Por SECNET

O Dia dos Pais é uma data comemorativa celebrada no segundo domingo do mês de agosto, em 2017 é celebrado no dia 13 de agosto. Esse é um dia para refletir sobre a importância dos pais em nossas vidas. Mesmo que o seu pai seja autoritário, brincalhão, meloso ou ausente, esse é o dia para expressar o seu amor por ele.❤

Como em toda data comemorativa, existe os tão esperados presentes. Afinal, qual a melhor forma de expressar o seu carinho e afeição, se não com uma boa surpresa, não é verdade? Para aqueles que querem tornar esse dia especial para seu pai e sair do clássico presente de “meias e cuecas”, os buscadores como o Google acabam se tornando fortes aliados se você estiver em dúvida de como presenteá-lo.

A busca por presentes aumenta durante essas datas. Com isso é possível transformar essa necessidade em uma oportunidade de venda para o seu e-Commerce. E é sobre isso que você vai ler neste artigo, sobre como aumentar suas vendas no e-commerce durante o Dia dos Pais. Mesmo que agora estejamos um pouco acima da hora, existem algumas formas de preparar a sua loja virtual para o Dia dos Pais rapidamente.

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Preparar o site

Se você possuir uma equipe de desenvolvimento em sua empresa, talvez essa estratégia seja mais fácil de ser implementada. Mudar o tema do seu site para estar de acordo com clima das festividades atrai mais o público, além de mostrar um lado mais humano da empresa. Fora a “decoração” do site, seu e-Commerce deve estar preparado para a captação de leads.

Você pode fazer o uso de Pop-ups, Call to Actions (CTA) e de Notificações Pushing, para direcionar seus visitantes às áreas de conversão, como uma landing page específica para o Dia dos Pais, com sugestões de produtos para o cliente dar de presente. A forma como será feita a captação de leads dependerá da sua criatividade.

Em datas comemorativas suas ideias têm um papel fundamental. Usar suas ideias em prol do crescimento do seu negócio tem um nome em específico, essa tática é conhecida como Growth Hacking.

O Growth Hacking busca aplicar ideias, estratégias e projetos com o objetivo de gerar crescimento e aumentar os lucros. Com a orientação correta você pode aproveitar muito bem as datas comemorativas e principalmente outras futuras ideias que você poderá ter.

dia dos pais no e-commerce

Preparar o servidor

Se você já pensou além, e preparou uma estratégia de marketing matadora para gerar acessos ao seu site, não se esqueça de conferir se o seu servidor pode suportar o tráfego e os acessos simultâneos gerados pelas campanhas. Como dica, avise ao seu provedor de hospedagem quando será feita a campanha e quais os números estimados de visitas.

Afinal de contas, se sua campanha apresentar resultados além do esperado, é possível que seu e-Commerce fique lento ou até mesmo fora do ar. Então do que irá adiantar fazer campanhas e impulsionamentos se sua loja não estiver funcionando. Ou seja, uma forma de aumentar suas vendas no seu e-Commerce durante o Dia dos Pais é impedir que ele saia do ar ou fique lento.

Velocidade do site

Geralmente as datas comemorativas são períodos de grande movimentação no comércio. E no comércio eletrônico não é diferente. Por conta das campanhas iniciadas e a procura dos produtos, esse aumento é considerável. Porém como vimos anteriormente, quanto mais acessos tem um site, maiores são as chances dele ficar lento ou até mesmo cair.

A velocidade do site pode influenciar diretamente o sucesso do seu e-Commerce. Ela influencia diretamente no ranqueamento nos motores de busca, tráfego, na taxa de conversão, satisfação dos consumidores e pode te ajudar a reduzir custos. Uma ferramenta que você pode usar para medir a velocidade do seu site e saber onde melhorar é o Web Pagetest.

Basta colocar sua URL no campo de busca e ele irá te informar os fatores que estão deixando seu site lento em questão de desenvolvimento e configuração do servidor web. Fora essa existem diversas outras ferramentas que podem ajudar os donos de e-Commerce a tirarem insights de sua loja.

Remarketing

Sabe quando você visita a página de um produto, como uma camisa, um sapato ou um livro, por exemplo, e vê o anúncio desse mesmo produto no Facebook ou em outros sites? Parece que o destino quer que você compre esse produto, não é mesmo? O nome disso é remarketing e não tem nada de anormal. Ele serve para impactar visitantes que já tiveram contato com o seu site, mas que não fecharam uma compra.

É bem provável que grande parte dos visitantes não estejam no momento de compra na primeira visita em seu e-Commerce, principalmente em vendas grandes. E com o remarketing você pode estar tentando uma segunda chance para o visitante comprar o seu produto. Uma das ferramentas de remarketing mais usadas é o Google Adwords, e para usufruir deste recurso você precisará criar suas campanhas, banners e depois liberá-las com um certo custo.

E-mail Marketing

Se você já possui uma boa base de leads as campanhas de email marketing no e-commerce pode lhe ser úteis. Crie novas maneiras de atrair seu público para o seu e-Commerce. Já como é dia dos pais, você pode fazer um envio dedicado a esta data, apresentando soluções de seus produtos, cupons de desconto e dicas de presentes entre outros. Você pode também trabalhar com fluxo de nutrição e segmentar os e-mails para cada perfil.

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Mensurar os resultados

Pense comigo. Não adianta botar todas essas técnicas em prática se não for possível analisar se houve algum avanço ou não. É preciso analisar quais as métricas mais importantes para o seu e-commerce, pois caso contrário todas suas campanhas serão um tiro no escuro.

Uma ferramenta bastante usada para obter esses relatórios é o Google Analytics. Com o Analytics instalado em seu e-Commerce, é possível criar relatórios de diversos fatores do seu site, como a origem dos acessos, velocidade de abertura das páginas, páginas mais acessadas e a região com maior acesso.

Existem também outras métricas para serem analisadas, tudo irá depender da sua estratégia de marketing. Alguns fatores básicos que devem ser mensurados são:

    • Métricas para tráfego local – mensurar o número de cliques em seu site, CTR (Taxa de cliques médios), posição média.
    • Envio de e-mail – mensurar a taxa de crescimento da lista de e-mail, a taxa de rejeição e a taxa de abertura.
    • Mídias sociais – curtidas e reações por post, comentários.
    • Taxa de Conversão – analisar os resultados alcançados com as campanhas e estratégias de marketing.
    • Tráfego – Todos os visitantes do seu site.
    • Valor de vida do Cliente (LTV) – valor de um cliente durante todo o seu relacionamento com a empresa. (se você deseja aprender como calcular o lifetime value do cliente, clique no link)

Conclusão

É preciso estar preparado para receber seus visitantes, principalmente em datas comemorativas. No Dia dos Pais, por exemplo, é um período do mercado que gera grande movimentação. É preciso aproveitar esse impulso e preparar o seu site para tirar vantagem disso. Aproveite e baixe esse e-book que ensina para você 21 dicas de ouro para turbinar o seu site!

Lembrando que sua infraestrutura de hospedagem deve estar alinhada ao número de acesso do seu site, para que ele não fique lento ou fora do ar durante um momento de necessidade. Lembre-se de criar estratégias de marketing para atração e conversão de clientes e não esqueça de metrificar tudo que seja importante, para assim ter certeza que seu esforços valeram a pena e assim você poderá adotar a mesma tática futuramente. Se você usa Magento, esse guia prático pode te auxiliar ainda mais.

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Abraço e até a próxima!

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