Por Regiane Monteiro

Já falamos em outras oportunidades sobre as vantagens de se investir em um marketplace próprio e facilitar a livre oferta de produtos a preços extremamente competitivos. Mas antes de tudo, é preciso avaliar como será o processo de pagamento e recebimento de valores transacionados nesse ambiente.

Pensando em facilitar a rotina do marketplace, sellers e compradores, vale a pena considerar a automatização desse processo, através do split de pagamento para marketplace, uma funcionalidade presente em boa parte das soluções de pagamento do mercado.

Split payment é uma funcionalidade da solução de pagamento para marketplace que permite ao consumidor realizar um único pagamento, diante da compra de produtos de diferentes vendedores. Depois realiza a divisão desse valor, conforme o preço de cada.

O split de pagamento para marketplace funciona assim: o comprador realiza a compra na loja de um ou mais lojistas presentes no marketplace. Diante da autorização do pagamento pela administradora do cartão de crédito ou banco, o split de pagamento para marketplace fará a divisão dos valores de acordo com a regra determinada pelo marketplace, no momento da contratação do serviço.

O marketplace recolhe seu percentual por venda finalizada e repassa o valor excedente ao lojista. Cabe ao marketplace definir de quem será cobrado o frete pelo envio do produto ao comprador, se do percentual dele ou do lojista.

A indicação é de que o marketplace assuma esse percentual sempre, a fim de atrair, cada vez mais, uma base maior (e já mencionamos anteriormente a importância dessa base). A divisão de valor é automática e os lançamentos são realizado por meio do split de pagamento para marketplace, sem intervenção manual, reduzindo assim as possibilidades de erro.

Viu como tudo é feito para evitar ao máximo preocupações e oferecer credibilidade, já que esse processo garante a segurança não só de quem está comprando, mas também de quem está vendendo?

Quer receber conteúdos exclusivos sobre marketplaces?



Moip para marketplaces

Muita gente se pergunta o que é Moip e o que nós fazemos. Então, antes mesmo, de apresentar a nossa ferramenta voltada a marketplaces, vamos explicar o que fazemos.

O Moip é uma solução de pagamentos para e-commerces, marketplaces e assinaturas que realizam cobranças recorrentes. Se a gente monta um marketplace? Não! =)

Somos apenas a plataforma de pagamentos mais completa do mercado que propõe funcionalidades capazes de otimizar a rotina do seu negócio, mas podemos indicar alguns parceiros que criam o layout e desenvolvem o marketplace.

Com a ferramenta Moip para marketplaces (Moip split payment ou split de pagamento Moip) é possível facilitar transações entre compradores e vendedores, cobrar por isso e ter todo o controle, de maneira fácil para você e para os usuários do seu serviço.

Benefícios para o seu marketplace com o Split Payment Moip

split de pagamento

Qual a experiência que o marketplace quer oferecer para seu vendedor?

Conta Moip clássica:

Quando a conta do vendedor é criada pela API de cadastro, o Moip envia automaticamente uma mensagem para que ele crie sua senha. Nesse modelo, o vendedor faz todo o controle financeiro através da página Moip. Todas as dúvidas relacionadas ao pagamento são de responsabilidade do Moip.

Conta Moip transparente:

O vendedor faz todo o controle financeiro através do ambiente do marketplace que, por sua vez, deverá desenvolver uma interface dentro da sua plataforma espelhando as informações da Conta Moip em seu ambiente. Ele também é responsável por toda a comunicação e dúvidas relacionadas ao pagamento, pois nesse modelo, o Moip só tem relacionamento direto com o marketplace, e o próprio marketplace escolhe quem paga a tarifa.

Relatórios e conciliação financeira no marketplace:

Muito mais flexibilidade e facilidade para extrair relatórios e realizar gerenciamento de fluxo de caixa, através de um dashboard intuitivo que fica na Conta Moip.

Bom, é isso! A expectativa é que esse conteúdo tenha ajudado a você a entender o que é o Moip e a tomar a melhor de decisão quanto a solução ideal que oferece split de pagamento para marketplace. Convencido? Vamos investir em um marketplace? Conte conosco!

Se quiser agendar sua consultoria com o nosso time de marketplace, clique nesse link para podermos entrar em contato com você. Será um prazer para nós te ajudar a bombar o seu marketplace.

Comentários

  • Interesantíssimo o artigo.
    Não conhecia a possibilidade de uma “Conta Moip transparente” mas apenas o “Checkout Transparente”.
    Nos trás possibilidades infinitas, esta ferramenta.

    • laercionicolau

      Estamos evoluindo sempre para deixar sua vida e suas vendas ainda mais práticas, Deivid! 😀
      Obrigado pelo comentário!

  • Romulo

    O split de pagamento pode ser processado depois de um tempo definido ou somente no ato da operação transacional da compra? Pergunto pois em alguns marketplaces existe a necessidade de segurar o valor em dinheiro até o comprador receber o produto e garantir que está tudo ok. Somente depois que o comprador confirmar que tudo está ok que o dinheiro é liberado ao vendedor/lojista. É possível fazer esse fluxo de forma automatica com o Moip para marketplace?

  • Só falta uma documentação mais detalhada de como fazer a integração do Moip split payment ao Woocommerce. Pelo que percebi, a documentação é mais voltada para o Magento. Mas o Woocommerce também é muito usado, já que existem vários templates e plugins que integram com o Paypal.