Por Regiane Monteiro

Essa pergunta é feita por muita gente que deseja começar no ramo do e-commerce: como montar uma loja virtual com pouco dinheiro?

Bom, primeiro vamos definir quanto é o seu pouco dinheiro. Você tem R$ 5 mil para investir, tem mais, tem menos? Ou você não tem nada para investir?Pouco dinheiro é algo bem relativo. Você só vai saber o que consegue fazer com seu pouco dinheiro quando souber quanto é o seu pouco.

Antes de começar qualquer tipo de negócio você precisa decidir qual produto vai vender e não se toma esse tipo decisão como se escolhe o sabor do sorvete. Você precisa estudar o mercado, descobrir o que as pessoas querem comprar, o que dá lucro e o que você gosta de fazer. Eu costumo dizer que o nicho de mercado ideal é um ponto em comum entre os três itens que citei. No vídeo abaixo eu explico melhor a teoria, assista.

Bom, depois do nicho de mercado escolhido, você terá que destinar o seu pouco dinheiro para a aquisição de produtos, plataforma e divulgação da loja. Mas se o seu dinheiro for muito, mas muito pouco mesmo, opte por vender seus produtos em algum marketplace, como Mercado Livre, Enjoei e Rakuten ou use plataformas gratuitas, como LikeStore e Loja Integrada. Não recomendo o uso de Magento ou outras plataformas de código livre, a menos que você seja programador. Mas lembre-se que esse profissional exige um bom investimento financeiro. Logo se contar com pouco ou nenhum dinheiro, essa opção é inviável.

Vendendo seus produtos através de algum marketplace você paga uma taxa sobre cada venda, ou seja, você só paga se vender, se não vender não paga nada. Quando você contrata uma plataforma, os pagamentos são mensais, independente de quantas vendas você teve no mês. Se você acha que o seu pouco dinheiro não é tão pouco assim e dá para contratar uma plataforma, leve em consideração que seu e-commerce vai demorar alguns meses para se pagar.

Ou seja, não considere que no mês seguinte você vai conseguir pagar a mensalidade com o dinheiro das vendas. Talvez demore meses ou até um ano para você conseguir pagar as contas com o seu lucro, até porque o dinheiro arrecado também paga os produtos vendidos, despesas de postagens dos produtos e gastos como luz, internet e telefone. Como você tem pouco dinheiro o ideal é começar na sala ou no cantinho da garagem da sua própria casa.

Pagar aluguel de uma sala comercial é algo que você deve fazer quando já estiver com vendas constantes na loja virtual. Quem tem loja física, talvez só precise dedicar um funcionário para cuidar da loja virtual e compartilhar o mesmo, estoque, luz, internet e computador. Quando se inicia um e-commerce com pouco dinheiro, pode-se abrir mão de algumas coisas, como um escritório ou uma plataforma própria.

Agora existem duas coisas das quais você não pode abrir mão, os produtos e a divulgação da loja. Nenhuma loja virtual faz vendas se não anunciar. As pessoas não sonham com a sua loja virtual e acordam no dia seguinte para comprar nela. Para que você tenha vendas seu e-commerce precisa ter visitantes. Sim, você pode fazer anúncios no Google, mas certifique-se de que você sabe como fazer isso.

Um anúncio sem propósito e planejado de forma indevida não traz os resultados esperados (nem adianta colocar a culpa no Google!). Mas antes de investir em qualquer anúncio pesquise onde está o público do seu produto ou se preferir ser encontrado no Google sem pagar nada, trabalhe o SEO da sua loja virtual.

Sim, o texto ficou um pouco genérico, porque não tem como saber quanto é o seu pouco dinheiro. Talvez o que você tem disponível para investir não dê para começar uma loja virtual com 200 produtos, mas por que não começar com 30 produtos? Porém existe a possibilidade do seu pouco dinheiro conseguir sustentar a loja por seis meses, então porque não segurar uns gastos para tentar sustentar a loja por um ano?

Não é a plataforma mais cara que vai fazer vendas na sua loja virtual, não é o anúncio mais caro que vai trazer visitantes para o seu site. Use as estratégias a seu favor, administre seu dinheiro com carinho. Se você ainda não sabe muito bem como funciona um e-commerce, indico este outro texto meu que fala sobre como vender na internet. Assim você vai ver tudo que precisa ajustar antes de colocar a loja virtual no ar.

Não é impossível ter uma loja virtual com pouco dinheiro, você precisa apenas fazer investimentos com cautela, analisar o que é essencial no início e o que pode ser implantado depois. Tem muita loja virtual de sucesso que iniciou suas vendas no Mercado Livre, se deu certo com eles, pode dar certo com você também. A única coisa que pode te impedir de montar uma loja virtual é pouca vontade, ou pouca dedicação. Essas são as empresas que não duram nem 6 meses no mercado.

Sobre o autor: Marcio Eugênio (D Loja Virtual) é especialista em e-commerce, colunista em diversos portais relacionados ao comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com uma vasta experiência em vendas online.

como montar um plano de negócio

Comentários