Por Resultados Digitais

Você sabe quanto custa conquistar um cliente para seu ecommerce? A forma mais simples de descobrir esse dado é calculando o custo de aquisição de clientes (CAC) — uma das métricas de marketing que mostra quanto um negócio está investindo para conseguir um novo consumidor.

Para fazer o cálculo, basta dividir a soma dos investimentos para obter um cliente pelo número de clientes adquiridos em um determinado período.

O valor ideal do CAC deve ser analisado de acordo com os custos que seu negócio possui durante todo o processo: vendas, marketing, funcionários, entre outros gastos motivados pela atração de novos consumidores para seu empreendimento.

Fez os cálculos e achou que os custos estão desproporcionais com o lucro e não estão compensando? Calma! Para te ajudar, apresentaremos dicas fundamentais de como reduzir o CAC do seu ecommerce com automação de marketing. Confira!

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Mas o que é automação de marketing?

Antes de aprender as estratégias para reduzir o CAC do seu ecommerce, você precisa entender o que é automação de marketing e como ela pode ajudar sua loja a ter mais resultados.

Como o próprio nome já diz, ela tem o objetivo de automatizar o marketing do seu negócio. É uma maneira de auxiliar a equipe de marketing de uma empresa, criando prioridades para a execução de tarefas mais importantes de forma mais organizada e certeira.

Para isso, geralmente utiliza-se ferramentas que ajudam nesse processo, como softwares de Email Marketing.

É claro que isso não retira as responsabilidades e trabalho da equipe de marketing. Mas a automação permite que se aumente as vendas de uma empresa sem a necessidade de contratar mais profissionais para isso.

Como fazer uma boa automação de marketing para sua loja virtual e reduzir o CAC

1. Envie um email de boas-vindas

Sabe aquela história de que a primeira impressão é a que fica? Imagine uma estratégia em que, além de causar um impacto positivo na sua empresa, poderá converter clientes? Isso é possível com o envio de um email de boas-vindas!

Para você ter uma ideia, Leads (aqueles que demonstram interesse em consumir um produto ou serviço de sua empresa) que recebem um email desse tipo têm um engajamento com sua marca 33% maior em longo prazo.

Esse tipo de mensagem é tão importante que 74,4% dos consumidores já esperam um email de boas vindas-quando convertem em um site.

Mas, para que essa mensagem seja eficiente, vale anotar algumas dicas:

  • seja agradável: agradeça pela preferência e se mostre disponível;
  • se possível, ofereça um cupom de desconto para a primeira/próxima compra;
  • deixe botões visíveis para que o cliente clique e seja redirecionado para o seu site;
  • seja breve! Passe apenas as informações mais importantes com uma linguagem simples e de fácil compreensão.

2. Crie um fluxo de nutrição

Você sabia que apenas 3% das pessoas que entram no seu site estão realmente interessadas em realizar uma compra? E somente de 6% a 7% delas se mostram dispostas a ouvir sobre o produto ou serviço? Ok, e o restante? Bom, o restante nem ao menos pensa em se tornar um cliente da empresa. Essas informações estão disponibilizadas no renomado livro The Ultimate Sales Machine, de Chet Holmes.

O fluxo de nutrição é uma opção para mudar esse cenário. Ele consiste em uma sequência de ações com o propósito de atingir um determinado objetivo.

Essas ações têm como propósito construir ou melhorar o relacionamento da sua marca com o público-alvo, nutrindo seu Lead com informações úteis e relevantes para ele.

Com um fluxo de nutrição bem elaborado aliado a uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo, você pode manter um relacionamento com esse público composto por potenciais clientes, que ainda não estão prontos para comprarem naquele exato momento.

Uma boa maneira de criar um fluxo de nutrição é com campanhas de Email Marketing que gerem valor para o seu negócio e que, ao mesmo tempo, guiem o Lead até uma ação de maneira que ele vá passando de estágio até finalmente estar pronto para realizar uma compra.

3. Lembrete automático para carrinho abandonado

Segundo a consultoria Baymard, 67% das pessoas que clicam em comprar um produto acabam desistindo na próxima etapa.

E isso acontece por uma série de fatores, como o valor elevado do frete ou produto; falta de opções de pagamento; escassez de informações do item; cadastro complicado ou mesmo a indecisão natural do consumidor.

Um Email Marketing com os produtos que foram abandonados para quem desistiu da compra pode fazer com que o cliente repense e finalize a compra.

A dica é oferecer um desconto, frete grátis ou outra forma de incentivo para que ele realize o pagamento.

Você pode programar a sua plataforma de ecommerce para enviar um cupom de desconto a cada vez que determinado cliente inserir um item no carrinho e sair da loja sem finalizar a compra.

Além disso, vale também oferecer o produto que ele desistiu de comprar com um desconto especial ou mostrar itens semelhantes que estejam mais em conta.

Fique livre dos abandonos de carrinho com nossas dicas!



 

4. Mensagem personalizada para um público segmentado

No Marketing Digital é possível segmentar ao máximo o público que lerá determinada mensagem. Isso acaba com o problema de enviar emails para a pessoa errada ou mensagens genéricas demais que não conquistem a atenção do Lead.

Agora pense no trabalho que seria segmentar manualmente todo esse público. Imenso, não? Com a automação de marketing, você consegue escalar esse processo e personalizar suas mensagens para diferentes personas.

Um passo muito importante para segmentar a mensagem é ter seu público bem definido. Para isso, você pode criar uma persona que, basicamente, é a representação fictícia do seu cliente ideal.

É mais do que definir um público-alvo, com características básicas como sexo, idade, localidade, profissão etc. Além desses dados, é preciso entender informações mais profundas como os desejos, desafios e problemas do dia a dia do seu Lead.

Com a delimitação da persona e uma boa ferramenta de automação de marketing, a comunicação fica mais fácil e positiva. Sendo possível enviar mensagens com ofertas, produtos e novidades mais direcionadas para o que o seu cliente realmente deseja.

Quer mais detalhes sobre o CAC do seu negócio? Faça aqui o diagnóstico com o comparativo de outras empresas do mesmo setor e tome decisões mais embasadas para seus investimento de marketing e vendas!

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