taxa de abandono.

Valor do frete ou prazo de entrega

O valor final de uma compra é o maior motivo para taxa de abandono de carrinho. E, como este fator está relacionado à sua competitividade, é crucial que sua loja virtual tenha algum tipo de estratégia ou plano B para não perder clientes.

Por exemplo, oferecer descontos para a primeira compra é uma excelente dica, pois, nem sempre, você terá uma nova oportunidade para atrair este cliente novamente.

Outra dica é oferecer frete grátis a partir de determinado valor. Isso aumenta o interesse do cliente uma vez que ele entende esta prática como uma vantagem. E, mesmo que diminua sua margem de lucro, você está vendendo e movimentando seu estoque.

Formulários que solicitam muitas informações

Formulários extensos desanimam os visitantes no momento de preencher, principalmente, os clientes que estão acessando de dispositivos móveis.

Portanto, crie formulários enxutos e que solicitem apenas as informações necessárias para realizar a venda. A ideia é ser prático e pensar na comodidade do cliente na hora de preencher os dados.

Usuário estava apenas pesquisando

Toda loja virtual que só permite consultar as condições de frete e de entrega na etapa do carrinho de compras sofre com taxas de abandono muito altas.

É uma prática mais do que comum acessar lojas na internet para pesquisar produtos e preços. Portanto, é recomendado que o visitante possa consultar estas condições na página do produto. Isto garante uma maior precisão nos seus relatórios, principalmente, porque o carrinho de compras só será acessado por quem realmente apresentou interesse de comprar.

Poucas opções de pagamento

Nem sempre as opções de pagamento são atraentes para seus clientes. Não é possível agradar a todos, mas o principal é ficar atento para saber se suas condições de pagamentos são interessantes e condizentes com os seus produtos. Coloque-se no lugar do cliente e confira se as opções de pagamento podem apresentar alguma objeção.

Erros técnicos

Um script de sua loja virtual pode estar travando o navegador de seus visitantes. O selo de segurança de sua loja pode estar apresentando uma mensagem de erro ou expiração.

Estes são exemplos de erros técnicos que podem ser apresentados por qualquer loja ou site na internet. Por isso, é importante criar uma cultura de estar sempre testando e simulando a compra em sua loja por meio de diferentes dispositivos.

Problemas com o usuário

Estes são aqueles erros que não conseguimos prever, como uma falha na internet de seu cliente no momento em que estava finalizando a compra. Ou, então, no momento de fechar o pedido, pode ter surgido alguma dúvida e o cliente resolveu esperar um pouco para comprar.

Para reduzir estes casos, você pode investir em práticas para recuperação do carrinho de compras. Uma dica é criar campanhas de remarketing com o produto do carrinho ou outras ofertas de sua loja virtual.

Agora que você já sabe os principais motivos de abandono de carrinho, confira o de sua loja para saber se o seu e-commerce está correndo riscos de ser prejudicado. Continue conferindo dicas como estas na nossa página no Facebook!

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