Por Leonardo Ramos

Se você trabalha com vendas online, provavelmente deve conhecer o Magento. Essa plataforma para e-commerces é uma das mais robustas encontradas no mercado e o número de usuários no Brasil, e no mundo, tem crescido com uma velocidade impressionante.

O Magento é uma plataforma que surgiu de uma comunidade online que operava mundialmente. No Brasil, as operações comerciais são recentes, mas a estrutura da empresa já é bem sólida no território nacional.

Com a consolidação comercial do Magento no Brasil, a relação dos lojistas brasileiros com a plataforma fica muito mais fluída, e a usabilidade da plataforma cresce gradativamente, suportando mais de 200.000 negócios digitais atualmente.

Em 2015, a empresa liberou uma nova versão do seu produto: o Magento 2. A nova versão do módulo conta com vários novos plugins Magento, além de vantagens na performance e na interface, em relação à sua versão anterior.

Nesse post, eu vou te apresentar alguns plugins para Magento que podem bombar o seu negócio no ano de 2017. Para facilitar para você, eu separei o conteúdo desse texto em 5 partes:

Em cada uma dessas partes, eu citei os plugins Magento que você precisa instalar para atingir a alta performance em cada uma das áreas. Assim, você pode ler de uma vez ou ir direto ao tópico que mais te interessar.

Então vamos lá?

Receba dicas de como vender mais no seu e-commerce!



Plugins que vão bombar as suas vendas:

Trabalhar com e-commerces é uma coisa, agora efetuar vendas, lucrar e melhorar o serviço oferecido são etapas muito mais complexas.

Desde que vendas são vendas, convencer um cliente que o seu produto é realmente bom ou que o preço dele vale a pena ser pago sempre foi algo um tanto complexo. Hoje em dia, essa complexidade acaba sendo maior graças ao poder que a internet deu aos consumidores.

Uma simples busca no Google pode ser considerada como um dos primeiros passos que um comprador (ou possível cliente) dá em sua jornada de compra.

Sabendo disso, é extremamente favorável que, quando alguém pesquisar sobre um determinado produto no Google, o seu site esteja em destaque. É isso que o Google Shopping faz. Ele é um produto pay per click do Google (mídia paga) que posiciona o seu site em uma “aba” que vem antes dos anúncios ou dos resultados orgânicos de busca.

Por exemplo. Se você buscar pela palavra “camisetas” no Google, os primeiros resultados serão do Google Shopping, como visto na imagem abaixo.

plugin magento

No Magento, há plugins que possibilitam o gerenciamento de produtos no Google Shopping. Abaixo, coloquei dois plugins Magento interessantes para você dar uma olhada:

Google Shopping Feed:

Para os seus produtos aparecerem bem no topo, é preciso que você exporte todos eles da loja para a sua conta do Google Shopping, que é controlada dentro do Google Adwords. A partir disso você já pode iniciar a sua campanha. Mas não é tão fácil assim fazer isso, porque você precisa exportar todos esse produtos manualmente.

O plugin Magento Google Shopping Feed veio para facilitar a sua vida. Esse plugin exporta todos os seus produtos para a sua conta no Google Shopping automaticamente. Com esse plugin Magento, você pode exportar da loja no Magento de uma vez ou programar quando quiser que o upload de um produto seja feito no Google Shopping.

Além disso, ele também permite que você escolha quais produtos irão para o Google Shopping. Assim, você pode selecionar os seus top produtos e investir em uma campanha especial para eles no Google Shopping.

O preço do plugin para Magento Google Shopping Feed é de 30 euros.

Google Shopping Feed Generator:

Esse aqui é semelhante ao plugin que eu mencionei anteriormente. Ele também faz a exportação dos seus produtos para o Google Shopping de maneira automática, mas conta com uma funcionalidade a mais.

Com o Google Shopping Feed Generator, você pode adicionar os seus produtos com base em alguns critérios específicos, como o tipo do produto, a visibilidade e a categoria. Com ele, você também pode gerar arquivos pelo Google XML, criando seus sitemaps.

Por oferecer esse gerenciamento de sitemaps, o preço desse plugin Magento é um pouco mais alto, sendo de 49 euros.

Magento Daily Deals:

Se tem uma estratégia que sempre funciona quando o assunto é o aumento das vendas são as ofertas. Se você pensar como um cliente, não há nada mais atrativo do que ver um produto com uma oferta interessante.

Agora imagine se essa oferta tivesse um tempo limitado. Com certeza a atratividade seria muito maior, e eu te explico o porquê.

