Por William Franklin

Já parou para reparar como o Instagram vem ganhando espaço e importância no universo das lojas virtuais, tornando-se, aos pouquinhos, um dos canais preferidos dos consumidores? Pois essa mudança de cenário se deve muito à interação proporcionada pela ferramenta, que tem um público extremamente receptivo e interessado. Nesse texto você verá como funciona o Instagram para empresas. Confira!

Já pensou em usar o Instagram para alavancar as vendas no e-commerce?

relevância do instagramFonte: pinterest

De olho nessa popularidade, empresas aproveitam a chance para realizar ações que aumentem a visibilidade do negócio e, consequentemente, suas vendas. Quer entrar para o clube e também aproveitar pelo menos um pouquinho de todo esse potencial das vendas online com Instagram para empresas? Então fique de olho nas nossas dicas:

Comece pelo básico

Para realmente marcar presença no Instagram para empresas você deve, antes de mais nada, conectá-lo à sua página do Facebook Business. Aí você já pode criar uma descrição otimizada do seu negócio e fazer o link com seu site.

dicas para instagramFonte: spiner

Lembre-se: assim como em outras redes sociais, aqui o visual conta bastante. Por isso, crie uma apresentação e inclua uma boa imagem de perfil, se preocupe com as fotos!

Editar fotos no instagram
Fonte: pinterest

Aproveite para direcionar visitantes para sua loja, incluindo algum tipo de chamada para que visitem e confiram as novidades.

Invista nos seguidores

Já que o diferencial do Instagram está em seu nível de engajamento, que é o maior entre as redes sociais, aproveite esse perfil do público para envolver os seguidores com publicações e dicas exclusivas! Ir além das fotos e postar vídeos também é uma forma muito interessante de ajudar na promoção de produtos e aumentar as vendas.

Editor de vídeos para o instagram
Fonte: pinterest

Para elaborar esses conteúdos, faça um pequeno estudo sobre seu nicho para saber o que mais atrai o público e como pode conquistar mais seguidores de modo natural, apenas publicando materiais relevantes, que sejam suficientemente interessantes para serem compartilhados com facilidade. Acredite: os resultados logo aparecerão.

Faça boas parcerias

A união faz a força também no Instagram para empresas! Nesse caso, uma boa dica consiste em encontrar outros perfis relacionados ao seu negócio para firmar parcerias e, assim, conquistar mais seguidores. Pode ser um fornecedor ou mesmo o perfil de alguém famoso ou influente dentro do seu segmento.

Muitas lojas de roupas fazem parcerias com blogueiras de moda, por exemplo, aproveitando de sua influência para promover seus produtos e ainda ouvir o público de modo criativo. Não parece uma ótima ideia?

Abuse das hashtags

Para falarmos de Instagram para empresas também é preciso saber usar as hashtags direitinho. Veja a seguir porque elas são detalhes mais que primordiais e se prepare para usá-las aos montes:

hashtag instagramFonte: viverdeblog

Exibem os trendings

Como o tópico do momento é sempre representado por alguma hashtag, qualquer negócio pode pegar carona na brecha e aproveitar para promover seus produtos ao criar conteúdos relacionados ao assunto.

como bombar com as hashtags
Fonte: viverdeblog

Claro que o recomendado é que o tópico esteja relacionado a seu nicho e ao que oferece, mas, na teoria, você pode aproveitar os trendings para promover seu negócio e atingir o público de maneira certeira apenas acompanhando as principais hashtags!

Ainda é possível criar suas próprias hashtags e desenvolver um senso de comunidade entre seus seguidores. Pense bem: se você consegue criar uma hashtag com a qual as pessoas se identificam, automaticamente alavanca o interesse em suas publicações, podendo aí promover seus produtos e finalmente aumentar suas vendas, esse é uma das grandes oportunidades do instagram para empresas.

Contam uma história

Para ser bem-sucedido no instagram para empresas, você pode contar uma história, envolvendo e até inspirando seus seguidores. Com um bom roteiro de publicações e o uso correto de hashtags não é nada impossível obter sucesso. Observe como os perfis mais populares do Instagram colocam essa estratégia em prática e tente contar a sua história você também!

