Por William Franklin

Então você criou seu e-commerce e está querendo bombar as vendas na internet? Parabéns! Bom, é claro que quem começa uma empresa, ainda mais nesses momentos de crise, não tem como gastar com despesas supérfluas. Mas o design do e-commerce, por exemplo, tenho certeza que você focou grande parte nisso, correto?

O design no e-commerce deve ser a intersecção de diferentes atributos como: usabilidade, layout e tecnologia. Ele deve ser o resultado dos aspectos que constituem uma experiência satisfatória aos usuários.

 

design no e-commerce

Pois é, tanto quanto ter uma boa ideia de negócio, saber escolher fornecedores e administrar a sua empresa, o design do e-commerce é um importante elemento de diferenciação que precisa ser tratado com total profissionalismo. Ou você acha que grandes corporações de sucesso investem tanto em design e identidade visual por mero esporte?

Basicamente, os hábitos dos usuários da Web não se diferenciam tanto dos usuários de uma loja física. Ao entrar na sua página, eles clicam no primeiro link que lembre a sua necessidade. Problemas de navegação, difícil acesso às informações e impossibilidades em atender às necessidades dos usuários, auxiliam para que sua página seja abandonada.

Seja objetivo

Devido a primeira lei de Krug o seu site deve ser intuitivo e auto-explicativa. O seu trabalho deve ser livrar os usuários das dúvidas, eles devem conseguir fazer as suas escolhas de formas conscientes e avaliar prós, contras e alternativas. Conte com ferramentas de buscas e filtros para agilizar a aumentar as conversões, facilitar a navegação e a finalização dos pedidos.

Guiar a navegação

Isso significa centralizar a atenção dos usuários em pontos específicos do site, deixando claro a trajetória do ponto A ao ponto B. Quanto menos o usuário precisar pensar, melhor será a sua experiência, esse é o primeiro objetivo da usabilidade. Oriente os passos necessários para determinados processos, você deve numerar os passos necessários para concluir uma operação. Essas indicações ajudam a guiar os usuários de uma maneira simples e user-friendly

Design para e-commerce, comece pelo logo!

O logo é a peça de comunicação onde serão agregados os principais elementos que refletem o posicionamento e os diferenciais de seu e-commerce. Nele estarão presentes as cores, as formas e a tipografia de onde se derivarão todas as inspirações para criar o design de sua loja virtual e demais peças de comunicação e marketing.

Vantagens do logo no design de um e-commerce:

  • Posicionar sua marca.
  • Evidenciar seus diferenciais.
  • Identificar seu site e seus produtos ou serviços.
  • Proteger sua empresa de imitadores.
  • Aumentar o poder de lembrança de sua marca.
  • Criar uma identificação com seu público.
  • Se destacar na internet.
  • Ser reconhecido com mais facilidade.
  • Agregar valor à sua marca.
  • Aumentar a repetição de compra.

Legal, hein? Percebeu como todos esses fatores só trazem benefício para seu negócio e aumento de vendas?

Como criar logo e elementos de design para e-commerce

Antes de falarmos em como escolher cores, tipografias e formas, vamos lembrar de 2 conceitos importantes:

Posicionamento: O lugar que sua marca quer ocupar nos corações e mentes de seu público-alvo.

Diferencial: Aquele benefício que sua empresa oferece ao público de forma muito superior aos concorrentes. É o motivo pelo qual seu e-commerce é escolhido por seus clientes.

Estas duas características estratégicas de sua empresa devem ser retratadas em seu logotipo e no design do e-commerce, fazendo com que o público as identifique mais facilmente e “entenda” rapidamente sua marca e sua proposta de valor.

Os elementos mais usados para isso, entre outros, costumam ser a cor, as formas e a tipografia. De maneira muito resumida, podemos dizer o seguinte sobre estes elementos:

Cores:

As cores no e-commerce são muito importantes, entenda um pouco de seus significados:

simbologia das cores
Fonte:desenhefacil

Tipografia:

A história do uso dos tipos de letras se perde no tempo.

tipografia

Uma das características mais usadas na tipografia são as serifas, que quando presentes nas letras costumam indicar tradição. Letras em itálico, inclinadas, dão a impressão de velocidade e movimento.

tipografia     Fonte: printi.com.br

Por outro lado, a espessura das letras, quando mais grossas, passam solidez, quando mais finas, precisão.

Formas:

Como conceito geral, podemos dizer que formas arredondadas se ligam ao feminino, ao acolhimento, à compreensão e à continuidade. Já formas angulares nos lembram a belicosidade das armas afiadas e pontiagudas, o comportamento masculino, competitivo e possessivo.

É bom levar em conta que estes são apenas conceitos gerais, não regras, e que só um profissional de design qualificado será capaz de desenvolver a melhor identidade visual para seu e-commerce.

Sobre o autor: este post foi escrito pelos nossos parceiros da We do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina. Muito mais que um site para criar logotipos, por meio do We do Logos você pode solucionar qualquer demanda de design, como por exemplo criação de sites, landing pages, folders, cartazes, embalagens e muitos outros materiais de comunicação. Você escolhe um produto, explica a sua necessidade e define o quanto pagar a partir de um preço mínimo. Em seguida você receberá dezenas de opções, poderá pedir alterações ilimitadas e ao final escolhe o que mais gostou. E o melhor! Caso não fique satisfeito devolvemos o valor investido! É tudo online, sem risco e gerenciamos todo o processo para você.

guia de UX para aumentar a conversão do seu e-commerce

Comentários