Por Iago Almeida e Amanda Santos

Assim que você decide começar a vender pela internet é muito importante que tenha em mente que a organização é um dos principais pontos para o seu negócio deslanchar, a Conta Moip vai te ajudar nesse desafio. Segundo Marie Kondo, “A melhor ferramenta de autoconhecimento é a organização de nossas coisas.

Pensando nisso, entende-se que a vida de um comerciante é ocupada demais para controlar o seu negócio sem o auxílio de uma ferramenta que o ajude a organizar e facilitar o seu trabalho.

No mercado existem algumas empresas que podem contribuir com estas tarefas, mas é o Moip que vai te ajudar a controlar, visualizar e gerenciar melhor as suas vendas, proporcionando a oportunidade de crescer de forma fácil e organizada.

Desde 2008, quando teve suas atividades iniciadas, o propósito do Moip tem sido fazer dos empreendedores a força de prosperidade da nossa sociedade com a organização fácil de suas vendas que é disponibilizada através de um dos principais produtos desenvolvidos pelo Moip, a Conta Moip.

O Moip Pagamentos é uma empresa subsidiária do grupo alemão Wirecard, líder no fornecimento de tecnologias para pagamentos em todos os canais. E  é através da Conta Moip que vendedores terão acesso a todo o controle e gestão de suas vendas, incluindo o fluxo de seus recebimentos, controle de status de pedidos, além da possibilidade de extração de relatórios de maneira simples e descomplicada.

E nesse artigo você vai encontrar um passo a passo com tudo sobre a ferramentaque vai ajudar o seu negócio decolar de vez.

Receba dicas de como vender mais no seu e-commerce



Primeiros passos para sua Conta Moip

Quando decidir que o Moip é a melhor opção para o seu negócio, a primeira coisa que deve fazer é o seu cadastro criando sua Conta Moip e isso é bem simples.

É necessário que acesse o nosso site (www.moip.com.br), logo no topo da página você verá a opção cadastro e deverá clicar para iniciar o processo, preencherá com todas suas informações e do seu negócio, coloque o e-mail que vai utilizar e crie uma senha. Após todas as informações estarem completas você deve ler com atenção os termos de uso e selecionar a caixinha de aceitação dele. Por fim, basta que clique em criar sua conta.

Depois que a conta foi criada você receberá um link no e-mail que cadastrou para fazer a verificação de e-mail, isso é bem importante para sua segurança. Você deverá clicar no link e fazer a verificação, em seguida é só fazer o login na sua Conta Moip.

Assim que acessar sua Conta Moip é essa imagem que você verá:

conta moip pagina inicial

Nesta tela você consegue ver o saldo que tem em conta, se possui algum valor bloqueado, seus lançamentos futuros, os últimos pedidos, além de ter fácil acesso aos menus que utilizará no dia a dia.

Integrando sua loja virtual com o MOIP

Com a conta Moip criada o próximo passo é realizar a integração do seu negócio com o Moip.

Para começar a receber por suas vendas diretamente em sua conta Moip e então poder administrá-las com todas as ferramentas que ela te proporciona, é necessário que haja uma conexão entre seu site e o nosso sistema.

O processo de integração depende de como e onde você planeja iniciar seu e-commerce. Aqui vamos te orientar um pouco sobre cada uma dessas hipóteses.

Plataformas de Marketplace

Se você pretende vender através de uma das plataformas de marketplace que utilizam o Moip como intermediador de pagamentos, como a Natura, a Elo7 e a Enjoei, por exemplo, você não precisa se preocupar. O processo de integração já foi feito por cada um desses marketplaces, ou seja, o recebimento das vendas em sua Conta Moip será feito por cada uma de uma dessas plataformas. Ao realizar seu cadastro na plataforma que deseja utilizar, você será devidamente orientado.

conta moip clientes

Plataformas de e-commerce

Ao longo dos anos o Moip vem fechando parcerias com plataformas que podem te forncer tudo que você precisa para montar sua própria loja. Essas plataformas também já passaram pelo processo de integração e te darão o auxílio necessário para que você possa receber seu dinheiro na Conta Moip assim que seu e-commerce estiver operando. Conheça as plataformas que são nossas parceiras em https://moip.com.br/encontre-um-parceiro/.

conta moip parceiros

Site próprio

Se você já está em uma fase do seu negócio em que criou um website completamente seu, a tarefa de integrá-lo à Conta Moip está em suas mãos. E é claro que o Moip vai te ajudar nessa empreitada.

Uma vez que o processo de integração envolve um conhecimento um tanto técnico de linguagens de programação, aconselhamos que você tenha o auxílio de um programador para realizar esse processo.

