Por William Franklin

Promoções já fazem parte da vida dos consumidores. Datas como Black Friday, Cyber Monday, Natal, Dia das Mães, entre outras, são verdadeiros chamarizes para quem quer comprar muito e gastar pouco — e também para quem quer vender bastante.Mas na hora de planejar, muitas vezes faltam ideias de como fazer promoções que realmente atraiam os internautas e tragam mais conversões para o e-commerce.
Esse é o seu caso? Que tal conferir como fazer promoções incríveis na sua loja virtual?

Foque-se no público a que se destina a promoção

Uma campanha de Dia das Mães poderia ser igual a uma campanha de Dia dos Namorados? Com certeza não. Cada momento pede uma promoção diferente, uma forma de agradar o consumidor, torná-lo especial e único.

como-fazer-promocoes-na-sua-loja-virtual

No caso das mães, você pode criar promoções em que um valor mínimo de compras dá direito a um cupom para concorrer a uma viagem. Já para os namorados, uma noite romântica seria o ideal.

Valorize o momento

Criar promoções indiscriminadamente, sem um propósito real, demonstra que você está desesperado para vender. Imagine um e-commerce em que passa os 365 dias do ano com promoções? As pessoas não vão acreditar que você realmente está fazendo uma promoção.

confuso

Como fazer promoções é algo que todo e-commerce sabe, então mire-se nas grandes lojas online e perceba quando elas fazem esse tipo de ação. Normalmente, em datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal, etc., ou em datas celebradas pelo comércio, como Black Friday e Cyber Monday.

Crie um calendário de promoções

Já estamos quase no final do ano, mas nada impede que você olhe os meses à frente e marque as datas em que deverá fazer uma promoção.

Você não precisa seguir à risca todas as datas que os outros e-commerces usam para realizar promoções, pode criar uma data só sua, específica da sua loja virtual. Mas crie elementos de diferenciação, como compre 3 e pague 2, indique um amigo e ganhe um cupom de descontos ou compartilhe sua compra nas redes sociais e ganhe um brinde, por exemplo.

Fugir do óbvio pode atrair a atenção de mais consumidores para a sua loja virtual e potencializar suas vendas.

abandonos de carrinho

Crie senso de urgência

Se a sua promoção dura um mês, as pessoas não vão comprar na primeira ou na segunda semana. Vão esperar até o último momento. Por isso as promoções devem ser curtas, lançadas rapidamente e com prazo para acabar.

A divulgação deve ser feita massivamente para que as pessoas conheçam e corram para comprar. Use frases de impacto, como “por tempo limitado”, “enquanto durar o estoque” ou “somente hoje”, pois assim você estará incutindo na cabeça dos consumidores que eles não podem perder a chance de comprar o produto que desejam no seu e-commerce.

Fique atento à sua margem de lucro

Não há nada melhor para renovar o estoque do que fazer promoções. Além de aumentar o seu volume de vendas e o faturamento, você abre espaço para adquirir novos produtos e conquistar outros clientes.

Mas fique atento na hora de conceder os descontos para não minar sua margem de lucro e sair no prejuízo. Verifique com atenção o preço de custo dos produtos e quanto você pode baixar os preços para que continue tendo lucro a cada venda.

quais-impostos-as-lojas-eletronicas-precisam-pagar

Verifique sua capacidade de entrega

Obviamente que, com uma boa promoção, seu e-commerce vai vender mais. Entretanto, cuidado para não frustrar os consumidores com atrasos nas entregas. Verifique com antecedência sua capacidade de entrega e, se for necessário, amplie o prazo. Melhor prometer um prazo maior e entregar antes do que prometer um prazo curto e acabar não entregando na data prevista.

Você tem outras ideias de como fazer promoções incríveis no e-commerce? Conte pra gente!

Comentários

  • Alexis

    Teste de comentário