Por Leonardo Ramos

Para qualquer lojista virtual, ter o controle dos pagamentos é peça chave para o sucesso do e-commerce, e a função desse post é esclarecer a você, empreendedor, os processos envolvidos quando a questão é receber pagamentos online. Nesse texto você irá aprender 3 coisas importantíssimas que um lojista virtual deve saber a respeito da engrenagem de um e-commerce.

Então me diga: Quais são os processos envolvidos para receber pagamentos online? Quais são os meios para esse recebimento?  Qual é o futuro dos meios de pagamento no mercado digital? Tudo isso será explicado nesse texto. Então vamos lá!

 

Um pouco de história sempre faz bem…

Sabemos que há uma causa para todo tipo de evolução e que ela está presente em cada aspecto do mundo que nos cerca, seja na tecnologia ou na maneira que ela nos impacta. Com o comércio não foi diferente. A história do comércio é realmente interessante, uma vez que nos ajuda a compreender a própria forma de organização social e aquilo que hoje conhecemos como capitalismo.

Antes da invenção da moeda, atribuída ao povo Persa, o comércio era realizado por meio do escambo, que consistia em trocas comerciais de commodities como grãos, sementes, especiarias, etc. O processo de escambo gerava muitos conflitos pois era difícil atribuir um valor exato para alguma coisa, uma vez que determinado produto poderia ter um preço subjetivo, variando de comprador para comprador.

receber pagamentos online - inforgrafico

A partir da invenção das moedas tudo mudou. Os mercados começaram a se consolidar e novas formas de pagamento surgiram, como os cheques e os queridos (e modernos) cartões de crédito. Falaremos bastante sobre eles nesse texto.

Voltemos à Modernidade

Hoje em dia é muito comum irmos a um estabelecimento como uma padaria, por exemplo, efetuarmos uma compra em dinheiro e a pessoa do caixa não ter troco suficiente. Nesse caso você sai com o bolso cheio de balinhas, não é? Quem nunca passou por isso que atire a primeira pedra.

Isso acontece porque a maioria das pessoas fazem compra com cartões de crédito atualmente, e o dinheiro em formato de cédulas está ficando cada vez mais raro nos estabelecimentos comerciais, dificultando a devolução do troco.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Moip em 2015, 81,3% das transações na internet utilizam o cartão de crédito para finalizar uma compra.

De acordo com essa pesquisa, 87% dos pagamentos feitos com cartão de crédito foram parcelados em até 3 vezes, e pagamentos com parcelas de 4 a 6 vezes somaram 9%. Já parcelas de 10 a 12 vezes resultam em 2,75%, enquanto que parcelas de 7 a 9 vezes somam apenas 1,25% das transações feitas no crédito. O boleto é a segunda opção mais utilizada, com 11,7%. O cartão de débito corresponde por 7% dos resultados da pesquisa.

receber pagamentos online - gráfico

A adesão ao e-commerce tem crescido a cada ano. Certos preconceitos sobre vendas online e sobre a segurança envolvida nos meios de pagamento digitais têm caído por terra. Em 2015 o e-commerce cresceu 22% no Brasil, segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), deixando claro que cada vez mais as compras online têm feito parte do cotidiano do brasileiro.

No começo do e-commerce, quando as lojas virtuais estavam tentando criar um posicionamento mais competitivo em relação às lojas físicas, trabalhar com e-commerce era realmente muito difícil. Falar sobre receber pagamentos online então, era um grande desafio a ser superado por qualquer lojista disposto a atuar no cenário digital.

Isso mudou conforme o desenvolvimento técnico que envolve os meios de pagamentos online foram se tornando mais viáveis para os empreendedores digitais.

Entenda o processo envolvido ao receber pagamentos online:

Quando falamos sobre vendas online, podemos considerar 5 agentes importantes para essa operação.

São eles: o comprador, a loja virtual, o intermediador, as adquirentes e os bancos. A ideia é deixar claro como cada um atua e como esse processo funciona. O comprador entra na loja virtual, visualiza um produto interessante e relevante e o compra. Até aqui tudo bem, certo?

