Por Thiago Maboni

Em um e-commerce, em que não há contato direto entre vendedores e clientes, saber elaborar uma boa descrição de produtos é fundamental para chamar a atenção dos consumidores e ter mais chances de fechar grandes vendas.

No artigo de hoje vamos oferecer algumas dicas que podem contribuir para otimizar a descrição de produtos em sua loja virtual. Quer saber quais são elas? Dá uma olhada:

1. Utilize a criatividade

Uma das formas mais eficazes de chamar a atenção dos clientes pela descrição de produtos é inovando e usando formas diferentes de apresentá-los. Além disso, com criatividade é possível apresentar de forma diferenciada e única, o que acaba dando uma característica especial à sua loja virtual.

2. Descrição objetiva

Mesmo com criatividade, é importante ser objetivo e apresentar exatamente aquilo que o cliente deseja saber com a sua descrição de produtos. Ainda que seja utilizada uma abordagem diferente para apresentar o item, é preciso se lembrar de expor as características e os principais benefícios que ele proporciona.

Além disso, ao fazer sua descrição de produtos, evite utilizar blocos de texto. Isso torna a leitura cansativa e, como a internet é um meio muito dinâmico, pode acabar fazendo com que o cliente desista e procure outras páginas.

3. Evite utilizar as informações do fabricante

Normalmente as informações publicadas pelos fabricantes são muito técnicas e dizem respeito às características dos produtos. Utilizar esse tipo de descrição de produtos pode acabar tornando o material desinteressante, dependendo do perfil do seu cliente. Portanto, procure saber quais são as preferências dos seus consumidores e utilize uma linguagem condizente com esse público. É possível disponibilizar o link da publicação do fabricante caso deseje fornecer informações mais técnicas – dessa forma sua descrição de produtos fica mais completa.

4. Saiba usar as palavras-chave

Saber utilizar bem as palavras-chave aumenta consideravelmente as suas chances de posicionar melhor a sua loja virtual no ranking dos buscadores. Um ponto que pode auxiliar bastante na elaboração das palavras-chave durante a descrição de produtos é utilizar o nome da marca e/ou o modelo dos produtos – caso sejam conhecidos e muito procurados na internet.

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5. Promova os produtos

É importante ter sempre em mente que, além de descrever as características dos produtos, é a promoção deles que irá ajudar a vendê-los. Portanto, ao selecionar o tipo de informação fornecida, procure elaborar uma descrição de produtos que ajude a promover e a vender os itens para os clientes – uma excelente forma de fazer isso é apresentando os benefícios em vez de informar as características.

Como podemos ver, ações simples são capazes de otimizar a sua descrição de produtos e contribuir para chamar a atenção de seus consumidores, tanto nas buscas na internet, quanto na hora de pesquisar em sua loja virtual. Portanto, se você busca se destacar da concorrência, aposte em uma descrição de produtos exclusiva, bem elaborada e com uma linguagem voltada para o seu público alvo!

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