Por William Franklin

Com o crescente do número de compradores constantemente conectados com suas marcas favoritas e os expressivos resultados que o comércio eletrônico vem alcançando ultimamente, surge uma dúvida comum: como montar um e-commerce? Pois daqui a cinco minutinhos, com a leitura completa deste post, você terá essa resposta na ponta da língua! Confira o passo a passo que montamos com o que é preciso para ter sucesso vendendo pela internet:

Entenda seu mercado de atuação

Montar um e-commerce sem conhecer bem seu mercado é como começar a construir uma casa sem preparar o alicerce: o resultado só pode ser desastroso.

MercadoFonte: sebraemercados

Para não correr esse risco, procure conhecer previamente o potencial do mercado em que pretende entrar, avaliando quem são seus principais concorrentes e determinando quem é seu público-alvo e qual será o território de atuação inicial. Esse são requisitos mais que básicos para sequer pensar em montar um e-commerce.

Escolha a melhor plataforma

A plataforma na qual o e-commerce opera tem grande influência sobre o dia a dia do negócio, gerando efeitos diretos sobre os resultados da loja. Com isso em mente, não deixe de estudar as diferentes opções disponíveis a fim de escolher a que melhor se encaixe em suas expectativas .

Plataforma
Nesse momento, leve em conta tanto suas projeções iniciais quanto as futuras , considerando o progresso que deseja alcançar.

Desenvolva sua marca com cuidado

Como a marca é o principal meio pelo qual o público vai identificar seu e-commerce, trate de caprichar nessa etapa! Tenha em mente que uma marca forte vai muito além de um logotipo bonito, mas envolve toda uma identidade visual que deve se espalhar pelo site, pelas redes sociais e por qualquer que seja o canal oficial da loja.

Converse com os clientes

Defina quais serão os canais usados para se comunicar com os clientes, como as redes sociais em que estão presentes e um bom sistema de suporte, por exemplo. Depois disso, aprenda a usar cada meio da forma apropriada, explorando todas as suas possibilidades.

E, acima de tudo, estabeleça uma voz própria para conversar com sua audiência, imprimindo a personalidade da marca até aí. Lembre-se de que manter uma comunicação aberta aproxima a loja dos consumidores e cria um vínculo forte com eles.

Cuide das operações vitais

Também não dá para se esquecer dos elementos operacionais do negócio, como logística e entrega! Seja qual for o seu nicho de mercado, é indispensável ficar alerta com relação a essas tarefas consideradas menos glamourosas, pois elas são responsáveis por fazer o restante da operação brilhar. Acredite: sem organização e eficiência nos processos internos é impossível atender bem qualquer comprador online.

Escolha a solução de pagamento

Esse é um dos aspectos de maior importância na hora de montar um e-commerce. Está se perguntando por quê? Simples: mesmo se preocupando com cada detalhe do projeto, se escolher uma solução de pagamento que prejudica as conversões ou não seja segura o suficiente, colocará todo o trabalho em risco. Em vez disso, seja cuidadoso e procure uma solução segura, confiável e com boas taxas de conversão!

Divulgue seu e-commerce

Depois de tudo isso, é hora de despertar a atenção das pessoas. Sendo assim, monte uma estratégia que faça bom uso da marca e dos meios de comunicação que você já definiu previamente. Então abuse de diferentes formas de divulgação, como produção de conteúdo, links patrocinados e e-mail marketing, para construir uma audiência própria o mais rapidamente possível.

Ao seguir esses passos importantes, você estará muito bem preparado para montar um e-commerce capaz de atender às necessidades dos clientes, ganhando o respeito dos parceiros e até mesmo dos concorrentes. Por isso, não deixe que essas informações fiquem só na sua tela! Coloque-as em ação! Essa é a única forma de montar o negócio dos seus sonhos.

E aí, já tentou montar um e-commerce antes? Como você planeja usar essas dicas para fazer o negócio dar certo? Deixe seu comentário e compartilhe suas impressões, expectativas e experiências conosco!

como montar um plano de negócio

Comentários