Após clicar em “comprar”, o processamento do pagamento é realizado por um intermediador de pagamentos, como o Moip. O intermediador é responsável pelo checkout no e-commerce, que nada mais é que a coleta dos dados bancários do cliente para que o pagamento seja processado.

A adquirente (Cielo e Rede, por exemplo) faz o pagamento ocorrer definitivamente; sua função é debitar o dinheiro da conta pagadora.

O banco, juntamente à adquirente, cuida do depósito do dinheiro.

Um breve resumo:

  • Comprador: realiza a compra no site.
  • Loja virtual: ambiente digital onde a compra é feita. Exemplo: Americanas, Estante Virtual
  • Intermediador (subadquirente): responsável pelo processamento do checkout. Exemplo: Moip
  • Adquirente: responsável por debitar o dinheiro da conta pagadora. Exemplo: Cielo, Rede
  • Banco: armazena o dinheiro do comprador. Atua juntamente com a adquirente.

Agora que você entendeu o processo envolvido ao receber pagamentos online, chegou a hora de você conhecer as formas para isso. Veja o próximo tópico.

Quais são as formas de receber pagamentos online?

Agora, chegou a hora de entendermos as formas de receber esses pagamentos online. Os meios de recebimento são diversos e dependem muito do seu modelo de negócio. Por isso, abordaremos cada um a fim de esclarecer todas as suas dúvidas.

Checkout Transparente:  

Esse é um dos carros chefes do Moip. O checkout transparente Moip foi criado com o objetivo de melhorar a experiência de compra dos seus clientes e aumentar suas vendas online. Com ele, o processo de receber pagamentos online se torna muito mais otimizado. 

Essa ferramenta é, sem dúvidas, ideal para quem busca aumentar a taxa de conversão no e-commerce e dar mais segurança aos clientes que escolhem o seu produto. Ok, mas como funciona esse checkout transparente? Super simples. O processo funciona em 3 etapas:

1) Seu cliente clica em comprar na página de produto do seu e-commerce;

2) O Moip processa o pagamento do seu cliente sem redirecioná-lo para uma outra página;

3) O cliente finaliza a compra e continua navegando e comprando no seu site;

receber pagamentos online - checkout transparente receber pagamentos online - checkout transparente receber pagamentos online - checkout transparentereceber pagamentos online - checkout transparentereceber pagamentos online - checkout transparente

Como eu disse: bem simples!

Bom, o funcionamento do checkout transparente foi explicado. O que nos resta é explicar por que essa ferramenta irá tornar o seu negócio digital uma locomotiva das vendas online. Vamos conferir então:

Pagamento fácil, sem redirecionamentos:

Com o checkout transparente Moip, o cliente fica em seu site durante todo o processo de compra, sem a necessidade de se cadastrar ou ser redirecionado para uma página que faz o intermédio do pagamento.

O cliente pode comprar com 1 clique:

Na primeira compra você pode escolher salvar os dados do cartão de crédito do seu cliente. Assim, na próxima compra, ele não irá precisar registrar seus dados novamente, tornando a experiência de checkout muito mais fácil e eficiente.

Segurança de dados feita pelo Moip:

Os dados de pagamento dos seus clientes são direcionados do navegador utilizado para o Moip, sem passar pelos servidores do seu e-commerce. Desse modo, a segurança dessas informações é pelo nosso serviço.

receber pagamentos online - chargeback

Aumento de conversão em suas vendas online:

Com o checkout transparente, você pode ter um aumento de até 30% na conversão de suas vendas graças ao processo ágil de checkout, que viabiliza uma melhor experiência de compra para os seus clientes.

Compras com 1 clique

Sabemos que todo cliente percorre uma trajetória de compra, desde a visualização do produto até sua decisão. Qualquer cliente deseja agilidade quando compra algum produto em um e-commerce.

