Por Thiago Maboni

Quando surpreendidos pelas incontáveis oportunidades que um e-commerce pode oferecer, muitos futuros empresários do ramo de negócios virtuais acabam não planejando devidamente o empreendimento e derrapam logo no começo das operações.

Vale lembrar que quando traçado todo o plano de ação de uma loja virtual – que contempla análise de mercado, público alvo, produto e fluxo de caixa – muitos equívocos, deslizes e dificuldades podem ser evitados.

Listamos alguns dos erros mais comuns cometidos por quem cria uma loja virtual para que você possa evitá-los, afim de conquistar o sucesso da sua loja. Dê uma olhada e veja se você comete algum deles:

#1 Definição do domínio

Muito mais do que o mero endereço do seu e-commerce – o domínio traduz a personalidade do seu negócio. Quando estabelecer um domínio, tenha em mente se este está alinhado com a identidade da loja, se é fácil de digitar e de ser lembrado. Compreensão e visualização também devem ser considerados.

#2 Clareza nas informações

Nada pode ser mais prejudicial à sua loja virtual do que falta de informações claras, precisas e verdadeiras. Tenha em mente que no momento que alguém acessar o seu site, ele terá que saber de cara do que o seu negócio trata. Além disso, não tente enganar o cliente com falsas promessas e entregue o que de fato você anuncia. Produtos, políticas de trocas e frete precisam estar bem escritos e em um lugar de fácil leitura.

#3 Atraia e atenda bem o seu cliente

Opte por uma comunicação focada à uma ampla divulgação. Não gaste esforços, dinheiro e tempo para chamar a atenção de quem não precisa do seu produto. Atraiu o seu cliente? Pois bem, atenda-o com cuidado, atenção e destreza, investindo em ferramentas rápidas, simples e eficazes como o chat.

#4 Invista em UX

Muito mais do que a sigla do momento – a chave para o sucesso do seu e-commerce. UX ou User Experience (Experiência do Usuário) está relacionada à forma como o seu cliente navega na loja. Analise maneiras de tornar o processo de compra, sensitivo, simples e prazeroso. Lembre-se: não polua o visual. Menos é sempre mais.

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Comentários

  • Apony

    Fico grato pelas dicas. Considero-as importantes e vou seguir pois o sucesso de meu empreendimento é meu objetivo.
    Grato!