Por Leonardo Ramos

No universo do comércio eletrônico, é sempre muito importante estar presente em diversos canais. Sejam eles de atendimento, marketing e, até mesmo, negócios. E com o crescimento dos aplicativos de mensagens, os lojistas foram beneficiados com a ampliação dos canais de contato com os clientes, surgem então uma porção de perguntas:  Será que a rede social que uso pode ser um canal de ampliação dos negócios? Como fazer vendas pelo WhatsApp?

Neste artigo, falaremos quais são os benefícios de utilizar o WhatsApp como canal de vendas, e também falaremos sobre a parceria do Moip com a Omnichat, uma plataforma que permite o lojista realizar suas vendas pelo aplicativo. Mas caso você já queira aplicar essa novidade na sua operação, clique no botão abaixo:

como fazer vendas pelo whatsapp

Usar o WhatsApp no e-commerce é uma boa ideia?

Se você parar para pensar, os consumidores modernos percorrem uma jornada até tomarem a decisão pela compra. Eles navegam em diversos sites, comparam os preços dos produtos com seus concorrentes, pesquisam por variações de modelo, tudo até encontrar o produto ideal.

Em lojas físicas, é muito comum termos algum vendedor para nos auxiliar com essa compra. No comércio eletrônico porém, o conteúdo do site e dos produtos é quem tem a grande responsabilidade pela venda. Neste caso, o WhatsApp surge como uma alternativa para facilitar o processo de compra dos clientes.

Uma pesquisa realizada em Julho de 2017 pelo Serviço de Proteção ao Consumidor Brasil (SPC Brasil) nos deixa claro como fazer vendas pelo WhatsApp pode ser uma excelente oportunidade para o crescimento do negócio. Segundo a pesquisa:

  • 59,2% dos consumidores brasileiros já fizeram pelo menos uma compra com dispositivos móveis, sendo que 27% compraram diversas vezes;
  • 39% dos usuários de internet já utilizaram o WhatsApp para se comunicar com alguma loja ou vendedor durante um processo de compra;
  • 58,7% já realizaram pelo menos uma compra pelo WhatsApp, sendo que as principais justificativas são o fato de sentir-se mais seguro ao entrar em contato com o vendedor/loja (15,0%), a comodidade de poder comprar sem sair de casa (14,6%) e poder receber imagens e até vídeos dos produtos/serviços (14,2%);
  • 52,2% dos consumidores que entraram em contato com a loja ou vendedor tiveram retorno em todas as ocasiões. E 78% dos entrevistados consideram importante que as empresas disponibilizem esta ferramenta para comunicação com os clientes;

Deu para notar que fazer vendas pelo WhatsApp pode ser uma boa ideia para atender uma demanda latente dos consumidores. Pensando na possibilidade de ampliar a comunicação multicanal dos lojistas, o Moip se uniu a Omnichat, uma plataforma que permite que você faça vendas pelo aplicativo de uma forma rápida, segura e simples.

Como fazer vendas pelo WhatsApp com a Omnichat e Moip?

A solução inovadora da Omnichat trouxe ao ecossistema de comércio eletrônico a possibilidade para lojistas que buscam mais canais de contato com seus consumidores. Agora, além de poder estabelecer uma comunicação mais direta e personalizada, os lojistas terão total autonomia para finalizar os pedidos pelo WhatsApp com a plataforma da Omnichat.

A empresa identificou no mercado uma necessidade dos lojistas em atender seus clientes utilizando os canais que estes mais utilizam, criando um processo de venda assistida com um suporte mais rápido para dúvidas referentes aos produtos.

Para lojistas que buscam como fazer vendas pelo WhatsApp, a Omnichat permite o uso de fotos e respostas em tempo real, sem a necessidade do cliente sair deste canal de comunicação. Ou seja, os clientes conseguem comprar sem precisar sair à procura de outro site concorrente ou produto, aumentando as taxas de conversão em vendas.

Em uma entrevista com a equipe do Moip, Flávio Negrão (CEO da Omnichat) comentou que “o Moip é a solução de pagamentos ideal para a Omnichat. Tínhamos a necessidade de oferecer aos nossos clientes uma experiência de compra segura, rápida e fácil de utilizar. E com o Moip, os nossos clientes podem aceitar todas as bandeiras de cartão de crédito e boleto registrado, ampliando muito os índices de conversão em vendas.”

Como funciona a parceria do Moip com a Omnichat?

O Moip atua no momento da finalização da negociação, gerando um carrinho de compra que é aberto pelo próprio app, já com o produto inserido e o valor de frete calculado. Nesta etapa, o cliente só precisará inserir seus dados pessoais, os dados de cartão e o endereço de entrega, de maneira segura e ágil.

Segundo Ricardo Grandinetti (Gerente de Vendas do Moip), “estamos muito felizes em dar apoio a uma solução inovadora como esta. Temos certeza de que o impacto deste produto no mercado trará muito valor para os lojistas que buscam como fazer vendas pelo WhatsApp e ampliar seus canais de venda, além de proporcionar uma ótima experiência de compra com todo o sistema de pagamento online do Moip.

Faça vendas pelo WhatsApp com o Moip e Omnichat!

Amplie seus canais de venda com o aplicativo utilizado por mais de 1 bilhão de pessoas no mundo todo. Faça suas vendas pelo WhatsApp com o Moip + Omnichat:

como fazer vendas pelo whatsapp

[easy-social-share buttons="facebook,twitter,google,linkedin" counters=1 style="button" point_type="simple" url="https://moip.com.br/blog/como-fazer-vendas-pelo-whatsapp/" text="Como fazer vendas pelo WhatsApp com o Moip e Omnichat?"]

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *