Por William Franklin

O cliente está em sua loja virtual escolhendo o produto que deseja comprar, observa o que melhor se adapta as suas necessidades, acrescenta o item no carrinho e finaliza a compra.

Venda concluída? Ainda não.

É precipitado pensar que após a aprovação do pagamento ou o faturamento do boleto bancário, a venda foi concluída e o cliente conquistado.

Para ganhar a fidelidade do seu público, é necessário ter atenção com as demais etapas do processo de venda.

Produto correto e em bom estado

É imprescindível que o produto recebido pelo cliente seja exatamente o mesmo que ele solicitou em sua compra online, além disso, o que foi adquirido deve estar em bom estado.

Esta é a próxima etapa do processo após a venda concluída no site, ter o maior cuidado possível para que não aconteça nenhum equívoco na hora de despachar pelo correio ou transportadora. Investir em algum material que preserve o produto durante o transporte, também é uma ótima opção para garantir a qualidade.

No entanto, isso tudo está dentro do que o cliente espera que a sua loja faça.

Mas, como superar as expectativas?

Atualmente, muito tem se falado em experiência de compra, mas você já ouviu falar em Unboxing experience? A tradução é literal, experiência de desempacotar.

Além do papel fundamental, que é proteger o produto, a embalagem que a sua loja virtual utiliza, é o primeiro contato físico com o consumidor.

Esta é uma oportunidade de mostrar o quanto a sua marca considera importante o público que a consome, aqui vamos listar algumas dicas de como transformar o recebimento da sua embalagem em algo surpreendente:

Produto entregue antes do prazo estimado

Organizar a logística do seu e-Commerce para que o produto chegue até o cliente dentro do prazo estimado é essencial, porém, conseguir despachar antes do prazo é melhor ainda.

Esta é uma das formas de surpreender e mostrar o quanto é prático comprar na sua loja virtual.

Embalagem personalizada

Utilizar embalagens padrão pode ter um valor de investimento mais baixo, porém deve ser avaliado o custo-benefício ao optar por um design personalizado.

Uma caixa diferente, com as cores da sua marca e o seu logotipo em destaque, irá fortalecer sua identidade e fazer com que ela seja reconhecida onde quer que esteja.

Além disso, muitas pessoas costumam compartilhar fotos de embalagens Premium em suas redes sociais ao receberem um produto que gostam muito.

Presente surpresa

Outra opção para quem quer ganhar o prestígio do cliente é enviar junto ao produto algum presente surpresa, podendo ser adesivos, brindes e até mesmo um cupom de desconto para a próxima compra. Para isso, é importante utilizar a criatividade de forma que encante o seu público.

Experiência sensorial

Diversas marcas provocam a experiência sensorial ao investirem além do visual em seus produtos, fazendo com que um aroma específico faça parte da sua identidade.

Esta é uma ótima ideia de superar as expectativas, escolher um cheirinho agradável para deixar o momento de desempacotar ainda mais atrativo.

É importante que o mesmo aroma seja mantido, assim como o logotipo e as cores da marca.

Por fim, vale usar a imaginação e a criatividade para superar as expectativas, este é um diferencial que pode transformar os seus clientes em fãs e até mesmo, em propagadores da marca, afinal, sempre que você se surpreende com algo acaba compartilhando sua experiência com diversas pessoas.

Meggy Oliveira  –  F1 Soluções Plataforma de e-Commerce

 

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