Aposte nas campanhas

A possibilidade de se investir em campanhas pagas no Instagram não pode ser descartada, afinal, mesmo com todo engajamento e popularidade da rede social, a divulgação por esse meio também pode ser bem interessante. Dessa maneira fica mais fácil mensurar suas ações e, portanto, calcular o retorno sobre o investimento para saber se está sendo bem-sucedido nas campanhas. Faça pelo menos um teste e avalie se vale a pena!

Leia também Dez dicas para sua marca se dar bem nas redes sociais.

E sua loja virtual, como usa o Instagram hoje em dia a favor das vendas? Deixe um comentário e compartilhe suas experiências nessa rede social conosco!

como-vender-mais-cta

Comentários

  • Parabéns pelas e dicas e pelo belo textos. De fato, o Instagram vem se tornando um excelente veículo para vendas e seu potencial deve ser totalmente aproveitado.
    Abraços.

  • Saudações. Bacana o artigo! Mais uma dica poderosa para não poluir sua legenda com as 30 tags, salve-as num bloco de notas (ex: Tags Queijo) e após publicar sua foto, seja o primeiro a comentar colando as tags, elas ficam escondidas na medida que os seguidores vão comentando. O alcance do Instagram é bem maior que o Facebook dependendo do post. O engajamento por ele também é bem melhor! Temos motivos pra comemorar: o cantor Lulu Santos e o Chef Alex Atala estão nos seguindo no insta e mais 14.1k de pessoas apaixonadas por queijo artesanal. Deixo o convite para nos seguir por lá também: @queijodalagoamg
    Gradicido,
    Osvaldo Filho

    • laercionicolau

      Boa, Osvaldo, muito obrigado por mais essa dica!
      Assim deixamos o conteúdo ainda mais rico! 😀
      Grande abraço!

  • Tenho esta loja entre outras e quero divulgar elas e gerar mais oportunidade para todos.

    • Ele vem tomando conta do mercado como o próprio Facebook (também, só poderia ser do mesmo kkkk) Grato por compartilhar estes conteúdos.

      • laercionicolau

        Eles dominam o mercado e nós vamos surfando nessa onda e vendendo! 😀
        Obrigado pela participação, John!

  • Muito interessante! Grande parte de nossos clientes compraram os seus primeiros Relógios originais em nossa loja a partir de posts que fizemos no Instagram.

    Ainda não estamos com a “cara” que desejamos, mas nosso crescimentos é costante.

    Estamos em busca de parcerias! Nosso insta é o @thauro_relogios

    Abraços,

    Colecionador Thauro.
    http://www.thauro.com.br

  • Muito interessante! Grande parte de nossos clientes compraram os seus primeiros Relógios originais em nossa loja a partir de posts que fizemos no Instagram.

    Ainda não estamos com a “cara” que desejamos, mas nosso crescimentos é constante.

    Estamos em busca de parcerias! Nosso insta é o @thauro_relogios

    Abraços,

    Colecionador Thauro.
    http://www.thauro.com.br

  • Ótimas dicas! Sinto que, se comparamos com o facebook, no Instagram as pessoas se sentem com mais liberdade para seguir/curtir. Por isso é muito importante investir um pouco de tempo nessa rede social!

    O número de seguidores de nossa loja vem crescendo a cada dia : @lembredemim.design

    Arte digital para lembrancinhas
    http://lembredemim.com.br

    • laercionicolau

      Oi, Nathália!
      Parabéns pelo trabalho e obrigado pela participação!
      Fique ligada aqui no blog, teremos sempre novidades e dicas para o seu negócio. 🙂

  • Não é sempre que comento em post. Mas sinceramente tenho que te agradecer pelo trabalho que faz. Realmente seu conteúdo é muito bom. Parabéns, e continue postando conteúdo de qualidade sempre.

    • laercionicolau

      Obrigado pelo comentário, Maria!
      Estamos aqui para fazer o melhor e ajudar quem vende na internet! 😀
      Um abração de toda a equipe!