A depender da ferramenta do Moip que você vai utilizar para montar seu negócio, você vai encontrar toda a documentação e auxílio necessário para dar início à integração em https://labs.moip.com.br/integracao/visao-geral/ – para ferramentas de pagamentos simples – ou em http://dev.moip.com.br/docs/#viso-geral – caso o seu site precise de ferramentas mais avançadas como as de Marketplace e Assinaturas.

Durante o processo de integração, o Moip tem uma equipe à sua disposição que pode tirar qualquer dúvida através do email integracao@moip.com.br.

Verificação da Conta Moip – Prezando pela segurança do seu dinheiro 

Além de garantirr que o Moip seja uma ferramenta de fácil uso ao seu e-commerce, prezamos pela segurança de nossos clientes e de seus consumidores.
Por isso, para assegurar a proteção da sua Conta Moip, pedimos que nos auxilie enviando alguns documentos porque precisamos garantir que você é realmente o proprietário dos dados informados no momento do cadastro.

Esse processo é o que chamamos de Verificação da Conta.
Assim, depois de criar sua Conta Moip e integrá-la ao seu website, é preciso também verificá-la.

Durante o processo, seus dados serão validados através dos seus documentos pessoais e este processo ocorre de forma manual por uma equipe altamente treinada. Nosso objetivo é garantir que seus dados e documentos pessoais não sejam utilizados por pessoas de má fé, para execução de fraudes ou crimes eletrônicos.

Para verificarmos a Conta Moip precisamos dos seguintes documentos:

– RG e CPF digitalizados/ ou CNH caso tenha (Fotos em boa qualidade também são aceitas);

– Comprovante de residência atual em seu nome ou algum parente de primeiro grau (precisamos que seja uma conta de consumo como água, luz e telefone e a emissão deve ser de até 60 dias e a data de vencimento precisa estar visível);

– Se a sua conta Moip tiver sido cadastrada como uma conta Jurídica é necessário também anexar o comprovante de constituição da empresa (como contrato social, estatuto social, registro na junta, etc).

– Link do website da sua loja;

Obs: Se você não tem um comprovante de endereço, pode nos enviar em nome de um parente de primeiro grau como: pai, mãe, filho ou cônjuge. Em caso de documentos em nome de cônjuge ou parceiro, basta que juntamente a este comprovante, você nos envie também a certidão de casamento ou declaração de união estável.

Todo esse processo pode ser feito diretamente pela conta Moip, para que você não tenha muito trabalho. Basta que acesse a página Minha conta > Configurações:

conta moip verificação

 E depois clique em documentos:

conta moip documentos

O website da sua loja pode ser inserido no campo de edição de dados cadastrais, que você também pode encontrar na página de configurações:

conta moip dados cadastrais

conta moip dados cadastrais 2

 Com a verificação da conta concluída – o que pode demorar até dois dias úteis – sua conta Moip não apenas está pronta para ser usada, como também devidamente protegida e validada!

Controlando seus pedidos

Com tudo certo em sua conta você começará a transacionar utilizando o Moip, ou seja, os clientes começarão a comprar em seu site e os pedidos chegarão.

Você deve se perguntar: como vou identificar se um cliente já pagou ou não uma transação? Como saberei os clientes que desistiram da compra para tentar a reversão?, entre outra dúvidas que grande partes dos vendedores de e-commerce tem.

Você consegue fazer tudo isso e muito mais na página de pedidos no painel da sua conta Moip!

conta moip extrato de pedidos

Nesta área você consegue buscar uma transação pelo número do pedido, nome do cliente ou e-mail utilizado na hora da compra.

Ao localizar um pedido e clicar em detalhes você terá os dados de quem comprou, conseguirá ver o status da transação, o valor da transação, as taxas que foram descontadas, além do valor líquido que receberá. Ainda dentro de um pedido, se ele já estiver aprovado é possível eu faça o reembolso para o cliente, tanto o reembolso do valor total, como parcial. Tudo isso de maneira bem fácil e intuitiva.

conta moip pedidos

Na aba de pedidos da Conta Moip você consegue extrair diferentes tipos de relatórios, como por exemplo: transações aprovadas, canceladas, todas as transações e outros, no período de até 6 meses. Quando gerar um relatório poderá extraí-lo e enviar diretamente ao seu e-mail facilitando bastante o trabalho.

A página de pedidos é bem objetiva e simples para te ajudar a controlar, sem nenhuma dificuldade, todos os pedidos que entrarem.

Controlando o que entra e o que sai da sua conta

Depois que os pedidos já estão na sua conta você deve se perguntar: como vou ter controle do que entra e o que sai de dinheiro? A resposta estará no seu extrato financeiro.

