Por Mac Giovanni

O comércio digital já quebrou diversos paradigmas, não é mesmo? Hoje, é mais que comum que consumidores de variados perfis comprem roupas, eletrônicos e até frutas pela internet! Mas não se engane: o mercado tradicional ainda tem muito a ensinar. Quer saber como o marketing de varejo pode ser aplicado a sua loja virtual para aumentar as vendas?

Antes de mais nada, vale lembrar que o marketing de varejo consiste, basicamente, em um conjunto de técnicas usado pelas lojas do segmento para atrair visitantes e levá-los a fechar negócio. E como o varejo está consolidado muito antes do marketing digital sequer pensar em existir, a maioria das táticas usadas é bastante tradicional. De toda forma, é perfeitamente possível levá-las até o ambiente virtual e obter sucesso.

Como são muitas as técnicas do marketing de varejo que podem ser usadas no e-commerce, fica difícil escolher. Mas não se preocupe, foi justamente pensando nisso que resolvemos separar aqui algumas dicas que você pode aplicar a partir de agora. Confira:

Imprimir um senso de urgência

Frases de efeito como só amanhãpromoção por tempo limitado e está acabando são amplamente usadas para impedir que o cliente pense demais antes de tomar uma decisão. Mas como replicar isso no e-commerce? Simples: crie ofertas por tempo limitado e deixe tais condições bem claras por meio de banners ou até relógios em contagem regressiva na tela, indicando o tempo restante para aproveitá-las.

Atrair o cliente para a loja

Contar com um locutor na entrada da loja anunciando as ofertas e os benefícios de se comprar ali é uma forma bastante comum para atrair o público no varejo físico. No meio online, por sua vez, as redes sociais podem desempenhar esse papel. A única diferença deve estar na abordagem: em vez de só falar de seus produtos, a regra é chamar a atenção do público falando sobre coisas das quais ele goste, o que vai atrair consumidores naturalmente. Já lá dentro, a qualidade de suas mercadorias e seu atendimento impecável farão o trabalho de convencimento.

Oferecer incentivos visuais

Como parte do apelo do marketing de varejo envolve o que é visto, é comum notar diversos tipos de lojas investindo em ambientes coloridos, que chamem a atenção do público de forma positiva. No e-commerce, essa providência deve ser tomada em relação ao visual do site. Afinal de contas, um projeto gráfico visualmente agradável e atrativo, com belas imagens e navegação simples, aumenta (e muito) as conversões.

Dar acesso direto ao produto

Facilitar o acesso ao produto é uma tática bastante usada porque agiliza a decisão de compra. Mas como fazer isso quando o produto em si está a quilômetros de distância? Abuse do poder das fotos (se possível, com visão em 360°) e dos vídeos, além de outros inúmeros recursos. Aí entram, por exemplo, as avaliações de outros compradores, essenciais para dar aquele empurrãozinho final no processo decisório. No meio virtual, deve-se fazer de tudo para que o cliente não sinta falta de tocar o produto antes de bater o martelo e partir para o checkout.

Facilitar o pagamento

Quem nunca ouviu falar sobre o famoso crediário? E essa é apenas uma das muitas formas que as redes de varejo encontraram para facilitar o pagamento e aumentar as vendas! No comércio online, também é importante buscar uma solução de pagamento que abra o leque de possibilidades para os clientes, oferecendo a eles comodidade e segurança. Acredite: isso influencia inclusive na fidelização dos clientes.

Como pôde ver, não é só o canal que torna uma estratégia de marketing eficaz, mas principalmente a forma como ela se molda ao comportamento do consumidor. É por isso, portanto, que você deve usar o marketing de varejo no e-commerce! A lógica é simples: como as ações propostas atendem às necessidades e aos desejos dos clientes, o resultado se vê nas vendas.

E você, que técnicas do marketing de varejo acha mais interessante usar na sua loja virtual? Já conhecia alguma dessas possibilidades? Deixe seu comentário e compartilhe suas impressões conosco!

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