Por William Franklin

Nos dias de hoje, muitos consumidores abrem mão de namorar vitrines ao vivo pelos corredores dos superlotados shoppings para ficarem mais em casa e realizarem suas compras e pesquisas no conforto de seus sofás, tudo pelo computador. E por essa tendência se mostrar cada vez mais presente é que as lojas online precisam urgentemente contar com uma estratégia de marketing digital realmente eficaz, demarcando território nas principais redes sociais, produzindo conteúdo relevante, aplicando técnicas de SEO e assim por diante.

Não sabe por onde começar? Fique de olho nas dicas que separamos para você ter sucesso de primeira nessa empreitada! Acompanhe:

Alimente seu blog com conteúdo de qualidade

No universo do marketing digital e do Inbound Marketing, ter um blog é simplesmente indispensável. E por mais que essa seja uma excelente ferramenta de conversão de visitantes em leads, o blog vai muito além. Alimentá-lo com conteúdo de qualidade não só posiciona sua marca como referência e ajuda o público a solucionar dúvidas, como gera muito mais oportunidades de negócio.

Ter um e-commerce
Mas atenção: é preciso investir na produção de conteúdo realmente bom para alcançar resultados no marketing para e-commerce.

Otimize suas páginas com SEO

Tanto para o blog como para suas páginas de produto, é importante aplicar pelo menos as técnicas básicas de SEO. O Search Engine Optimization é um conjunto de ações pensadas para posicionar bem sua página nos resultados das buscas do Google.

SEOFonte: Qblog

Comece usando sua principal palavra-chave nos títulos, ao longo das descrições dos produtos e até nos textos alt das imagens. Lembrando que a palavra-chave é o termo mais importante da página. Assim, se você vende luminária, é exatamente esse seu termo-chave.

Procure manter contato pelas mídias sociais

O relacionamento é uma parte importantíssima do marketing digital. E por mais que o blog até seja um bom canal para construir esse relacionamento, não é igual às redes sociais! Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, por exemplo, são canais de comunicação bem dinâmicos, que permitem que o usuário se sinta próximo da marca, interagindo com ela sempre que desejar.

 

Relacionamento redes sociaisideiademarketing

Esse relacionamento não só atrai mais seguidores como gera mais vendas e cria verdadeiros defensores da marca.

Aposte no e-mail marketing

Por mais que muitos tenham profetizado que o e-mail estava com seus dias contados, a verdade é que essa ferramenta ainda é uma das maiores aliadas do marketing digital nos dias de hoje. O e-mail não só é mais um recurso facilitador de relacionamentos como é excelente para divulgar promoções e ofertas! Com ele é possível criar diferentes listas de contatos, de acordo com o estágio dos visitantes, e enviar conteúdos diferenciados. É por esse motivo que o e-mail marketing pode ajudar a turbinar o seu e-commerce!

e-mail marketing

Você pode, por exemplo, criar ações específicas para datas comemorativas — como Natal, Páscoa, Dia das Mães e por aí vai — e enviar newsletters com conteúdos e ofertas especialmente voltados para essas datas. Pense bem: se um usuário voluntariamente deu seu e-mail para receber conteúdo da sua marca, aí está uma oportunidade de ouro, invista no marketing para e-commerce!

Passe segurança para os usuários

Mas atenção: nem mesmo uma ótima estratégia de marketing digital funciona se sua loja virtual não gera a devida confiança nos visitantes. Se os usuários se identificam com seu e-commerce, as chances de conversão aumentam significativamente.

segurança no e-commerceFonte: Profissionaldeecommerce

Nesse sentido, o primeiro passo é contar com um bom layout, organizado e simples, que ajude os visitantes a terem boas experiências quando em contato com a loja. Crie boas descrições para os produtos, que tirem as dúvidas dos possíveis consumidores e apresentem seus principais benefícios, invista em fotos de qualidade para demonstrar bem o produto e deixe sua loja sempre organizada! Esses são passos importantes no marketing para e-commerce.

De fato, o marketing para e-commerce pode trazer inúmeros benefícios tanto para os empreendedores como para os próprios clientes, não só criando um relacionamento valioso com os visitantes como também acelerando a conversão e transformando rapidamente meros contatos em consumidores fiéis da sua loja! Não parece ótimo?

Se quer aprender cada vez mais sobre o universo das lojas virtuais, continue acompanhando as novidades no Blog do Moip! Confira também o nosso E-Book que irá ensiná-lo como definir estratégias inteligentes de Marketing para o seu e-commerce!

marketing-digital-para-empreendedores-cta

Comentários