Se pararmos para pensar, quando um comprador visita um estabelecimento, como uma loja de departamentos, por exemplo, a parte mais demorada de sua jornada de compra talvez seja a fila do caixa. Essa etapa é inevitável em uma loja física, mas o cliente entende que é necessário passar por ela para efetuar sua compra.

O cenário digital precisa ser o mais ágil possível, pois é essa característica que torna o e-commerce um diferencial no mercado. A solução de compra por 1 clique garante que seu cliente tenha uma experiência ágil, segura e eficiente. Segundo uma pesquisa realizada pela Invesp, 11% das pessoas que compram online abandonam o carrinho devido a um processo de finalização complicado.

Isso deixa claro que realizar uma compra com apenas 1 clique é uma estratégia mais do que viável quando o assunto é melhorar a experiência de compra dos clientes.  Mas como isso funciona? É bem simples: os dados do seu cliente são armazenados de maneira segura e inteligente na página de checkout. Desse modo, a compra pode ser efetuada de maneira bem rápida e prática no seu site.

Moip-in-App

Nós aqui do Moip entendemos o gosto das pessoas por serviços Mobile, que são bem práticos e rápidos, além de se adequarem facilmente ao estilo de vida moderno.

O Moip-in-APP possibilita vendas pelo dispositivo móvel, e deixa o cliente longe de páginas de cadastro desnecessárias, facilitando a compra no e-commerce. Seu cliente também pode efetuar uma compra com apenas 1 clique por meio dessa tecnologia Moip, tudo bem rápido e prático.

Split de pagamentos: O que é e como funciona?

Split de pagamentos é uma solução criada pelo Moip que permite receber pagamentos online em marketplaces. O consumidor pode fazer compras em diferentes lojas e pagar o valor total de uma só vez através da nossa ferramenta para marketplaces.

O comprador faz suas compras de diferentes lojistas presentes em um marketplace e tem seu pagamento autorizado pela administradora do cartão de crédito ou banco.

O papel do split de pagamentos é fazer a divisão dos valores entre o lojista e o dono do marketplace, de acordo com a regra determinada pelo próprio marketplace, quando o serviço é contratado. A divisão e lançamento de valores ocorre automaticamente.

Pensando um pouco sobre o futuro dos meios de pagamento

Para formarmos uma opinião a respeito do futuro precisamos entender o presente e compreender as demandas sociais que refletem a própria demanda do mercado.

Atualmente, com os avanços tecnológicos, percebemos que toda tecnologia que nos cerca tende à uma melhor experiência de uso, como a melhora na eficiência, praticidade e na velocidade. As tecnologias mais inovadoras tendem ao dinamismo, e isso, com certeza, se aplica aos meios de pagamento.

Pagamentos muito mais fáceis

receber pagamentos online - wirecard

Nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, a Visa disponibilizou aos atletas um primeiro protótipo de meio de transações através de wearables (acessórios “vestíveis”), no formato de um anel que libera pagamentos em máquinas da Visa. A tecnologia utilizada foi a Near Field Communication (NFC).

O Moip Pagamentos foi adquirido recentemente pela alemã Wirecard. Entre outras tecnologias, a Wirecard desenvolveu uma solução mobile de pagamentos, o Simfonie, que integra cada aspecto dos pagamentos efetuados via dispositivos móveis, como pagamentos, armazenagem, segurança e o gerenciamento do dinheiro; tudo isso integrado em uma única plataforma.

A Wirecard é uma grande adepta a tecnologia NFC. A empresa tem constantemente explorado novas disponibilidades para a aplicação dessa tecnologia inovadora no mercado de pagamentos.

Já pensou poder fazer um pagamento utilizando um simples acessório como um anel ou uma pulseira?

Como foi dito: a tendência da evolução tecnológica é trazer consigo mais eficiência e mais praticidade.

Ainda são poucas as opções de wearables no mercado e a adesão a essa ideia ainda é limitada, mas os dados comprovam que as transações clássicas que conhecemos, como as feitas com cédulas, estão com os dias contados.

