Por William Franklin

O marketplace — basicamente um shopping virtual que reúne em um único lugar diversos lojistas — vem se mostrando cada vez mais eficiente na redução de custos e na gestão de produtos online. E não poderia mesmo ser diferente, afinal, o sistema oferece a visibilidade ideal dos produtos para que os consumidores os encontrem com muito mais facilidade, reunindo diversas ofertas em um mesmo ambiente. Por todo isso e muito mais, o marketplace acabou se tornando um ponto importante na redução da fuga dos consumidores para outros sites em busca de preços melhores e outras condições de pagamento. Nesse post, você verá quais são as vantagens do split payment (ou split de pagamentos) nos marketplaces, mas antes, apresentarei as grandes vantagens de investir nos próprios marketplaces. Confira!

Conheça a melhor solução de pagamentos para marketplaces



Quais são as vantagens do marketplace?

Investir na compra de estoque, se preocupar com sua armazenagem e em toda a logística da entrega de produtos aos compradores costuma onerar tempo, dinheiro e equipe. O fato de ser os sellers a se responsabilizarem por todas essas etapas, enquanto o marketplace investe em mídia, divulgação, segurança transacional e numa solução de pagamento que ofereça funcionalidades satisfatórias para todos, faz com que os custos fixos e operacionais sejam diluídos e a margem de contribuição aumentada, garantindo a monetização da operação.

Pensando no lado do comprador, imagine a possibilidade de ele encontrar tudo o que precisa em um só lugar com diferentes opções de pagamento e um vasto portfólio de produtos e preços?

Justamente pelos marketplaces aportarem lojistas de diferentes segmentos, a vida do cliente é facilitada, já que pode encontrar em um único espaço, tudo o que precisa, otimizando o seu tempo. Por isso e muito mais, o marketplace reduz a dispersão dos consumidores para outros sites em busca de preços melhores e outras condições de pagamento.

E como funciona o split payment nos marketplaces?

Optando por uma boa solução de pagamento para marketplace, como o Moip, você conta com o split payment, que permite a divisão automática de valores entre sellers e marketplaces, além de permitir o pagamento único por parte do consumidor frente a uma compra que envolve mais de um vendedor. E tudo isso com apenas alguns cliques!

O comprador realiza a compra na loja de um ou mais lojistas presentes no marketplace. Diante da autorização do pagamento pela administradora do cartão de crédito ou banco, o split payment fará a divisão dos valores de acordo com a regra determinada pelo marketplace, no momento da contratação do serviço. O marketplace recolhe seu percentual por venda finalizada e repassa o valor excedente ao lojista. Cabe ao marketplace definir de quem será cobrado o frete pelo envio do produto ao comprador, se do percentual dele ou do lojista.

split de pagamento para marketplace - cta - ebook

As vantagens do split payment

As funcionalidades agregadas pelo split payment visam agilizar o trabalho de todos os envolvidos no dia a dia de um e-commerce, desde os compradores, passando pelos sellers que vendem nesse shopping online e finalmente chegando ao marketplace.

#1 Maiores conversões:

por facilitar o processo de checkout para quem está realizando compras, o sistema de split payment aumenta o número de vendas finalizadas com sucesso. O cliente sente-se mais confortável em comprar com poucos cliques e sem muita burocracia.

#2 Transparência para todos:

Geralmente as soluções de pagamento para marketplace que oferecem o split payment contam com um dashboard que inclui informações valiosas. O seller sabe quem está comprando e pode controlar facilmente seus estoques, enquanto o comprador sabe, de forma discriminada, quem são os vendedores.

#3 Lançamentos automáticos:

Se os lançamentos de cada venda fossem realizados de maneira manual o processo seria lento e suscetível a falhas. Através do split payment, o processo ganha agilidade e minimiza erros.

#4 Controle de pedidos:

É também oferecido todo o suporte para a identificação de pagamentos recebidos e de pedidos processados, em andamento ou cancelados.

O split payment para marketplace facilita tanto o processo realizado pelo consumidor quanto aquele efetuado pelo lojista. Funciona assim: o lojista recebe o valor correspondente a seus produtos diretamente na conta bancária previamente cadastrada, independentemente de a compra ter sido feita em conjunto com itens de outros lojistas. Assim cada qual recebe a sua parte. Os lançamentos são feitos por meio do sistema, sem intervenção manual, reduzindo assim as possibilidades de erro. Viu como tudo é feito para evitar ao máximo preocupações e oferecer mais credibilidade, já que esse processo garante a segurança não só de quem está comprando, mas também de quem está vendendo?

Tenha acesso ao split payment mais robusto do mercado



Mais transparência, menos cliques

A lógica é direta e certeira: encurtando a distância entre o pedido e o efetivo checkout simplificado, a conversão aumenta.

Se você optar por uma boa solução de pagamento para marketplace, como a oferecida pelo Moip, poderá contar com o split payment, funcionalidade responsável pela devida divisão automática de valores entre sellers e marketplaces, além de permitir o pagamento único por parte do consumidor frente a uma compra que envolve mais de um vendedor. E tudo isso com apenas alguns cliques!

Muito mais fácil de administrar

Ter todas as transações em um dashboard intuitivo torna a tarefa do gestor do marketplace infinitamente mais assertiva e dinâmica, pois com isso ele consegue identificar sem erro as boas oportunidades de vendas, os parceiros que mais — e menos — vendem, além de outras informações que tornam sua rotina bem menos burocrática. E isso é totalmente possível por meio, claro, do split payment!

E você? Entendeu como funciona o split payment nos marketplaces? Se restou alguma dúvida, escreva-a nos comentários desse post para podermos te ajudar.

Comentários