No mundo das vendas, existe um gatilho mental poderoso que é o da urgência. Esse gatilho é muito efetivo porque uma das piores sensações para o ser humano é a impossibilidade de escolher. Então, depois que o prazo acaba, o que resta é o arrependimento por não ter aproveitado aquela oferta tentadora.

O plugin Magento Daily Deals trabalha com o princípio do gatilho mental de urgência. Esse plugin cria um cronômetro interativo que mostra para o cliente quanto tempo a oferta de um produto ainda está de pé, motivando eles a comprá-lo. Abaixo, há um exemplo mostrando como ele funciona.

plugin magento

O legal desse plugin é a liberdade de customização que ele proporciona. Você pode estipular o tempo de oferta que quiser, posicionar a sidebar do produto onde preferir e ainda alterar as cores do seu background. O preço desse plugin é de 39 euros.

Plugins que vão fazer o seu Marketing decolar:

Marketing… não há um negócio sequer que consiga durar muito tempo sem uma estratégia de marketing bem elaborada.

No varejo online, o papel do marketing pode ser definido em três verbos: encontrar, comprar e retornar. Basicamente, você quer que os seus clientes encontrem o seu negócio, comprem os seus produtos e, um outro dia, retornem para o seu site para comprarem novamente.

Parece simples, mas cada etapa desses 3 verbos exige atenções especiais. E como estamos falando de plugins Magento, eu listei 2 deles que vão ajudar o seu marketing a decolar alto.

plugin magento

Simple Blog:

Se você já ouviu falar sobre SEO (Search Engine Optimization) você deve imaginar o quanto ter um blog do seu negócio é importante. Mas se você não sabe o que é SEO, eu vou te dar uma breve explicação. (Afinal, SEO é algo bem complexo que merece um post só para isso. Temos uma palestra online que ensina SEO, caso te interesse).

Search Engine Optimization (Otimização dos Mecanismos de Busca) são um conjunto de técnicas que você aplica no conteúdo, no off page e no código de um site para torná-lo amigável para os mecanismos de busca, como o Google.

Ou seja, quanto mais amigável o seu site for para o Google, mais fácil você será encontrado pelas pessoas, já que o Google posiciona os melhores sites em primeiro lugar.

Agora que você entendeu o que é SEO, vou retornar a questão do blog. O uso de um blog permite que você trabalhe conteúdos relacionados aos produtos que você vende no seu site.

Então se você vende camisetas e cria um conteúdo em um blog listando, por exemplo, as melhores tendências da moda para 2017, fica muito mais fácil para convencer alguém a comprar o seu produto ou direcioná-lo para o seu site. Além disso, o uso do blog é muito positivo para os mecanismos de busca, favorecendo o ranqueamento orgânico dos seus sites.

Por isso que grandes empresas utilizam blogs como uma estratégia para serem encontradas pelas pessoas, e os resultados desses investimentos são comprovados.

O plugin Magento Simple Blog é, sem dúvidas, uma das melhores extensões de blog do Magento. Com a instalação desse plugin, você pode publicar textos anunciando as novidades do seu negócio ou educar o seu público por meio de conteúdos interessantes, que se relacionam com aquilo que você vende.

Com esse plugin Magento, você tem o controle de todas as publicações no seu blog e do gerenciamento das categorias que o conteúdo se encaixa. Esse plugin é open source, e sua instalação e usabilidade são bem fáceis de trabalhar. Seu preço na loja é de 29 euros.

Receba as novidades mais quentes do nosso blog!



Clever Adwords:

Anúncios pagos (pay-per-click) são, em resumo, aqueles famosos anúncios de produtos que aparecem no Google. Esses anúncios também se enquadram na categoria de ser encontrado, então fazem parte da primeira etapa da jornada de um cliente até a sua decisão de compra.

Se forem bem utilizados, os anúncios pagos no Google Adwords podem trazer resultados de vendas impressionantes, e o Retorno sobre Investimento (ROI)  desse canal é bem fácil de mensurar.

A parte mais desafiadora de uma campanha de anúncios pagos no Google Adwords é setar todos os processos. Com o plugin Magento Clever Adwords, você não precisa gastar tempo criando e fazendo o upload de suas campanhas.

Em apenas 5 passos, você consegue configurar todo o plugin para que suas campanhas sejam automaticamente adicionadas ao Google Adwords.

Esse plugin Magento cria os textos dos anúncios e as imagens para você, tudo de maneira automática. O Clever Adwords analisa o seu site no Magento e cria campanhas únicas baseadas nos seus produtos.