Ainda há muita coisa a ser resolvida sobre essa alternativa tecnológica, principalmente quando o assunto é segurança de dados dos usuários e das transações feitas, uma vez que isso pode afetar tanto o lojista quanto o próprio cliente.

O empreendedor, faça ele parte do mundo digital ou não, precisa estar atento à essas possibilidades para garantir que o seu negócio sempre esteja um passo à frente da concorrência. O vídeo a seguir, produzido pela Wirecard, ilustra muito bem como funcionaria esse processo.

Pagamentos via Whatsapp e Facebook Messenger

De acordo com uma pesquisa realizada pelo MEF, 76% dos brasileiros que possuem linhas móveis utilizam o WhatsApp como meio de comunicação móvel e 64% utilizam o Facebook Messenger.

Ambos os serviços possibilitam trocas de mensagens instantâneas que podem ser feitas em qualquer lugar. Essa oportunidade pode ser considerada um pote de ouro para um lojista virtual.

A OmniChat, por exemplo, é uma plataforma que permite que você venda por meio de WhatsApp ou Facebook de uma forma segura, rápida e simples. Esse serviço é capaz de transformar postagens ou chats nas redes sociais em eficientes canais de venda.

O processo de pagamento é realizado em parceria com o Moip e funciona através de um link enviado para o cliente que contém os detalhes do pedido, podendo ser feito por boleto ou por uma das 6 bandeiras de cartões de crédito mais aceitas no mercado. Bem inovador, não?

A “Moeda do Futuro”:

O polêmico e controverso Bitcoin é denominado por certos economistas como a “Moeda do Futuro”. Você sabe o que é o Bitcoin? Eu vou te explicar. O Bitcoin é uma moeda virtual introduzida no mercado em 2009.

A ideia do Bitcoin é ser uma moeda 100% digital que possibilite pagamentos eletrônicos com a mesma eficiência de pagamentos feitos com cédulas. A fama do bitcoin cresceu devido ao seu baixo custo, o que o torna uma alternativa interessante para o mercado digital no futuro.

Bill Gates, fundador da gigante Microsoft, acredita que o Bitcoin seja uma “proeza genial” para diminuir os índices de pobreza mundial. A Microsoft aceita essa moeda como forma de pagamento para jogos do Xbox e aplicativos da loja Windows, ambos pertencentes à Microsoft.

A questão da segurança do Bitcoin é algo que muitos consideram como polêmico e questionável, mas a adesão à ideia desse formato de pagamento digital vem aumentando conforme sua fama cresce entre as pessoas.

Conclusão

Como já foi dito, o e-commerce cresce a cada ano conforme novas tecnologias vão surgindo.

Nesse texto explicamos o processo e os meios envolvidos quando o assunto é receber pagamentos online e apontamos uma breve ideia do futuro que engloba o processo de pagamentos nas lojas virtuais. Com certeza esse é um mercado muito amplo e que promete grandes novidades em um futuro próximo.

Você tem dúvidas sobre a diferença entre Gateways de Pagamento e Intermediadores? Se sim, tenho uma ótima notícia para você! O Moip desenvolveu um E-Book que esclarece e explica essas diferenças! Clique no banner abaixo e confira!

ebook gateway de pagamento x intermediador

 

Deu pra perceber que receber pagamentos online é algo crucial para o bom desempenho de um e-commerce?

Nossa missão aqui no Moip é garantir que o empreendedor digital seja reconhecido como uma força de prosperidade em nossa sociedade, por isso queremos te ajudar nisso. Seja falando sobre receber pagamentos online ou aumentar a sua taxa de conversão, o Moip tem a missão de garantir que o seu negócio esteja cada vez mais preparado para o mercado.  

 

 

AS INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS NO BLOG SERVEM APENAS COMO CARÁTER INFORMATIVO. PARA REPRODUZIR QUALQUER CONTEÚDO DISPONÍVEL, NO TODO OU EM PARTE, DEVE-SE CITAR E LINKAR NOSSO SITE COMO REFERÊNCIA.

Comentários