Por William Franklin

O e-commerce é um dos poucos segmentos que vem se dando bem ao driblar a crise sem precedentes pela qual o país está passando. E essa vitória se deve principalmente ao público consumidor, que a cada dia se convence mais da comodidade das compras online. Nesse texto você verá como manter o seu e-commerce nas primeiras posições do Google, garantindo que a sua taxa de conversão seja cada vez maior.

crescimento do comércio eletrônico

 

Por outro lado, esse cenário de crescimento exponencial aumenta a obrigação dos empreendedores do meio digital no sentido de colocar no ar um site bem feito, capaz de galgar posicionamentos de destaque nos mecanismos de busca e deixar o seu  e-commerce nas primeiras posições do Google. Mas é só falar no algoritmo desse mecanismo de busca que você já se perde?

confusa

Então realmente precisa conferir as dicas do nosso post de hoje para ficar por dentro e deixar o seu e-commerce nas primeiras posições do Google. Confira:

Técnicas de SEO

O Search Engine Optimization (SEO) é o beabá para quem quer ver o próprio negócio deslanchar na web. Isso porque abrange as melhores práticas para colocar o seu e-commerce nas primeiras posições do Google, indo desde a inserção de palavras-chave no conteúdo, passando por uma URL amigável até chegar às imagens com Alt Tag preenchido. Acredite: seu e-commerce precisa de tudo isso e muito mais!

O que o seu e-commerce precisa?

Produção de conteúdo

Se você quer se sobressair nas vendas online, o melhor que tem a fazer é investir no marketing de conteúdo, apostando na divulgação de textos que, muito antes de tentar vender um produto ou serviço, prestam serviços de utilidade pública a clientes em potencial. E antes que você se pergunte como é que os robôs do Google avaliam se tal conteúdo é útil ou não é, saiba que eles têm os algoritmos programados para analisar a escaneabilidade de cada material, ou seja, se o volume de palavras é razoável, se há palavras-chave suficientes, quantos visitantes acessaram, se o texto em questão está dividido por intertítulos e assim por diante. A produção de conteúdo constante é algo que o Google considera muito. Oferecer conteúdos frescos irá ajudar a colocar o seu e-commerce nas primeiras posições do Google.

Experiência do usuário

Com a popularização das plataformas mobile, a expressão experiência do usuário ganhou um destaque enorme. Mas você sabe realmente do que se trata? Simples: consiste na menor ou na maior facilidade que um usuário experimenta ao acessar o site.

experiência do usuário

Ele consegue chegar rapidamente à informação desejada? Os dados ficam gravados para que ele não precise preencher o mesmo formulário todas as vezes em que entrar no site? Toda essa usabilidade favorece a permanência do possível cliente no seu domínio e, consequentemente, conta como critério de ranqueamento do Google. Portanto, um site que oferece uma boa experiência para o usuário é algo que ajuda a colocar o seu e-commerce nas primeiras posições do Google, pois é um fator considerado pelo Google como sendo relevante para o usuário que busca um produto ou serviço específico.

Velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento do site é parte indissociável da experiência do usuário. É inclusive possível dizer que uma página que demora incontáveis minutos (sim, poucos minutos já são inaceitáveis quando o assunto é banda larga) para abrir está fadada ao esquecimento.

velocidade de carregamento

E esse triste fim não se dará só por responsabilidade do usuário, que certamente se irritará e pulará para outro domínio, mas também pelo próprio Google, que entenderá a evasão como um sinal comprobatório de que ali está sendo oferecido conteúdo de má qualidade. Você pode conferir, a grande maioria dos e-commerces nas primeiras posições do Google geralmente são sites com carregamento rápido de páginas.

Autoridade do domínio

A autoridade do domínio é a meta final a ser alcançada por seu e-commerce, significando que o site se tornou uma referência na indústria e teve a credibilidade reconhecida pelo Google em função de vários fatores. Aí entram o número de links relevantes que apontam para seu domínio, o volume de acessos, a pequena taxa de rejeição, a frequência de publicação de conteúdo e muito mais. E para chegar lá não há segredo, só trabalho!

Trabalho duro

Demos aqui alguns dos ingredientes para colocar o seu e-commerce nas primeiras posições do Google. Porém, saiba que a consolidação da sua presença on-line demanda muito mais que isso. É preciso fazer um acompanhamento constante dos resultados para afinar sua estratégia. Como já deve ter percebido, seu desafio está apenas começando. Mas nada de desanimar, porque a recompensa com certeza valerá a pena!

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Quer continuar a estudar sobre esse assunto? Então dê uma conferida neste post do nosso blog e conheça as principais artimanhas do Search Engine Optimization!

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