Por Leonardo Ramos

“Tempo é dinheiro”. Quem nunca ouviu essa frase? Desde o começo do fortalecimento da indústria, na revolução industrial do século XIX, essa frase se tornou um jargão no mundo corporativo. Na época, o lucro era avaliado pelo tempo de trabalho, ou seja, quanto mais horas trabalhando em uma linha de produção, maior seria o lucro final.

Mas mesmo com todo o avanço da indústria e da tecnologia, essa frase ainda mantém seu teor de verdade. Se você analisar bem, grande parte do lucro que uma empresa retém está associado ao tempo gasto com a operação, realização de processos, etc..

Nesse artigo, você verá a importância de analisar criticamente como anda a gestão financeira do seu negócio, além de entender o quanto ela influencia no seu tempo e, consequentemente, no seu faturamento.

O meio de pagamento: um influenciador na produtividade do seu negócio

Já imaginou administrar uma empresa sem os recursos tecnológicos necessários? Praticamente impossível. Ao falarmos sobre os meios de pagamento, nós entramos nesse ponto. No mercado de e-commerce, a maior parte dos lojistas não percebem o quanto o processo para o recebimento de pagamentos está associado à produtividade do negócio.

Por isso, vou começar mostrando o quanto uma solução de pagamento está relacionada com a sua produtividade.

A analogia mais comum para entendermos como funciona essa associação é pensarmos em um estabelecimento comercial com um caixa confuso e burocrático, onde cada venda depende de diversos processos e custos agregados para que finalmente aconteça. 

No meio digital acontece assim e pode ser ainda muito pior por se tratar de vendas não presenciais, em que diversas análises de segurança de dados precisam ser feitas para que as vendas aconteçam sem riscos para o lojista.

Quando fazemos uma compra fisicamente, o comprador digita a senha do cartão e pronto, compra efetuada. No mundo online, o que envolve a finalização da compra é a coleta dos dados bancários do comprador, no momento do checkout.

Por se tratar de uma coleta de dados, sem necessidade de senhas, esse processo acaba sendo menos seguro em comparação às compras presenciais. Por isso, o cuidado com as fraudes e ocorrências de chargeback acaba sendo prioridade devido aos riscos que podem causar a um e-commerce.

solução de pagamento

Para garantir essa segurança no e-commerce, muitos lojistas contratam serviços que cuidam da análise de risco do negócio, já que sem esse tipo de garantia de segurança pode ser impossível manter uma loja virtual nos trilhos. O problema disso é quando entram contratos atrás de contratos e integrações que, às vezes, consomem muito tempo e mais dinheiro do que você imagina.

Muitos contratos = desperdício de tempo e dinheiro

Percebemos que na hora da contratação de um meio de pagamento online, vários lojistas acabam gastando dinheiro com diversos serviços separados, que cobrem demandas de funcionalidades distintas e, por isso, acabam pagando taxas além do esperado.

Para cartões de crédito, por exemplo, utilizam um player de pagamentos e para boletos bancários e gestão de risco optam por uma outra solução de pagamento.  

A pergunta que fica em relação a isso é: será que abraçar diversos serviços de recebimento de pagamentos, e gastar com isso, seria a melhor opção para um negócio online?

E será que do ponto de vista de custo/benefício essa escolha não tem prejudicado a margem de lucro do negócio? Tenho certeza que você já se perguntou isso, não é mesmo?

Otimize seu tempo com uma solução de pagamento ideal

Você deve imaginar que a cadeia de pagamentos é extremamente complexa. Ela envolve diversos agentes específicos para que funcione corretamente. Estou falando das adquirentes, dos bancos, emissoras de cartão, gateways, etc… Cada agente desse participa de etapas importantes durante todo o processo de compra em um site, e são indispensáveis em todos os aspectos.

solução de pagamento

O intermediador de pagamento foi criado para facilitar todo esse processo. Todas as etapas do pagamento em um site, que envolvam a coleta de dados bancários e informações do comprador, são englobadas em um serviço completo que oferece todas as ferramentas necessárias para transacionar online.

Especialistas no mercado de e-commerce afirmam que, tanto para lojistas iniciantes quanto experientes, faz muito sentido investir em um intermediador de pagamentos. O custo do percentual por pedido confirmado pode parecer um pouco alto, porém um bom intermediador garante a operação de todos os processos que envolvem a transação, como o checkout, a análise de risco, conciliação financeira, etc.

O percentual fica em torno de 3% e 5%, mas você elimina diversos custos, além de precisar de apenas um contrato para integrar o serviço, em vez de ficar gastando tempo e dinheiro com fornecedores diferentes.

Manter o fluxo de caixa de um negócio funcionando de forma saudável demanda muitos processos que consomem muito tempo. Para o lojista que trabalha com e-commerce, nada é mais importante do que conseguir otimizar processos e, principalmente, o tempo. Afinal, o famoso jargão “tempo é dinheiro” nos diz muita coisa.

Pensando em otimizar tempo e, consequentemente, dinheiro, por que não integrar uma solução de pagamento que cuide de toda a gestão financeira do site? Talvez, integrar um meio de pagamento que ajude na sua conciliação financeira, diminua os custos, e que ofereça gestão de risco para o seu negócio pode compensar muito mais do que pagar por diversos serviços ao mesmo tempo.

