Por Daniel Arruda

Um e-commerce pode ser dividido em diversas partes essenciais para o seu funcionamento e a escolha delas deve ser realizada de forma estratégica, pois pode significar o sucesso ou o fracasso de um negócio. Isto é especialmente verdade quando você está considerando a melhor ferramenta de processamento de pagamentos para o seu negócio.Vendedores menos experientes podem acreditar que o único fator que deve ser analisado em um meio de pagamento é o preço e que, independente do que ele possa te oferecer, se for 0,2% mais caro, ele já não vale a pena. Mas, como tudo na vida, as coisas não são tão simples assim e fazendo uma análise mais profunda, o meio mais barato pode se tornar o mais caro.

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A primeira coisa que deve ser considerada é o seu plano de negócios e a partir dele você pode tomar decisões mais assertivas.

Antecipar ou não?

Como anda o seu fluxo de caixa? Se você está planejando investir num futuro próximo, pode ser necessário procurar uma opção que te permita antecipar os pagamentos dos seus clientes, aumentando a sua reserva financeira, te permitindo comprar mais mercadorias, investir em marketing ou até melhorar a aparência do seu site para que fique mais atraente para o seu consumidor. Mas tome cuidado! Diferentes meios de pagamento calculam a antecipação de diferentes maneiras, criando cálculos mirabolantes para que pareçam mais atraentes. Na prática, te custam muito mais caro.

Mas, pense comigo, se você já está com um bom fluxo ou não está planejando investir, porque não procura um meio que te possibilite receber parcelado? É interessante achar um meio que tenha as duas opções disponíveis.

Contratos em excesso

Alguns meios de pagamento podem parecer muito mais baratos, mas eles oferecem apenas um ou dois serviços, forçando a contratação de outros serviços. Isso porque, para ter uma boa gestão de pagamentos, você precisa de:

  • Gateway: Um “portão” que manda o dinheiro do seu cliente para o processamento;
  • Adquirente: Realiza o processamento dos dados do cliente;
  • Análise de risco: Para garantir que as compras realizadas no seu site sejam seguras para você, evitando fraudes e chargebacks;
  • Conciliação Financeira: Te ajuda a entender o movimento de compras do seu site, assim é possível entender se muitas compras estão sendo canceladas, se tem chargebacks, ataques de fraudadores e se o dinheiro que você deve receber está correto.

Entenda melhor o que é chargeback e como revertê-lo no vídeo abaixo:

 

Se um contrato com uma empresa pode ser difícil de lidar, imagine com quatro empresas diferentes: se você se deparar com um erro nas transações, você deve entrar em contato com uma delas, mas qual? E será que você será bem atendido ou vai gastar tempo no telefone tentando resolver algo e no final a responsabilidade pode ser jogada para outra das empresas e você vai ficar sem solução, depois de gastar horas que poderiam ter sido utilizadas para que seu negócio cresça. Por isso, é importante considerar o tamanho da dor de cabeça que será lidar com diversos contratos para receber seus pagamentos.

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Antifraude

Uma das partes mais importantes de um pagamento. Sem um bom serviço de antifraude você fica desprotegido, o que pode te causar muito prejuízo.

Quando você contrata um serviço desses, há duas alternativas. Você pode contratar uma empresa que analisa o risco de uma transação e deixar em suas mãos a decisão de aprovar o pagamento ou não, e há também a opção de terceirizar por completo a análise e a decisão.

A primeira opção é a mais barata, mas ela exige que você gaste seu tempo analisando cada uma das transações. Há profissionais que trabalham com risco que afirmam que a análise bem feita de uma única transação dura 5 minutos, então se você tem 300 vendas por mês, você vai gastar 25 horas! E como será esta análise? Ela será baseada em que? Este realmente é o melhor uso do seu tempo?

Mas a segunda opção também apresenta um problema. A empresa que você contratou fará tudo por você, ela tem profissionais especializados e/ou bons algoritmos que garantem mais segurança para seu negócio e, melhor ainda: ela garante 100% de cobertura do seu chargeback! Mas com isto seu número de vendas pode diminuir. Por que isso acontece? Simplesmente porque quem vai arcar com os prejuízos será a empresa contratada e eles não querem se arriscar, muitas vezes cancelando compras saudáveis que você teria, diminuindo assim o seu faturamento e manchando a sua reputação frente a estes compradores.

E no caso de um chargeback, quão fácil é o contato com a empresa? Quanto tempo eles te darão para que você consiga reunir o necessário para que eles realmente cubram o chargeback como prometeram? Vale lembrar que o consumidor tem 120 dias para contestar a compra, então nem sem sempre é fácil reunir todos os documentos requisitados.

Conciliação

Como você controla o dinheiro que entra na sua conta é algo de suma importância para evitar erros e garantir que você receba o que realmente lhe é devido.

O dinheiro pode entrar de uma vez só para você, direto na sua conta de banco, mas sem referências da origem daquele montante ou, como algumas empresas permitem, o dinheiro vai para uma espécie de carteira virtual, onde você sabe exatamente o que está entrando e te permite entender se houve algum chargeback ou cancelamento. Depois, você pode sacar a quantia que desejar para a sua conta de banco, sem surpresas.

Só tenha cuidado para saber se não há um custo por saque de sua conta virtual e entenda o melhor momento para realizar esta operação.

Bandeiras de cartão de crédito

Uma maneira de garantir mais vendas é se assegurar que você tem como atender o seu consumidor. Por isso, é interessante procurar um meio que aceite o máximo de bandeiras possível para a comodidade do seu cliente e assim evitar perda de vendas.

Uma boa opção

Pensando em todos os tópicos abordados, dá pra ter uma ideia que escolher um meio de pagamento não é tão simples e uma pessoa de negócios de respeito não deve pensar apenas na tarifação.

Então por que não usar um meio que te permite receber no fluxo, mas que também tem uma antecipação calculada de maneira simples e transparente? Um meio que te ofereça um gateway, uma análise de risco que valoriza as aprovações para que você tenha mais vendas saudáveis e uma conciliação simples e eficiente com apenas um contrato? Um meio que processe pagamentos de sete bandeiras diferentes e tenha também depósito em conta através de três bancos diferentes?


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