Por Regiane Monteiro

No universo do e-commerce, as landing pages se mostram como verdadeiras aliadas nos processos de atração e conversão de visitantes em leads, ampliando sua base de contatos para uma estratégia de marketing digital personalizada e efetiva. Esses recursos criam conexões com os visitantes, complementando um anúncio ou um CTA de modo a fazer com que a oferta de valor se torne ainda mais atrativa para quem está procurando por aqueles produtos ou serviços.

Exatamente por isso é que, ao pensar em criar landing pages para seu e-commerce, você precisa traçar uma estratégia que leve os usuários a se tornarem potenciais clientes, construindo o ambiente ideal para que a conversão ocorra sem demora e com precisão. Para tanto, procure conhecer os elementos imprescindíveis para uma landing page de sucesso. Curioso? Então confira:

Propósito definido

Cada landing page deve ter um propósito. Você pode simplesmente querer captar dados dos visitantes para iniciar um relacionamento ou vender um produto ou serviço, por exemplo. O importante é que o propósito esteja alinhado a seus objetivos de marketing e também a outras estratégias que deem suporte à landing page (como anúncios pagos, chamadas em redes sociais ou CTAs ao final de um blog post).

Página única

Prefira sempre ter sua landing page separada do seu e-commerce para evitar distrações. Lembre-se de que, como página de destino, ela tem um objetivo único: a conversão. Elimine, portanto, outros elementos que possam desvirtuar o visitante dessa proposta. Só deixe o convite para acessar seu site, para a página de agradecimento, depois que o visitante tiver cumprido aquilo que você espera.

URL otimizada

A URL nada mais é que o endereço on-line da sua landing page, um dos primeiros elementos a serem identificados pelos buscadores. Se um internauta está procurando por camisas polo em São Paulo e, coincidentemente, você tem uma landing page para a venda de camisas polo no Estado, o ideal é que a palavra-chave camisa polo esteja na sua URL. Dessa forma, o internauta consegue encontrar mais facilmente sua empresa e pode desfrutar de suas ofertas.

Título atraente

O título deve ser chamativo e contribuir para aguçar a curiosidade e o interesse do visitante, fazendo com que ele queira saber mais a respeito do que você está ofertando. Use as palavras-chave da sua oferta no título, sempre acompanhadas de termos que revelem sua importância. “Tudo o que você precisa saber sobre”, “guia completo” e “X razões para” são bons começos.

Subtítulo completo

O subtítulo deve trazer informações complementares ao título, sempre se aprofundando mais no assunto abordado. Por exemplo: “guia completo para e-commerces de sucesso: tudo o que você precisa fazer para aumentar o número de conversões na sua loja virtual”. No caso, você está chamando a atenção para e-commerces e dizendo que, ao ler tal material, o visitante saberá tudo o que precisa para aumentar seu número de conversões. Aí é só lançar a isca e fisgar!

Imagens relevantes

Acredite: as imagens concentram mais informações do que você pode imaginar. Por isso, são ideais para captar a atenção do usuário e transmitir sua mensagem. Levando isso em conta, escolha imagens que representem sua oferta de valor (como a foto do produto que está vendendo). Se sua landing page tem como intuito captar dados dos visitantes com o download de um conteúdo rico, use imagens que ilustrem esse conteúdo (como um livro para um e-book ou o print de uma tela para um webinar, por exemplo).

Layout caprichado

O layout também contribui para aumentar o número de conversões, já que a harmonia de cores e elementos torna a página mais atrativa e agradável para quem a visita. Por isso, quando você for criar suas landing pages, tenha certeza de que as cores combinam, de que o texto é perfeitamente legível, de que a imagem está estrategicamente posicionada e de que o formulário e o CTA estão em destaque. E não se esqueça que menos é mais! Assim, deixe bastante espaço em branco na página para facilitar o encontro das informações e a leitura!

Formulário destacado

O grande objetivo da sua landing page é levar visitantes à conversão, certo? No caso da captação de dados para iniciar um relacionamento, você terá um formulário que deverá ser preenchido. Esse formulário deve solicitar apenas os dados imprescindíveis para que você tenha um primeiro contato com cada lead. Nas próximas interações, você pode incrementar esses formulários com outras informações, criando um perfil completo sobre sua audiência.

CTA infalível

O CTA (ou call to action) deve estar envolvido por um botão que não passe despercebido por ninguém. Utilize frases curtas e bem direcionadas, dizendo exatamente o que o visitante deve fazer: “faça o download agora”, “aproveite a oferta”, “resgate seu bônus” e assim por diante. Reparou como as primeiras palavras sempre estão no imperativo? Esse recurso de copywriting é fundamental para que você convença seu visitante de uma vez por todas a dar o próximo passo.

Prova social

A prova social é uma forma de validar a importância da oferta para quem está visitando sua landing page. Você pode inserir um contador de quantas pessoas já fizeram o download de um material ou resgataram seus cupons de desconto, assim como inserir o depoimento de alguém que já experimentou sua solução e aprovou. Essa prova social aumenta a credibilidade da empresa e instiga as pessoas a quererem desfrutar dos mesmos benefícios que as demais.

Compartilhamento fácil

A geração de leads não precisa ser um esforço unicamente seu. Você pode aproveitar a empolgação da sua audiência, motivando-a a compartilhar sua oferta de valor nas redes sociais, por e-mail ou até mesmo por SMS. Para tanto, insira botões de compartilhamento nas suas landing pages e peça que as pessoas informem suas redes de contatos sobre sua oferta. Quanto mais visitantes você tiver, mais leads manterão contato com seu e-commerce e mais oportunidades de vendas aparecerão.

Validação final

A criação de boas landing pages é um exercício contínuo de teste, validação e ajuste de sua comunicação, a fim de que ela se torne cada vez mais assertiva e alinhada às expectativas do seu público. Então fica aqui uma última dica: faça testes A/B para validar a relevância dos elementos da sua landing page. Altere o título, o subtítulo, as cores, as imagens, a posição do formulário, o CTA ou qualquer outro elemento, observando a reação da audiência. Quando você verificar que chegou a uma landing page perfeita para seu e-commerce, as conversões acontecerão sem muito esforço!

Se gostou das nossas dicas, que tal compartilhá-las com seus amigos, colegas de trabalho e parceiros de negócios? Passe nosso post para frente!

guia de UX para aumentar a conversão do seu e-commerce

Comentários