Por laercionicolau

Está difícil encontrar o mix de produtos certo para seu e-commerce? Essa é mesmo uma das primeiras dificuldades que todo empreendedor online encontra. Afinal, acertar em cheio na escolha dos produtos que serão vendidos na sua loja online é como iniciar o negócio com o pé direito, aumentando as oportunidades de venda.

O problema (e ao mesmo tempo a solução) é que não existe uma fórmula pronta para selecionar os produtos que farão parte do seu mix. E como liberdade demais pode acabar te confundido, resolvemos trazer para o post de hoje algumas sugestões de ação que certamente facilitarão na hora de encontrar o conjunto de mercadorias ideal para vender no seu e-commerce! Então acompanhe:

Foque em apenas uma categoria de produto

É até tentador querer ter um e-commerce como a Amazon, com uma gigantesca variedade de produtos à venda. Entretanto, para quem ainda está começando, vale adiantar que isso exigiria um investimento inicial enorme, bem como a seleção de vários fornecedores e uma infraestrutura absurda para armazenar todos os produtos. Por essas e outras, o melhor é ser modesto e começar com apenas uma categoria de produtos e suas diferentes versões. Assim, se você vende camisetas, pode diversificar seu mix de produtos de várias formas: masculinas, femininas e infantis, com memes, com frases ou com personagens de quadrinhos, lisas ou estampadas e assim por diante.

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Torne-se especialista no seu nicho de mercado

Seja mestre naquilo que vende! A ideia de escolher um mix de produtos para seu e-commerce se baseia no fortalecimento da marca, mostrando para o público que você é especialista em determinado segmento. Pense bem: quando há muita variedade de produtos, a marca acaba se confundindo com muitas outras. Entretanto, quando você é referência na venda de um mix de produtos exclusivo, fica bem mais fácil atrair a atenção de potenciais compradores. Então construa sua marca em torno desse mix, fazendo com que as pessoas sempre conectem tais produtos com seu e-commerce. Continuando com nosso exemplo do tópico anterior,quando alguém mencionar camisetas, o seu e-commerce tem que ser o primeiro que vier na mente das pessoas. Esse tópico está totalmente associado às estratégias de Marketing Digital. Se você deseja aprender técnicas de Marketing Digital eficientes, baixe o nosso e-book gratuito clicando no banner abaixo!

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Seja consistente na escolha das mercadorias

Seu mix de produtos deve refletir a alma do seu e-commerce, carregando um pouquinho de seus valores, suas crenças e sua identidade. Um e-commerce que vende, ao mesmo tempo, produtos para alimentação saudável e artigos de limpeza provavelmente terá uma dificuldade bem grande de se consolidar no mercado, por exemplo. O melhor é estar sempre dentro do mesmo segmento e, quando seu e-commerce estiver consolidado no mercado, ir agregando outros produtos ao mix, desde que tenham a ver com sua linha principal. Nesse sentido, quem vende produtos para alimentação saudável pode passar a vender também suplementos alimentares autorizados, roupas de ginástica e equipamentos para a prática de exercícios, sempre mantendo o alinhamento estratégico e a identidade do negócio.

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Acompanhe o desempenho de suas vendas

Mesmo que você escolha um mix de produtos bastante competitivo, com as mudanças no comportamento dos clientes pode ser que, ao longo do tempo, o desempenho de suas vendas caia. Nesse caso, nada de ficar parado! Vá em busca de novos produtos para diversificar seu mix e aumentar sua capacidade de atração e retenção de novos consumidores. Mas para saber se é mesmo hora de diversificar, você precisa acompanhar o desempenho das vendas, concorda? Por isso é que precisa ficar de olho em suas metas de vendas, no faturamento, no ticket médio, no volume de visitas ao site e no número de conversões, entre outros indicadores relevantes para todo e-commerce de sucesso.

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A verdade é que escolher o mix de produtos para um e-commerce é sempre um grande desafio. Por isso, não pare por aqui! No nosso blog temos outros conteúdos que podem ajudá-lo a acertar em cheio na sua escolha! Que tal começar analisando o e-commerce de nicho?

 

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