Por Thiago Maboni

Especialmente depois das mais recentes alterações no algoritmo do mecanismo de busca do Google, a necessidade de sites contarem com um design responsivo veio mesmo à tona. E os e-commerces não poderiam ficar de fora dessa! Como direcionar os maiores esforços da empresa para contemplar as necessidades dos clientes é uma premissa básica para o sucesso de qualquer negócio, o mundo digital se viu obrigado a se adaptar, passando a olhar com mais cuidado para os acessos por dispositivos móveis — os principais responsáveis e afetados por essas mudanças.

Pare e pense só por um minutinho sobre a principal diferença entre as visitas a uma loja virtual em relação às lojas físicas. A palavra-chave é acesso, não é mesmo? Afinal de contas, enquanto as pessoas só acessam uma loja física ao adentrarem seu ambiente, uma loja virtual, por sua vez, pode receber visitas vindas de desktops, notebooks, smartphones, tablets e até da TV — além de muitos outros canais que ainda estão por vir!

Esse cenário só elucida a importância de se ter um site responsivo, que conte com toda uma estrutura — desde design, passando pelos textos e chegando às ferramentas — devidamente adaptada aos diversos tamanhos de tela existentes nos dispositivos móveis de hoje em dia. Quer saber mais sobre o assunto, entendendo direitinho qual é a real necessidade de se contar com um site responsivo? Então fique de olho:

Número de acessos mobile

Dados da GlobalWebIndex expostos no portal Correio Braziliense mostram que 80% das pessoas conectadas possuem um smartphone, ao passo que 47% usam um tablet como dispositivo de suporte. Impressionado com essas porcentagens? Pois saiba ainda que o tempo conectado por dia em dispositivos móveis é, em média, de 1,84 hora! Assim, se você quer alavancar as vendas do seu e-commerce não pode simplesmente ignorar esses números, não concorda?

Compras por dispositivos móveis

Informações igualmente recentes trazidas pela Gazeta do Povo sobre o relatório WebShoppers de 2015 evidenciam que a participação dos dispositivos móveis nas aquisições de produtos e serviços pela internet chegou a 9,7% em 2014. Esses dados só elucidam como o perfil do público e seus hábitos de pesquisa e compra vêm mudando com o tempo. E não foi só o mercado que percebeu essas modificações no comportamento das pessoas, viu? O Google também enxergou isso como uma ótima oportunidade para se adaptar ao oferecer aos usuários uma experiência ainda melhor!

Mudanças nos algoritmos Google

Anunciada em fevereiro de 2015 e colocada em prática dois meses depois, as alterações no sistema de ranqueamento das páginas no motor de busca do Google teve como alvo exatamente os usuários de dispositivos móveis. Essa modificação, no entanto, só causa interferência direta para quem acessa via mobile, ou seja, os resultados em desktops e notebooks não foram afetados. Com essa revolução, o posicionamento de sites que não se adaptam aos diferentes tamanhos de telas piora significativamente.

A primeira dica para seu e-commerce se posicionar melhor nesse mecanismo de busca atualmente é ter um site leve, de carregamento rápido, para facilitar ao máximo o acesso de usuários que costumam se conectar em ambiente sem wi-fi. Outro cuidado diz respeito à usabilidade das pessoas com seu site em telas diferentes. Por isso, teste sempre se o texto está em um tamanho legível, se as imagens não são grandes demais para serem carregadas e se os botões estão em bons tamanhos para as pessoas não tocarem por engano ou terem dificuldades na confirmação de uma ação.

Acredite de uma vez por todas: a tendência é que os números do acesso móvel só cresçam nos próximos anos! Portanto, a busca para satisfazer seus clientes passa pela adaptação do seu e-commerce para que os usuários possam acessá-lo a partir de qualquer dispositivo e de absolutamente qualquer lugar, aumentando a reputação da sua loja virtual. Então o que ainda está esperando?

Agora que você já conhece o poder de um site responsivo, comente aqui e nos conte se ainda ficou alguma dúvida! Acredita que um design adaptado a todas as telas pode aumentar suas vendas? Compartilhe suas opiniões conosco! Participe!

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