Por Amauri Moura

Depois de uma Páscoa que apresentou queda histórica em termos de vendas no país inteiro, comerciantes se voltam para a segunda data mais lucrativa do ano (perdendo apenas para o Natal): o Dia das Mães. E o e-commerce espera lucrar bastante oferecendo presentes para mamães de todas as idades. No entanto, faltando relativamente pouco tempo para o segundo domingo de maio, quem quiser não só atrair como reter os clientes precisará de muita estratégia e, claro, criatividade para aumentar o ticket médio dos consumidores em plena crise. Confira agora algumas dicas que farão com que seu e-commerce lucre mais com esse dia tão especial:

Layout temático para site e e-mail marketing

Design em tons de rosa e vermelho, botões call to action atraentes, vídeos virais, seções com sugestões de produtos para os mais variados perfis de mães, e-mail marketing com promoções relâmpago e hotsites: tratando-se de sites e e-mail marketing para o Dia das Mães, as únicas regras envolvem ter bom gosto e, claro, priorizar a usabilidade e a experiência do usuário.

Promoções variadas

Promoções são absolutamente indispensáveis, ainda mais quando estimulam o consumidor a inserir mais de um produto no carrinho. E a maior vantagem do Dia das Mães é que essa data envolve diversos segmentos do e-commerce, abrindo uma enorme janela de possibilidades. Lembre-se, no entanto, de que se a intenção for usar as redes sociais na divulgação de concursos e sorteios, é preciso não só se atentar às recomendações da plataforma como ficar atento ao regulamento da Caixa Econômica Federal para a distribuição de prêmios gratuitos.

Kits temáticos com produtos relacionados

Na correria do dia a dia, às vezes não dispomos de tempo suficiente nem para passar um tempo com nossas queridas mães, quanto mais escolher aquele presente que, certamente, as agradará sem sombra de dúvida, não é mesmo? Daí a importância de oferecer kits temáticos, que, além de aumentarem o ticket médio do seu e-commerce, são uma solução prática e rápida para quem não quer deixar de presentear, mas não tem disponibilidade para procurar demais.

Prazos de entregas especiais

Assim como em outras datas sazonais, no Dia das Mães o prazo de entrega chega a ser mais importante do que o próprio preço. Ainda mais se seu e-commerce é especializado em linhas de produtos da categoria sentimentais, como flores, bombons, bebidas finas e cestas de café da manhã. Nesse caso, já pensou que a garantia de entrega na data certa pode se tornar o maior diferencial do seu negócio? Ofereça então um serviço de rastreamento da encomenda e um canal de chat ou, até mesmo, um número de telefone para que o consumidor possa tirar qualquer dúvida

Conteúdo frequente e qualificado

Tudo bem que, a poucos dias da data, o foco principal deve ser na logística de vendas para que as entregas ocorram sem transtornos. No entanto, o conteúdo não pode ser negligenciado, pois é ele que gera engajamento e interatividade. Assim, ao lado de ofertas e descontos, brinde sua base de clientes com campanhas de e-mail marketing que tragam um conteúdo diferenciado, com dicas de presentes dadas por especialistas ou mesmo celebridades, demonstrações sobre seus produtos e depoimentos de mães famosas. Outros ótimos meios de publicação do conteúdo são as redes sociais e blog posts.

Viés sentimental

Independente das dicas práticas para lucrar mais, é essencial que toda sua estratégia para essa data especial tenha como base o sentimento. Afinal de contas, mãe é puro sentimento, não é mesmo? E os e-commerces que souberem tirar o melhor proveito do teor emocional desse dia certamente estarão no topo das vendas. Pense bem: qual é o filho ou a filha que não ama dar um mimo para a mamãe, ainda mais quando há um dia especial no calendário para isso?

Já até conseguiu imaginar o que dar para sua mãe no próximo mês? Comente aqui e nos conte! E se quiser ficar por dentro de mais posts como esse, assine agora mesmo a nossa newsletter!

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