Por Amauri Moura

Um dos grandes motivos de desistências do carrinho de compras nas lojas virtuais está ligado ao acréscimo do valor da entrega, calculado no fechamento da compra. E isso só mostra que, por mais que os e-commerces possam contar com bons parceiros de transporte, esse valor ainda é um ponto fraco. Exatamente por isso pensamos em criar o artigo de hoje, explicando como a opção “retirar na loja” pode ajudá-lo a reduzir pelo menos uma parcela desses índices de desistências. Confira:

Por que o valor do frete gera desistências?

Infelizmente, grande parte das lojas virtuais não consegue oferecer a gratuidade do frete para todas as regiões do país ou mesmo para todas as categorias de produtos que comercializa. E como o valor relativo à entrega normalmente só é acrescido ao final do processo de compra, quando o cliente já adicionou todos os produtos que pretende adquirir ao carrinho e clicou no ícone para fazer o cálculo e finalizar a compra, é impossível prever quanto essa conta daria até tal ponto. E é esse acréscimo do valor, em muitos casos, que faz com que os consumidores acabem abandonando o carrinho e desistindo da compra como um todo.

Como a opção “retirar na loja” pode ajudar?

Oferecer a opção “retirar na loja” juntamente com a opção de cálculo de frete pode fazer com que os clientes de uma região próxima optem por não pagar pela entrega e fazer a retirada por si mesmos, garantindo assim a conclusão da compra. Ou seja, ao implementar a retirada como alternativa à entrega, pelo menos uma parte das desistências — referente aos clientes situados em localidades próximas ou que possam passar por ali sem maiores transtornos — poderá ser convertida em venda, consequentemente aumentando seu faturamento. Ainda que não seja uma solução definitiva para o problema da desistência do carrinho de compras, essa medida pode ajudar a reduzir os índices e aumentar as receitas.

Como oferecer essa alternativa no site?

Primeiramente, é preciso que exista uma loja ou um espaço físico disponível para que a opção “retirar na loja” possa ser implementada no seu e-commerce. Feito isso, uma excelente forma de acionar essa opção durante o processo de compras é antes mesmo de o cliente informar os dados de entrega. Dessa forma, sem nem mesmo ter sido direcionado para a finalização da compra e passado pelo processo de selecionar a forma de frete e o respectivo endereço para a entrega, o cliente já deixa marcada a opção “retirar na loja”. Ao reduzir o tempo total da transação, a experiência de compra também passa a ser melhor.

Caso você possua lojas físicas espalhadas em diversas regiões, é possível oferecer a opção “encontre uma loja”, baseada na proximidade com o número do CEP do cliente, juntamente com a opção de retirada. Nesse caso, o alcance de clientes é ainda maior!

Viu como, além de aumentar as vendas por meio da redução dos índices de desistências, ainda é possível alavancá-las também por meio do aumento da satisfação dos consumidores com o site? E já imaginou como isso trará mais indicações de novos clientes? Então comente aqui e nos conte se já sabia da importância de oferecer a opção “retirar na loja”. Compartilhe suas opiniões conosco e participe da conversa!

Comentários

  • gostei muito da ideia k voces ofereceram se fosse possivel voces entra em contato com eu seria melhor ainda 07488170714 para mas detalhe

  • fatima Paula

    Eu não sabia desta opção e tenho uma loja fisica de sou consultora digital Natura