A aba “Financeiro” da Conta Moip é onde você poderá não apenas visualizar a entrada e saída de dinheiro da Conta, como também é o lugar onde você conseguirá mandar odinheiro da sua conta digital – a Conta Moip – para a sua conta bancária. Chegaremos nessa parte em um instante.

O extrato financeiro te mostrará todos os valores que ficaram disponíveis a você, identificando de que pedido esse valor se refere e a data que o valor foi creditado em sua Conta Moip. Além dos recebimentos, o extrato também demonstra qualquer saída de dinheiro, seja através de reembolso, transferências bancárias e outros. Você mesmo pode definir de qual período deseja ver o extrato.

Você também pode emitir planilhas que serão encaminhadas a um e-mail de sua escolha, para ter um controle próprio, se assim preferir.

Tudo que ainda não foi creditado em sua conta – os valores que ainda aguardam o prazo de repasse – podem ser controlados em seu extrato de lançamentos futuros. Nesse extrato você terá controle de cada valor e de quando eles serão devidamente creditados.

O que realmente importa: o dinheiro em suas mãos

Finalmente – e você deve ter se perguntado isso durante toda a leitura desse texto – como você vai poder mandar o seu dinheiro da sua conta Moip para sua conta bancária?

Simples!

Primeiramente você deve cadastrar uma conta bancária em sua conta Moip. Na página Minha Conta > Configurações você vai encontrar o botão “cadastrar nova conta bancária”:
conta moip conta bancária

Você vai ver um aviso nessa página que, por motivos de segurança, você só poderá usar uma conta bancária de titularidade do CPF ou CNPJ cadastrados na conta.

A Conta Moip tem convênio com diversas instituições financeiras a fim de facilitar sua movimentação e você pode cadastrar quantas contas bancárias quiser, caso tenha mais de uma.

Primeiro passo concluído, a próxima ação será transferir o dinheiro que está em sua conta Moip para a conta bancária que você acabou de cadastrar.

Toda essa ação será feita na página Financeiro, como falamos anteriormente:

conta moip financeiro

Além de poder controlar seu fluxo de recebimentos através do extrato, é nessa página que você vai conseguir fazer todas as transferências necessárias para o seu negócio.

Com o clique de um botão você pode transferir para a sua conta bancária todo o valor que consta em sua Conta Moip ou também escolher o valor que preferir:

conta moip transferencia

E ao clicar em transferir dinheiro, mandaremos o dinheiro à conta bancária que você escolheu. Fácil né?

Além de você poder transferir o seu dinheiro para uma conta bancária, a conta Moip ainda lhe permite transferir para outra conta Moip. Tudo que você vai precisar para fazer essa transferência é o e-mail cadastrado na conta Moip para a qual você deseja realizar essa transferência.

Por uma questão de segurança, no entanto, a Conta Moip precisa que você tenha um PIN para poder autorizar essa transferência. O PIN é uma senha de quatro números que verifica determinadas operações feitas dentro de sua conta. Além de ser necessário para concluir a transferência entre contas, você também precisará do PIN para efetuar reembolsos quando necessário;

O cadastro do PIN é feito na página Minha Conta > Configurações > PIN:

conta moip pin
Ao solicitar o cadastro do PIN você receberá no e-mail cadastrado em sua conta Moip um link que te direcionará a uma nova página da conta Moip contendo um teclado virtual:

conta moip pin digitar

Clique na combinação que preferir – e confirme após clicar em continuar – e seu PIN será cadastrado!

É com todas essas ferramentas e muitas outras facilidades que vamos contribuir para o crescimento de seu negócio, facilitando o trabalho e permitindo que tenha uma visão única e ampla do seu e-commerce.

Sabemos como o controle financeiro de uma loja é importante e todas as funções que a Conta Moip possui, como controlar o seu extrato financeiro e seus pedidos, são fundamentais para a saúdedo seu empreendimento.

Acreditamos que só alcançaremos nossos objetivos quando você alcançar o seu. Nossa intenção não é apenas que você consiga controlar o status de um pedido ou que tenha uma boa administração de seus recebimentos, mas sim que através dessas funções a sua vida como dono de um e-commerce se torne mais tranquila e que, assim, seu negócio cresça como você deseja.

O que aqui apresentamos é só o início do caminho que esperamos percorrer com você e em toda e qualquer situação, pode contar com a gente.

Se você ainda não é cliente Moip, agende agora mesmo uma conversa conosco para entender melhor como podemos ajudar o seu negócio.

 

Se quiser compartilhar suas impressões sobre a Conta Moip, comente aqui e divida suas sugestões conosco!

conta moip - cta

Comentários