Por Mac Giovanni

Fazer compras pela internet já se tornou parte da rotina de muitos consumidores em todo o mundo. No Brasil, o segmento de e-commerce vem se destacando como um dos que mais cresceram nos últimos anos, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Afinal, quem não gosta de comodidade, preços baixos e maior variedade de produtos?

No entanto, ao lidar com pagamentos digitais, uma das principais preocupações do consumidor online ainda é o sigilo de suas informações bancárias e de seus dados pessoais. Nesse cenário, uma página que transmita segurança e confiabilidade certamente garantirá mais vendas e menor abandono de carrinho. A boa notícia é que a tecnologia está evoluindo bastante justamente no sentido de prevenir fraudes e evitar que dados sensíveis sejam interceptados de forma indevida. É aí que surge, por exemplo, o blockchain.

Quer saber como esse sistema pode tornar os pagamentos online do seu e-commerce ainda mais seguros? Então acompanhe o post de hoje para conferir nossas previsões em relação ao futuro dos pagamentos digitais!

O conceito de blockchain 

blockchain veio para transformar de vez a segurança dos pagamentos digitais. Esse é o sistema que está por trás do Bitcoin, tipo de moeda virtual criptografada que vem ganhando fama nos últimos anos por seu caráter totalmente descentralizado, independente de órgãos reguladores para intermediar transferências. Mas como isso é possível?

Chega aí o blockchain, um registro público em código aberto (ou seja, que não é controlado por qualquer indivíduo ou companhia), que funciona como um banco de dados de todas as transações de Bitcoin já realizadas.

infografico

A partir desse armazenamento, o blockchain autentica cada nova transação, sendo capaz de identificar fraudes e gastos duplicados. Agora imagine esse conceito aplicado a qualquer tipo de pagamento digital, ultrapassando o Bitcoin!

O futuro dos pagamentos digitais

Examinando mais de perto esse sistema, é possível compreender melhor as incríveis possibilidades que ele traz para o futuro dos pagamentos digitais. Também quer enxergar tudo isso? Então confira algumas de suas principais características:

Autenticação eficiente

Por meio do blockchain, duas pessoas que não se conhecem podem transferir dinheiro entre si sem a necessidade de ter um banco como intermediário para garantir a legitimidade do pagamento. O próprio sistema usa criptografia avançada e lança mão de uma rede de usuários conectados (chamados de mineradores) para realizar verificações e confirmar se está tudo certo com aquela transação antes de prosseguir. Incrível, não acha?

Tecnologia escalável

Apesar de ter surgido com os Bitcoins, a tecnologia por trás do blockchain não está atrelada a essa ou a qualquer outra moeda digital. Muito pelo contrário, a expectativa do mercado é que a inovação esteja cada vez mais presente em diferentes segmentos e indústrias, revolucionando absolutamente todos os setores que fazem uso dos pagamentos digitais.

A aplicação da tecnologia

O sofisticado nível de autenticação e segurança somado à facilidade de implementação em outros cenários faz do blockchain uma alternativa promissora tanto para os setores públicos como para os privados. Você sabia que muitos países e empresas já estão de olho nessa tecnologia?

Os governos de Honduras e Grécia, por exemplo, pretendem adotar o blockchain para criar novos sistemas de registro de terras, acabando de vez com problemas de fraude em escrituras e com a falta de regulação. Já a NASDAQ, segunda maior bolsa de valores do mundo, também deve implementar em breve um sistema baseado em blockchain para registrar transações entre empresas privadas.

Entusiastas dessa tecnologia acreditam que, no futuro, o blockchain progressivamente substituirá todos os sistemas que regulam contratos entre partes. Isso incluiria, por exemplo, a substituição de cartórios por sistemas de blockchain, que autenticariam documentos de forma automática.

E tudo isso mostra que a tecnologia do blockchain tem tudo para se tornar o futuro dos pagamentos digitais. Caminhando como previsto, os níveis de segurança, que já são altíssimos, ficarão realmente impenetráveis — para a alegria dos consumidores e empreendedores digitais!

Você já conhecia o conceito de blockchain? Como acha que essa tecnologia pode afetar o futuro dos pagamentos digitais? Deixe seu comentário e participe da conversa!

Comentários