Por Moip

Conquistar um grande número de acessos em uma loja virtual é essencial para aumentar as vendas. Disso você já sabe, certo? Mas será que sabe também que uma das melhores práticas para alavancar o volume de acessos de um e-commerce é investir no SEO? Assim seu conteúdo fica melhor posicionado nas ferramentas de busca, gerando mais visitas e, consequentemente, aumentando as vendas. Lembrando que SEO nada mais é que um processo que se propõe a conseguir as melhores colocações possíveis na busca orgânica das páginas de resposta dos grande buscadores (como o Google e o Bing). Quer saber como conseguir resultados com essa estratégia? Pois então continue acompanhando nosso artigo de hoje! Confira:

A importância do SEO no e-commerce

A tarefa de realizar SEO em uma loja virtual não é das mais fáceis, mas certamente é uma das mais importantes para a divulgação de um e-commerce. Isso porque, por mais que sua loja possua um bom layout, produtos de qualidade e preços atrativos, nada disso fará efeito se você não alcançar o máximo de consumidores possível. Como está comprovado que o melhor tráfego para um site vem dos acessos vindos da busca orgânica, para garantir que o volume de visitas à sua página seja constante e não dependa dos anúncios e do tráfego pago, o melhor a fazer é investir no SEO do e-commerce.

As melhores práticas de SEO

Para garantir que seu e-commerce fique bem posicionado nas buscas, separamos algumas dicas de SEO que poderão ajudá-lo a conquistar seu lugarzinho ao sol e aumentar suas vendas. Veja só:

Escolha uma boa plataforma

O primeiro passo para garantir que seu e-commerce alcançará o melhor posicionamento nas buscas orgânicas é escolhendo uma plataforma preparada para SEO, ou seja, que permita a customização de URLs, de títulos e descrições dos produtos, além de tantas outras ações. Para ter sucesso no emprego do SEO é preciso garantir que sua loja possui uma estrutura de programação adequada, permitindo o cadastro de seus produtos de forma profissional e sistematizada.

Muitas plataformas de e-commerce não contam com a estrutura necessária para um processo de otimização eficiente, o que impacta negativamente nas vendas. Esse problema é tão grave que algumas lojas virtuais sequer são encontradas pelo Google por conterem problemas sérios de programação. Então pesquise bem antes de escolher sua plataforma, pois uma ferramenta limitada pode atrapalhar as vendas de seu e-commerce.

Pense em URLs amigáveis

Seja para facilitar a navegação do usuário ou mesmo dos robôs de busca, criar uma URL amigável é uma excelente maneira de otimizar o SEO do e-commerce, podendo ser usada, por exemplo, para dar destaque a uma palavra-chave importante. Para quem não sabe, a URL é o endereço de uma página na internet, aquele que fica em destaque no navegador no momento em que o usuário navega pelo site. E uma URL amigável nada mais é que um endereço fácil de entender, cuja leitura deixe claro do que a página em questão se trata.

Redobre os cuidados com os títulos

Como o título de uma página é um de seus principais atributos, atente-se para suas páginas de produto. Assim como a URL, o título dessas páginas deve facilitar o trabalho do usuário, deixando claro o assunto sobre o qual a página trata. Isso sem contar que os mecanismos de busca também valorizam as informações inseridas nesses títulos, sendo, portanto, extremamente importante que neles estejam presentes os nomes do produtos ou até mesmo algumas palavras-chave para seu e-commerce. É importante garantir que o título de sua página não ultrapasse os 70 caracteres, além de usar a tag <h1>, pois essas ações podem ajudá-lo a ter uma posição ainda melhor nas ferramentas de busca.

Dê a devida atenção à descrição dos produtos

A descrição de um produto é muito importante não só para garantir que o consumidor entenda o que está sendo oferecido como porque as ferramentas de busca valorizam essas informações. Mas atenção: muitas lojas virtuais pecam por apenas copiar as informações contidas no site do fabricante! Esse procedimento, na maioria das vezes, leva a uma péssima indexação por não estarem presentes critérios de SEO que possibilitem atingir uma posição de destaque nas páginas de respostas dos buscadores. Sendo assim, sempre crie conteúdo exclusivo e relevante para seu usuário inclusive na descrição de cada um dos produtos da loja.

E não se esqueça de fazer bom uso das palavras-chave! Com isso você garante o bom posicionamento das páginas de seus produtos nas buscas, evitando ser penalizado por conter conteúdo duplicado, idêntico ao de outras páginas pela internet.

Faça bom uso das categorias

Muitos pensam que as categorias de um e-commerce servem apenas organizar uma loja virtual e ajudar na segmentação de produtos, mas elas também ajudam no SEO da loja virtual, principalmente quando há o uso de palavras-chave importante na nomeação dessas categorias. Lembre-se, afinal, de que as categorias aparecerão não só na URL da página, mas também em vários outros locais, influenciando bastante na forma em que os motores de busca enxergam sua página.

Crie um blog

Um blog pode ser uma excelente ferramenta para ajudar no SEO do e-commerce, pois com ele você pode criar conteúdo relevante para seus usuários, ajudando a tirar dúvidas e até mesmo influenciando suas compras. Esse blog pode estar associado à sua marca de forma que, sempre que citar algum produto específico, possa direcionar o usuário para um produto, aproveitando o tráfego gerado pelo conteúdo para levar à sua loja virtual, aumentando as vendas.

Acompanhe de perto os resultados

Vale também ressaltar que a estratégia de SEO do e-commerce precisa de manutenção e monitoramento constantes, a fim de garantir a conquista dos resultados esperados. Como a busca por boa indexação é feroz, se ninguém ficar de olho, sua loja pode facilmente cair. Por isso, é necessário que seu trabalho de SEO seja continuamente aprimorado, de preferência por quem faz a administração da loja virtual.

Certamente, otimizar seu e-commerce para garantir que ele fique bem posicionado nas buscas não é tarefa fácil, mas seguindo todas essas dicas você estará no caminho certo para garantir o sucesso nas vendas!

Agora que você já sabe da importância do SEO para o e-commerce e conhece as melhores práticas que podem ser aplicadas em sua loja virtual, é hora de conhecer também quais são os 4 erros do SEO do e-commerce que prejudicam sua loja virtual!

Comentários