Por Regiane Monteiro

Dentro de uma equipe de e-commerce, por mais liberdade que os profissionais tenham para fazer sua própria gestão do tempo, nem sempre ela é eficiente. Você mesmo (a) pode estar precisando aprimorar sua forma de se organizar para fazer o dia render. Reunimos a seguir 5 estratégias indicadas por autores e especialistas que você, como líder, pode aconselhar para aumentar a produtividade do pessoal, e adotar para melhorar a sua também. Confira!

Entenda o sentido do que você faz

Nenhuma estratégia de gestão do tempo surtirá efeito enquanto a sua equipe, um a um, entender por que deve fazer o que deve fazer. O escritor Roman Krznaric, no livro How to Find Fulfilling Work, pontua que cinco fatores tornam uma carreira e, portanto, a rotina diária motivadora:

1) Ganhar dinheiro;

2) Alcançar status;

3) Fazer a diferença;

4) Seguir seus interesses;

5) Aplicar suas habilidades.

Pensando nisso, converse com sua equipe de e-commerce e mostre de que forma seu trabalho pode deixá-la mais próxima dessas aspirações. Um simples bate-papo, mas que pode poupar críticas à sua liderança.

Defina metas individuais

Na hora de otimizar a produtividade de uma equipe, é preciso ser agressivo, acredita o empreendedor e CEO da Aha! Brian De Haaf. Isso significa, por exemplo, tentar quebrar metas que são de uma área em metas individuais. Assim, cada um se sente mais responsável pelo o que faz e também mais empenhado tanto em desempenhar um trabalho de qualidade quanto em acompanhar os resultados do que produz. Como dissemos anteriormente, encontrar sentido é o primeiro passo de uma gestão do tempo. Feito isso, mãos à obra!

Não deixe pendências, resolva de primeira

Quando abrir seu e-mail, tome uma atitude imediata. Leia, responda, delete ou arquive a mensagem. O mesmo vale para aquela planilha a ser preenchida ou aquela conversa sempre postergada. Você não tem que passar pelas tarefas mais de uma vez. Oriente sua equipe a agir dessa forma. Pois, “o tempo economizado com esse simples gesto pode chegar a 10h em um mês”, garante Jana Kemp, autora de No! How One Simple Word Can Transform Your Life. Já pensou? É mais do que um dia extra! E se você acredita que há e-mails demais para você e sua equipe lidarem, veja aqui como diminuí-los.

Faça da forma que você já domina

Perfeccionismo está longe de ser uma atitude estratégia quando se trata de correr contra o tempo e apagar incêndios. Enquanto houver pendências para resolver e a rotina não voltou ao ritmo orgânico, o mais prático é fazer da maneira a que você já está habituado(a). Segundo o empresário e autor Gordon Tredgold, podemos poupar de 5 a 10% do nosso tempo realizando uma tarefa da nossa forma tradicional. Mesmo porque a inovação deve vir depois que o básico está pronto, concorda?

Descanse um pouco antes de seguir

O empreendedor Raul Gutierrez recomenda limitar seu tempo de exposição às distrações das redes sociais. Mas nada de bloquear sites. O mais indicado a se fazer é mostrar à sua equipe que ela pode acessar suas notificações, mas sem extrapolar 5 minutinhos. Levantar para tomar uma água ou buscar um café pode ser suficiente para refrescar a mente. E para ajudar a controlar a tentação de se distrair, a dica é a clássica: deixar o celular no silencioso. E se quiser mais dicas, neste infográfico, mostramos como dinamitar sua falta de foco.

A propósito, perceba que todos estes são conselhos de gestão do tempo que você, líder, pode não só oferecer ao seu time de e-commerce, como também aplicar à sua rotina e adiantar seu sucesso profissional. Comece agora!

Sobre o autor:

Antonio Carlos Soares é CEO do Runrun.it, software de gestão de projetos, tarefas e fluxo de trabalho.

Comentários