Por Thiago Maboni

Tudo bem que a sementinha do empreendedorismo está aí, mas quando chega o momento de efetivamente gerir o negócio, você não tem sequer noção de como organizar tantos dados e informações? Sabe da importância de conhecer o perfil dos seus clientes, mas não tem ideia de como fazer isso? Pois você está precisando de ferramentas para gestão de e-commerce!

Entenda desde já que a tecnologia é sua melhor aliada nesse momento tão precioso de fazer com que seu negócio cresça e apareça para a audiência. Afinal, muitos outros empreendedores vêm pensando em você (ou em pessoas como você) para desenvolver soluções que podem facilitar (e muito) a gestão da sua loja virtual. Então nada mais de espera: conheça a partir de agora 8 ferramentas estratégicas para gestão de e-commerce!

Enterprise Resource Planning

O famoso ERP é uma das principais ferramentas de gestão com que você deve contar no seu e-commerce. Isso porque ele ajuda na automatização de processos, tirando uma carga enorme de trabalho manual e repetitivo das suas costas. Além disso, o ERP traz consigo ferramentas de análise de dados capazes de confrontar todas as informações que entram no seu sistema, gerando insights que o ajudarão a tomar melhores decisões.

O ERP pode ser hospedado em um servidor ou na nuvem — como os modelos SaaS, sabe? A principal vantagem de ter um ERP na nuvem é que você pode acessar as informações de onde quer que esteja, bastando para isso ter acesso à internet. E ainda vale lembrar que muitos permitem até o acesso via aplicativo, no celular!

Customer Relationship Management

Aqui está mais um nome difícil que pode fazer maravilhas pelo seu e-commerce. O CRM é um sistema de gestão do relacionamento com o cliente que auxilia na coleta, na armazenagem e no devido processamento de dados de seus consumidores, possibilitando que você os conheça cada vez mais.

Normalmente, o CRM já vem com uma ferramenta de automação de marketing acoplada, que facilita o contato com sua base de leads e clientes. Por meio dela, você pode enviar mensagens, dar feedbacks, informar, entreter e educar sua audiência de forma segmentada e assertiva, melhorando a personalização do atendimento.

Ainda existe a possibilidade de integrar seu ERP a seu CRM, melhorando significativamente a performance da sua gestão. Isso significa que um sistema alimenta o outro com informações vitais para que você consiga se aproximar da sua audiência e, como consequência, gerar mais vendas.

Análise web

Indispensável para quem deseja ter uma boa presença online, uma ferramenta de análise web é capaz de coletar uma série de informações a respeito dos seus consumidores. De onde eles vêm, que páginas mais acessam, quanto tempo permanecem no seu site, onde clicam e que tipo de conteúdos mais leem são algumas das descobertas que você pode fazer ao adotar uma ferramenta desse tipo.

Por ser gratuito e trazer uma infinidade de perspectivas para que você melhore tanto a performance do seu site quanto da sua estratégia de vendas, o Google Analytics é o mais usado quando se trata de análise web. Mas existem outras opções também, como é o caso do Core Metrics, do SiteCatalyst e do WebTrends.

O Core Metrics, por exemplo, agora faz parte do conjunto de soluções da IBM Digital Analytics, que visa monitorar e analisar a jornada do consumidor entre canais e também o comportamento dos usuários em cada canal. Sem sombra de dúvidas, fará frente ao Google Analytics rapidinho. A grande diferença no momento é que essa novidade é paga.

Análise comportamental

Além de conhecer por onde seus clientes andam, é preciso saber o que eles fazem, como fazem e quando fazem. Resumindo: você precisa conhecer seu comportamento na internet. E uma das melhores formas de saber de tudo isso é usando ferramentas para gestão de e-commerce que ajudam nessa jornada — como o Navegg, o Audience Science e o Lucid Media.

O Navegg, por exemplo, permite que você conheça dados demográficos e comportamentais da sua audiência, considerando seu funil de vendas como critério para a seleção dos melhores públicos. Dessa maneira, você descobre quais são as estratégias e campanhas mais efetivas e como torná-las ainda melhores.

No Audience Science, você faz uma análise de dados completa e pode segmentar sua audiência com maior precisão, avaliando suas campanhas de publicidade paga e obtendo diversos insights sobre sua performance online.

Gerenciamento de conteúdo

Também chamado de CMS, o Content Management System (ou sistema de gerenciamento de conteúdos) é uma solução que possibilita gerir todo o conteúdo do seu e-commerce, desde a organização, passando por sua publicação e até eventual exclusão. Os conteúdos gerenciados pelo CMS podem ser de diversos formatos — como texto, imagem e vídeos, por exemplo.