A solução de pagamento oferecida pelo Moip tem sido a escolha de milhares de lojistas virtuais graças a quantidade de soluções que oferecemos, além dos resultados impressionantes de aumento de conversão.

O Moip pode te ajudar

O Moip é uma solução que cuida de todo o processo para o recebimento de pagamentos de um negócio digital. Análise de risco, conciliação financeira e antecipação de pagamentos são vantagens agregadas no nosso serviço, que começa a rodar em um site com apenas 1 contrato e 1 integração, poupando o lojista de burocracias e desperdício de tempo.

Somos os criadores da ferramenta de checkout transparente, que aumenta em pelo menos 30% as taxas de conversão de um site. Além disso, somos pioneiros na solução de split de pagamentos para marketplaces. Essa ferramenta faz a divisão do pagamento em tempo real e da forma que precisar, não importando se o valor é fixo ou percentual da venda, podendo até cobrar por comissões.

A intenção do Moip é oferecer mais praticidade para negócios digitais, e não fazemos isso à toa. Como cobramos por transação aprovada, só ganhamos se o lojista também ganhar. Por esse motivo, somos uma solução de pagamento online que foca no maior número de conversões possíveis para o lojista virtual.

Conheça alguns dos nossos produtos e veja como podemos te ajudar.

Conciliação financeira integrada na Conta Moip:

Para o lojista que trabalha com e-commerce, fica bem claro o quanto cuidar da conciliação financeira de um negócio pode ser difícil. Cuidar para que o valor das vendas efetuadas seja conciliável com o valor existente em sua conta bancária pode não ser uma tarefa assim tão simples.

Com a Conta Moip, os relatórios de vendas concluídas podem ser administrados com muita facilidade. Com a nossa Conciliação Financeira, fica fácil administrar tudo que entra e sai da sua loja.

Antecipação de pagamentos:

As tarifas de antecipação para vendas parceladas costumam ser muito altas, e os gastos com essas taxas podem ser desnecessários dependendo do modelo de negócio adotado.

Com a integração do Moip como solução de pagamento online, é possível receber em 14 dias o valor total de uma venda feita em 12 vezes, ao invés de recebê-la ao longo de 12 meses. As nossas tarifas de antecipação são flexíveis, dependo do seu modelo de negócios.

Oferecemos antecipação de pagamentos como opção para o lojista, um diferencial se compararmos com outros serviços disponíveis no mercado, que obrigam a antecipar ou que nem mesmo oferecem essa possibilidade. Além disso, também permitimos o repasse dos juros para o cliente.

Análise de risco completa:

Você provavelmente sabe que todo negócio corre um grande risco devido ao número de fraudes que acontecem no e-commerce. Então, é mais do que necessário ter um serviço que cuide das análises de transação do seu e-commerce.

Em geral, os serviços que cuidam da análise de risco de um site possuem duas grandes dificuldades: o gasto de tempo ou o gasto de dinheiro.

O gasto de tempo acontece com os serviços mais baratos de análise de risco. Com ferramentas assim, cabe ao lojista fazer uma avaliação manual do risco da venda que está sendo feita. Após essa avaliação, a aprovação da compra fica sob seus próprios critérios de análise.

Já o gasto de dinheiro acontece com os serviços mais caros, que podem cobrar mais de 2% por transação. Além de todos os gastos que o lojista precisa lidar, esse acaba sendo mais um que poderia ser evitado com o uso de uma solução de pagamento online que engloba múltiplas funcionalidades.

A maior parte dos players de pagamento para e-commerce oferecem um serviço de análise de risco do tipo automática, que é feita por softwares específicos. Ao plugar o Moip no seu e-commerce, você garante um serviço de análise de risco diferenciado para o seu negócio.

Esse serviço já vem integrado na sua Conta Moip, então você não precisa gastar dinheiro com set-ups adicionais.

A nossa análise de risco pode ser automática e manual, então a identificação de possíveis compras fraudulentas não depende apenas de um software, mas também, de uma equipe que verifica manualmente transações suspeitas.

Nós aprendemos com nossos clientes que a combinação da nossa análise de risco com o checkout transparente Moip é capaz de aumentar em até 30% as taxas de conversão do negócio digital.

Será um prazer te conhecer

Sim, a gestão do tempo é um fator essencial para o sucesso de um negócio. E gastar tempo com processos desnecessários significa desperdiçar muito potencial de vendas e produtividade que poderiam ser concentrados em outras áreas.

Nós entendemos o quão difícil é calcular todas as taxas e fazer a gestão financeira do seu negócio. Não é algo simples, justamente por contar com inúmeras variáveis relevantes e pontos para serem analisados. Nossa proposta é otimizar o seu tempo e livrá-lo de inúmeros processos trabalhosos para receber os seus pagamentos e gerir o seu negócio.

Aproveite e agende sua consultoria com os nossos consultores de negócios. Eles vão te ajudar a auditar seu fluxo de caixa e a conversão do seu site, te mostrando os melhores caminhos para aumentar suas margens de lucro.

Preparado para conhecer a melhor solução de pagamento do mercado?



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