Por Thiago Maboni

O comércio eletrônico é um mundo de oportunidades para quem se aventura nele. Por outro lado, abrir um negócio na Web pode não ser tão simples como parece. Com o objetivo de auxiliar futuros empreendedores online, o nosso Blog lança uma nova série que aborda com detalhes cada passo a passo para abrir uma loja virtual. Aqui você verá algumas dicas para escolher a melhor plataforma para loja virtual para o seu site.

Nas próximas semanas, vamos apresentar opiniões, fornecer informações técnicas e relevantes e destrinchar cada um dos passos para que você crie uma loja virtual de sucesso.

Este material será de grande importância para você que deseja abrir um e-commerce, mas encontra-se perdido em meio a tantas informações, dados e opiniões.

Você sabe o que é, para que serve e como escolher uma plataforma para loja virtual? É justamente este o tema do nosso post de hoje. Vamos lá?

Hospedando um site na Web – Let’s start!

A Plataforma para loja virtual é o sistema responsável pelo gerenciamento e visualização da loja virtual na Web. Criação e gerenciamento (produtos, estoques, preços, pagamentos…) fazem parte do escopo de funções desta ferramenta, que engloba inclusive rotineiras de uma loja virtual.

A escolha de uma plataforma para loja virtual que seja adequada ao perfil do negócio é um dos passos mais importantes para o sucesso de uma loja virtual. Uma escolha certa ou errada, pode determinar o sucesso ou o fracasso de um e-commerce.

Muita atenção! Não pense que seja simples o processo de troca de plataforma no meio do caminho. Por isto invista tempo, conhecimento e energia na fase da escolha do sistema.

Além disso, é interessante observar se a ferramenta contém formas de monitoramento de redes sociais, marketing e SEO.

Dicas para escolha da plataforma para loja virtual:

Converse com varejistas online experientes – mesmo se o ramo de atuação for diferente do seu, vale a pena ouvir a opinião de pessoas que já passaram por esta etapa. Aprender com erros e acertos dos outros é uma forma de atingir objetivos de forma mais rápida e menos árdua. Uma ótima forma de ampliar a sua rede de contatos é participando de eventos. Veja um dos mais importantes calendários de eventos do setor.

-Considere boas referências do mercado: Algumas plataformas para loja virtual são referências no mercado pela sua qualidade e custo benefício. Plataformas com a Vtex, NuvemShop, Fastcommerce e XTech são boas referências do mercado. Analise a que mais se enquadra de acordo com o seu modelo de negócio e garanta um site otimizado.

Colha o máximo de informações – Pode parecer uma dica clichê, mas infelizmente muitas lojas virtuais que se mostravam promissoras fecharam devido às decisões equivocadas que poderiam ter sido evitadas. Por isso, consulte sites especializados no tema com matérias, artigos e notícias do setor. Além do Blog do Moip, boas referências sobre e-commerce são os portais E-Commerce Brasil, E-Commerce News e e-Bit.

Considere o perfil da loja e invista em conhecimento – De nada adianta uma plataforma com uma série de funções sofisticadas se quem for operá-la não tiver conhecimento para usá-la. Faça o planejamento da sua loja em curto, médio e longo prazo e programe-se. Com isto em mente, busque conhecimento. Seguem alguns portais de cursos online para que você e sua equipe se mantenham atualizados:

Uni Buscapé Company

Internet Innovation

Impacta

Esperamos que este post possa de fato te ajudar a entender um pouco mais sobre a importância da escolha de uma boa plataforma para o seu e-commerce. Tenha sempre em mente que a plataforma para loja virtual é a base do seu e-commerce e que quando a base não está sólida, nada se sustenta.

 

 

Aproveite para aprender como vender mais em um e-commerce. Baixe o nosso e-book gratuito clicando no banner abaixo e aprenda como!

e-book-como-vender-mais-em-seu-e-commerce-og

Comentários