O uso do CMS agiliza toda a gestão de conteúdos do seu empreendimento, garantindo maior confiabilidade no momento de criar, armazenar e publicar. Como a solução está baseada na internet, também é possível acessá-la a qualquer momento e a partir de qualquer lugar.

Dentre as soluções de CMS mais usadas está o WordPress, plataforma open source que dá a desenvolvedores ou interessados no tema a liberdade para trabalhar os códigos do sistema, personalizando sites e blogs.

Você ainda pode incluir widgets, aplicativos e outros recursos para tornar seu CMS ainda mais preciso na análise de métricas e estatísticas, sem contar com a quantidade enorme de recursos que podem ser agregados para gerar uma experiência de usuário surpreendente para seus visitantes.

Gestão de redes sociais

Se você tem um e-commerce, mas não marca presença nas redes sociais, pode estar ficando para trás. Já se você tem suas páginas e tenta administrar todas, mas sente dificuldade, deveria experimentar uma ferramenta para gestão de e-commerce direcionada para a gestão de redes sociais. É o caso do Sprout Social, do AgoraPulse e do Sprinklr.

O Sprout Social é uma das ferramentas mais populares de gestão de redes sociais, pois traz diversas funcionalidades que facilitam bastante a vida do empreendedor. Com ela, além de gerenciar posts, você também realiza atendimentos pela plataforma e otimiza suas ações de marketing em redes sociais. A desvantagem da ferramenta é o custo, que pode ser alto para quem está apenas começando.

O AgoraPulse é outra ferramenta que vem ganhando força na gestão de mídias sociais. Com ele, você gerencia publicações e faz análises completas das interações da sua audiência em diversas redes sociais. Ele também possui algumas ferramentas gratuitas, como o Facebook Barometer, que verifica o engajamento das pessoas na sua fan page.

Gestão de processos e projetos

Se você já tem um time formado, mas sente dificuldades em manter o foco nas tarefas que são mais importantes, bem como em acompanhar a evolução de cada um, ter uma ferramenta de gestão de projetos pode ser uma boa ideia. Opções não faltam quando o assunto é ferramenta para gestão de e-commerce, mas gostaríamos de destacar o Trello, o Project Manager e o TeamWork.

O Trello é uma ferramenta de fácil interação que permite a criação de boards (quadros) para acompanhar a evolução das tarefas. Funciona praticamente como um quadro Kanban, só que online e com mais recursos. Para essa ferramenta existe tanto uma versão gratuita como uma paga.

O Project Manager é uma ferramenta de gestão de projetos, mas que serve muito bem para que você organize a gestão do seu e-commerce. Você pode, por exemplo, planejar as atividades do mês, determinando responsáveis, prazos e tarefas a realizar, a fim de acompanhar o desempenho diariamente. Relatórios gerenciais podem ser emitidos a qualquer momento para ajudá-lo a tomar decisões pautadas em dados concretos e precisos.

Automação de marketing

Também faz parte da gestão do e-commerce zelar pelo relacionamento com os clientes — e não só no momento de organizar e analisar os dados coletados. Ferramentas de automação de marketing, como MailChimp, Campaign Monitor e Bronto ajudam a manter a proximidade com sua audiência sem comprometer seu tempo.

Você pode criar landing pages, coletar dados e, então, iniciar uma estratégia de nutrição de leads usando o MailChimp, que tem uma versão gratuita e outra paga. Com ele, você cria newsletters exclusivas, mantém o relacionamento com seus consumidores e analisa todos os dados em tempo real, sem perder o time to market para gerar mais conversões.

No Campaign Monitor, por outro lado, você pode customizar a jornada de compra dos seus consumidores, personalizando o contato e obtendo melhores resultados com um atendimento único. Com ele, você também cria formulários para captura de leads e realiza testes A/B para conhecer a performance das suas campanhas.

Já o Bronto é uma plataforma completa direcionada à automação de marketing para e-commerces. Com uma interface intuitiva e bastante visual, permite que você tenha acesso a informações de campanhas, ciclos de vendas e sua base de contatos. Com ele, você pode acessar os dados tanto no desktop quanto no smartphone, aumentando sua capacidade de gestão onde quer que esteja.

É claro que poderíamos continuar escrevendo páginas e mais páginas sobre ferramentas para gestão de e-commerce que você deveria ao menos experimentar. Mas a verdade é que, começando com essas, temos certeza de que você já terá uma outra visão sobre seu negócio, ganhando tempo e embasamento para as decisões mais importantes.

E então, gostou de conhecer essas soluções? Acredita que elas podem ajudá-lo a melhorar a gestão do seu e-commerce? Então aproveite para se preparar ainda mais para o futuro, conhecendo as tendências que estão revolucionando o e-commerce!

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