Por William Franklin

É impossível fugir da regra de que é mais barato fidelizar um cliente do que atrair e conquistar um novo. Por isso a fidelização de clientes deve ser algo constante e sempre trabalhado na cultura interna de uma loja virtual.

fidelizar clientes
Vamos listar algumas técnicas de pós-venda no e-commerce que podem ser aplicadas na retenção de clientes no seu comércio eletrônico. Veja quais são e considere se estiver precisando melhorar seus processos.

Atendimento: segredo do pós-venda

Confira alguns pontos para encantar seus clientes no pós-venda no e-commerce  através de seu atendimento.

Equipe

Sua equipe terá por objetivo prestar um bom atendimento pós-venda no e-commerce. De qualquer forma, ofereça treinamentos sempre que for necessário.
capacitar colaboradores
É muito importante que seus colaboradores tenham conhecimento das necessidades dos clientes e também o que fazer para reduzir os prazos internos, melhorando a qualidade do trabalho.

Logística

Entregar antes do prazo, em finais de semana ou feriados é exemplo de como fazer um bom pós-venda no e-commerce.
logística como fidelização
É também possível aproveitar este momento para oferecer e apresentar algo a mais para seus clientes. Além das mensagens padronizadas de acompanhamento e status do pedido, você pode enviar mensagens personalizadas de agradecimento ou boas-vindas. Aproveitar o primeiro contato para fazer uma pequena apresentação de sua loja virtual e se colocar a disposição também é interessante, pois este é o tipo de mensagem que nenhum cliente espera.

Telefone

Em tempos de mensagens rápidas e redes sociais uma ligação para seus clientes no pós-venda pode impressionar.

Ligação para fidelizar
Muitos gestores de lojas virtuais estão fazendo deste canal uma extensão de seu atendimento, para aumentar a satisfação e consequentemente as vendas. Dificilmente será possível ligar para todos os clientes que fizerem pedidos. Mas você pode fazer algum tipo de sorteio ou seleção de clientes para fazer este contato.

Redes sociais

Oferecer atendimento através das redes sociais é outra forma de encantar seus clientes no pós-venda. Para o cliente muitas vezes será mais rápido enviar uma mensagem através destes canais, portanto é interessante estar preparado para prestar atendimento.

fidelizar nas redes sociais
Lembrando que estes canais são ótimos para auxiliar nas vendas e garantir a troca ao invés da devolução do pedido.

Desenvolvendo um relacionamento

Quando consegue desenvolver um relacionamento com seus clientes está garantindo que sempre voltem e comprem de você. Confira algumas dicas de como estreitar sua conexão com seus clientes.

Promoções exclusivas

Um clube de promoções exclusivas ainda é a melhor ferramenta para encantar clientes num pós-venda.

Cupons de desconto

De acordo com o histórico do cliente você pode oferecer produtos semelhantes com desconto. E seu e-commerce ainda pode oferecer materiais e dicas exclusivas. Procure por meios de fazer estes clientes se sentirem especiais. O interessante é que estas ações não necessitam de grandes investimentos e têm um alto poder de conversão.

CRM (Customer Relationship Management)

Mesmo lojas virtuais com pouco tempo de atuação e com uma base pequena de clientes precisam de uma solução de CRM para atuar. Integre ou adicione as ideias citadas anteriormente a sua ferramenta de CRM, pois é impossível realizar e controlar estas ações sem este tipo de automação.

CRM

Uma ferramenta de CRM pode lhe ajudar a enviar uma mensagem de feliz aniversário para seus clientes, por exemplo.

Não é tão complicado e não existem segredos para realizar um pós-venda no e-commerce. O principal é focar na satisfação dos seus clientes, em automatizar os processos e estar preparado. Não deixe de investir nestas ações, pois elas ajudam no momento de imprevistos com sua loja virtual e também a definir um plano de contingência. Continue lendo nosso blog e encontre as melhores dicas de comércio eletrônico.

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