Para iniciar com o Clever Adwords, basta criar uma conta no Google Adwords, instalar e configurar o plugin Magento, e esperar 48 horas para que o Google Adwords analise e processe a sua campanha.

Por ser pay-per-click (pague por clique), esse plugin não tem custo de instalação. A cobrança é feita pelo Google Adwords e gira em torno da quantidade de cliques que o seu anúncio está gerando.

Mail Up:

Os dois últimos plugins Magento que eu mencionei acima auxiliam as pessoas a encontrarem o seu negócio. Mas uma vez eu li uma frase ( a qual desconheço o seu autor) que diz que precisamos “fazer um cliente, e não uma venda.”

No fundo, essa frase nos mostra que não basta encontrar o cliente. Precisamos criar um certo relacionamento com eles, de modo que um dia comprem novamente.

Atualmente, a melhor maneira de manter um relacionamento com os seus cliente é por meio de newsletters, ou seja, e-mails que comuniquem as novidades do seu negócio, aumentando o engajamento do seu público.

Mas fazer tudo isso manualmente é praticamente impossível, a não ser que você tenha uma equipe na sua empresa que cuide somente dessa função.

A solução mais barata é investir em um plugin para Magento que cuida da automação desses e-mails. O plugin Magento Mail Up permite que você crie campanhas de e-mail marketing, gerenciando as mensagens automaticamente.

Com essa extensão gratuita, você pode facilmente segmentar seu público e enviar e-mails automáticos, fortalecendo o relacionamento com o seu cliente.

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!



O Plugin Magento que vai otimizar os pagamentos e aumentar as suas taxas de conversão:

Geralmente, quando eu pesquiso sobre vendas e converso com alguns lojistas, fica claro que a solução de pagamentos integrada em qualquer loja virtual desempenha um papel muito importante.

Não sei se você sabe, mas existe um termo chamado CRO (Conversion Rate Optimization), ou Otimização das Taxas de Conversão.

O CRO é um conjunto de técnicas que você aplica no seu site para otimizar as taxas de conversão. E o meio de pagamento online que você escolhe tem tudo a ver com o CRO.

Em um outro texto que eu escrevi, apontei como o recebimento de pagamentos online influencia nas suas vendas, caso você queira entender melhor essa relação do meio de pagamento com o aumento das suas conversões.

Eu li uma pesquisa feita pela Econsultancy que me surpreendeu. Eles estavam conduzindo um estudo sobre o fenômeno do abandono de carrinho, que tanto prejudica os lojistas. A pesquisa concluiu que 44% das pessoas abandonam o carrinho porque o processo de checkout era muito complexo e demorado.

E como o pagamento se encaixa na última etapa do processo de compra de um cliente, vale a pena dar uma atenção especial para essa parte.

Mas sem mais delongas, vou te apresentar o Módulo Magento que vai otimizar os processos de pagamentos do seu site, e ainda garantir um aumento de 30% nas suas taxas de conversão.

Módulo Magento Moip:

Esse novo Módulo Magento do Moip tem sido a escolha de milhares de clientes, como a E-commerce Brasil e a iMasters, devido à sua fácil integração. Esse módulo Magento do Moip pode ser integrado em minutos na sua loja virtual, além de ser completamente customizável.

Ele aceita todos os meios de pagamento no seu site, como cartão de crédito, transferência bancária, boleto e parcelamento na vitrine.

Como eu disse anteriormente sobre a experiência do seu cliente, no momento de checkout, esse módulo Magento do Moip foi pensado exclusivamente para melhorar as suas taxas de conversão em todos os seus canais de venda, graças ao seu design altamente responsivo.

O mais legal desse módulo e o seu grande diferencial em relação aos concorrentes são as suas features 100% gratuitas. Abaixo, listei essas features para você conferir:

  • Plugin que mais converte
  • Instalação e suporte técnico gratuitos
  • Checkout transparente
  • Status automático de retorno de transação
  • Ferramentas de recuperação de compra cancelada
  • Compra com 1 clique
  • Parcelamento direto na vitrine
  • Checkout altamente personalizável
  • Versão mobile com altas taxas de conversão

Além disso, esse plugin Magento chama atenção por ser o único módulo que não transaciona dados de cartão via POST. Todo o processo é homologado pela própria PCI, e segue todos os padrões máximos de segurança.

Se você quiser agendar uma demonstração 100% gratuita, sem compromissos e de apenas 15 minutos, clique no banner abaixo. Esse plugin Magento do Moip pode te surpreender. plugin magento-cta

Plugins que vão tornar a experiência do seu cliente encantadora:

A fórmula é simples: clientes satisfeitos = diminuição do churn = aumento de receita. Tudo bem, a fórmula pode ser simples, mas aplicá-la na prática pode ser um pouco mais complexo.

Para começar, é legal pensarmos como um cliente. Quando visitamos um site, nós queremos que ele forneça uma navegação amigável, que seja bem simples. Ninguém merece navegar em um site em que seja difícil encontrar algo ou que seja confuso demais.

Sobre isso, selecionei um plugin Magento que otimiza as buscas feitas no seu site: o Ajax Filter and Cart.

Ajax Filter and Cart:

A grande maioria dos sites atuais de grandes marcas, utilizam o Ajax. Com esse plugin Magento, as páginas de produto do seu site não demoram para serem recarregadas, ficando muito mais rápidas.

Basicamente, o plugin Magento Ajax Filter and Cart impede o recarregamento de páginas, e, por isso, auxilia na experiência do cliente que está navegando em seu site. Esse plugin gratuito é open-source e muito fácil de instalar e customizar.

Quick Ajax Search:

Essa é uma ferramenta que otimiza as buscas feitas no seu site. Com a instalação do Quick Ajax Search, são adicionadas às buscas dos seus clientes sugestões e complementos de palavras automáticos.

Com ele, você também pode customizar a janela para os resultados sugeridos a fim de melhorar o número de cliques. O preço desse plugin Magento é de 49 euros.

Plugins Magento que vão otimizar sua performance nas Redes Sociais:

As redes sociais, como o Facebook ou o Instagram são como uma vitrine para a sua loja virtual. No B2C, ou seja, em negócios voltados à atender os consumidores e não empresas, as imagens de produtos que são divulgadas nas redes sociais geram um alto impacto nas pessoas.

Foi estimado que praticamente dois terços do conteúdo divulgado nas redes sociais consistem em imagens. Então fica claro: em redes sociais, a comunicação visual é quem manda. Portanto, cuidar da qualidade das imagens divulgadas nas redes sociais é essencial.

Se, como eu falei acima, os pagamentos são o estágio final da compra, as redes sociais se encaixam na primeira etapa, com as divulgações dos produtos. Por isso, trabalhar boas imagens e investir nas divulgações dos produtos são tarefas imprescindíveis para qualquer negócio digital.

A seguir, eu separei dois plugins Magento que vão te ajudar a melhorar a performance do seu negócio nas redes sociais.

Image Optimizer:

O plugin Magento Image Optimizer é gratuito. A função dele é reduzir o tamanho dos seus arquivos de imagens enquanto mantém a qualidade delas. Com isso, ele aumenta a velocidade do carregamento do seu site, melhorando a experiência de navegação do seu cliente.

E esse aumento de velocidade de carregamento da página é um fator que os mecanismos de busca, como o Google, consideram como relevantes para qualificar um bom site. Logo, isso também pode ajudar no SEO do seu site.

Esse plugin Magento é de fácil instalação e uso. Com ele, você pode otimizar as suas imagens com apenas um clique. E o melhor: é gratuito.

All in One Banner Pro:

All in One Banner Pro é um plugin Magento gratuito que permite você gerenciar múltiplos banners ao mesmo tempo. Esse plugin oferece 26 modelos de banners diferentes para você escolher e testar.

Você pode criar esses banners e divulgá-los nas redes sociais como quiser. A feature do All in One Banner Pro é amigável aos usuários, e sua instalação também é bem fácil de ser feita.

Que plataforma completa, não?

Bom… se você chegou até aqui, deve ter percebido o quanto a plataforma Magento é aberta à possibilidades incríveis de customização e melhorias de performance. Não é à toa que muitos lojistas virtuais têm optado por essa plataforma tão robusta e completa, que vêm conquistando o mercado brasileiro.

Nesse post, eu mencionei 11 plugins Magento que irão bombar em 2017, mas a lista é muito maior. Eu separei alguns que, com certeza, vão te ajudar a aumentar o seu faturamento e melhorar a performance do seu negócio.

Se você gostou desse post e achou que ele te ajudou, deixe um comentário e compartilhe com as pessoas que possam se interessar.  E se você não não gostou, também deixe o seu feedback. Assim, consigo garantir uma melhora constante nos conteúdos.

Espero ter te ajudado!

Comentários