Por Regiane Monteiro

Imagine a seguinte situação: você planejou durante muito tempo a sua loja virtual e finalmente a colocou no ar. Já nas primeiras semanas, seu e-commerce está a todo vapor, com tráfego altíssimo e vendas “bombando!!”. Até que os números começam a cair sem parar… Você sabe o que pode estar errado? A hospedagem do e-commerce!

Pensando nisso, preparamos esse post.

Você sabe o que é uma hospedagem e qual a sua função?

A hospedagem é o motivo pelo qual as pessoas podem acessar seu site a qualquer momento de qualquer lugar do mundo. Esse serviço de armazenamento tem a função de guardar todas as informações de seu site e disponibilizá-las constantemente na internet.

Por que é importante contratar uma hospedagem de qualidade?

É muito importante ter atenção e paciência na hora de contratar esse serviço. Ele deve atender a um mínimo de requisitos que não podem ser negligenciados de maneira nenhuma. Afinal, você não quer que todo o seu trabalho tenha sido em vão, não é mesmo?

O que preciso saber para contratar uma boa hospedagem de e-commerce?

A escolha errada na hora de contratar a plataforma que irá hospedar sua loja virtual pode inviabilizar seu projeto e trazer muita dor de cabeça, como quedas repentinas do site, páginas muito lentas para abrir e diminuição dos itens de segurança.

Tudo isso vai te acarretar um problema muito maior: o baixo desempenho das vendas.

Para que isso não aconteça, basta avaliar os seguintes aspectos:

Capacitação técnica

Como o provedor de hospedagem é a base do seu e-commerce, é importante ficar atento à estrutura da plataforma e à sua capacidade de processamento.

Dessa forma, se seu site é um sistema mais complexo, com blog e landing pages, opte por um servidor com um espaço de armazenamento maior.

Disponibilidade de planos

A escolha do plano certo vai de acordo com o perfil e objetivo de sua loja virtual.

No geral, opte por planos onde você compartilha a hospedagem com o menor número de sites possível. Ou um plano dedicado único e exclusivamente para você.

Segurança

O servidor escolhido deve garantir que sua loja virtual não seja prejudicada em caso de algum incidente, como a invasão do sistema. Uma plataforma confiável, certamente, utilizará o backup como estratégia de segurança.

Suporte técnico

O suporte técnico deve oferecer recursos eficientes e estar disponível para te atender a qualquer momento. Se o ponto de partida para a solução do seu problema for “abra um chamado”, definitivamente esse provedor não é para você.

Custo x benefício

Apenas o preço não deve ser um fator decisivo na escolha de sua hospedagem. É necessário verificar quais são os benefícios oferecidos no plano e confrontá-lo com o valor, para verificar se é o melhor para você.  No mercado há excelentes servidores com preços bastante competitivos, principalmente os que se encontram fora do Brasil.

Reputação da empresa

Depois que você achou uma empresa que atende a todos os requisitos citados, é hora de saber como anda sua fama no mercado.

Procure referências para ver o que os outros clientes têm a dizer e saber se o servidor é bem avaliado.

Todos esses pontos pesam na decisão final. Por isso, todos eles devem se destacar em conjunto. Não adianta ter um suporte técnico eficiente se a segurança não se destaca.

Agora que você já sabe como escolher a melhor hospedagem do seu e-commerce, ajude aqueles que estão começando e compartilhe!

como montar um plano de negócio

Comentários