Por William Franklin

Não é raro encontrar por aí quem pense que garantir as vendas é a principal preocupação de um e-commerce. Mas imagine se o negócio até vende bem, mas não tem os produtos para entregar. Obviamente, a operação é falha.

administração de estoque
Por essas e outras que a administração de estoques deve ser vista como uma área crucial para toda loja virtual, pois mais que vender, é preciso entregar com qualidade. Quando a administração de estoques falha, toda a empresa paga por isso — podendo inclusive levar o seu e-commerce a quebrar!

Administração de estoque
Não acredita que isso seja possível? Então confira agora mesmo os erros mais comuns cometidos na gestão de estoques e como eles impactam no seu faturamento!

Vendeu, mas não tinha no estoque

A principal falha na administração de estoques no e-commerce é a venda de produtos que não estão mais disponíveis. Imagine que você tenha 10 unidades de certa mercadoria em estoque, mas vendeu 12. E agora? Presta esclarecimentos ao consumidor, pede desculpas ou inventa uma justificativa para atrasar a entrega? Na realidade, independentemente da solução escolhida, o consumidor se sentirá frustrado.

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Nesse cenário surge até uma motivação para cancelar a compra, já que você não está cumprindo com o prometido. E mesmo que o consumidor opte por esperar que você providencie o produto e envie, pensará 2 vezes antes de realizar uma nova compra no seu e-commerce. Sem confiança, o cliente está perdido.

Vendeu, mas atrasou a entrega

Mais um caso bastante comum no e-commerce e que acaba da mesma maneira que a situação anterior: cliente insatisfeito, desconfiado e totalmente inclinado a comprar da concorrência. Quando você informa um prazo de entrega para o consumidor, está firmando um contrato com ele. A quebra desse compromisso pode motivar o cancelamento da compra, com o total apoio do Código de Defesa do Consumidor.

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Caso você demore a dar uma resposta ou até mesmo faça o estorno do valor pago pelo cliente, cabe até um processo junto ao Procon, o que gera ainda mais prejuízos.

Economizou, mas comprou estoque a mais

O fornecedor estava com uma promoção ótima e você comprou mais produtos do que costuma vender no mês. Parece bom, já que você economizou no preço unitário, certo? Nem tanto, já que estoque parado é dinheiro que não rende, que não traz lucros para seu e-commerce. E quando passa muito tempo, a única solução é fazer promoção para girar o estoque, o que significa que a economia de hoje acaba sendo o prejuízo de amanhã.

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Então seja criterioso com o abastecimento do seu estoque, comprando com base no seu histórico de vendas e não na pechincha oferecida pelo fornecedor. Que tal se perguntar por que o fornecedor barateou os preços? Talvez assim você chegue à conclusão de que os produtos também estão parados no estoque dele!

Tem produto, mas não tem organização

A organização é fundamental para uma boa administração de estoques, uma vez que agiliza todo o processo logístico. Se você coloca cada categoria de produto em um lugar diferente, não se preocupando em segmentar os itens de forma a facilitar sua identificação, pode ter mais produtos do que imagina no estoque ou simplesmente não ter nenhum!
Pode ainda passar meses pensando onde foi parar o estoque do produto X, que está registrado no sistema, mas não está nas prateleiras, vindo eventualmente a descobrir que o misterioso sumiço rendeu um estoque de produtos obsoletos, guardados em um canto, que estão rendendo nada mais que puro prejuízo.

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A partir de agora, sempre que pensar em administração de estoques, pense em eficiência, em controle e em integração do sistema de gestão com o dos fornecedores, a fim de otimizar a reposição das mercadorias. Caso contrário, você pode cair em qualquer uma dessas situações e acabar levando seu e-commerce à falência por má administração.

Pois agora comente aqui e nos conte: como anda sua administração de estoques? Você já cometeu algum desses erros? Diga-nos como solucionou o problema!

 

 

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