Por Regiane Monteiro

A pergunta que não quer calar: por que minha loja virtual precisa estar presente na internet? Simples! Porque todo mundo está nela, inclusive seus clientes, potenciais clientes e, até mesmo, quem não curte a sua marca (sempre é possível reverter uma impressão errada).

Pense na internet como um lugar comum, onde podemos encontrar respostas para qualquer pergunta, ferramentas capazes de alcançar diferentes objetivos, e interagir com pessoas dos quatro cantos do mundo em poucos cliques.

Pois bem, não por acaso, a internet é também um ambiente que favorece a criatividade e possibilita a conexão entre marcas e clientes. Entretanto para que essa conexão seja bem-sucedida, vale a pena as empresas estarem preparadas para comunicar-se. Ter um perfil em redes sociais e compartilhar o conteúdo de terceiros — como portais de notícia e páginas de humor — já não é mais suficiente.

Os consumidores digitais esperam que as marcas tenham voz, personalidade e, principalmente, que estejam preparadas para resolver problemas e atuar com agilidade no ambiente digital. E a criação de um blog é parte fundamental dessa estratégia, afinal ele funciona como uma espécie de “central de conteúdo” que reúne respostas para as possíveis dúvidas de clientes e também futuros consumidores.

Por que meu e-commerce deve investir tempo e dinheiro em um blog

Está claro a importância de uma loja virtual investir tempo e dinheiro em um blog, certo? Para não restar dúvidas vamos elencar alguns motivos que justificam esse investimento.

Fonte de informação

O principal objetivo de um blog é informar. Assim, uma loja virtual pode aproveitar essa ferramenta para atrair clientes e se tornar um canal de conteúdo para eles. Um bom exemplo disso é publicar dicas sobre os produtos vendidos ou novidades sobre o segmento em que atua.

Esta estratégia é interessante, já que seu blog pode ser listado quando alguém procura por informações relacionadas ao seu negócio. Desta forma, o seu blog pode se tornar uma referência no assunto.

Geração de leads

Além de possibilitar a produção de diversos tipos de conteúdo, um blog também permite a distribuição destes materiais. Por meio dele, é possível criar um e-book e disponibilizá-lo para download, por exemplo.

E, mesmo indiretamente, seu blog pode ajudar na geração de leads. Atrair visitantes que podem se tornar contatos ou clientes após lerem algum post do seu blog deve ser um dos seus objetivos.

Conteúdo para e-mail marketing

Enviar mensagens de e-mail marketing é uma tarefa típica de lojas virtuais. No entanto, para quebrar a rotina de enviar somente mensagens de ofertas, uma boa prática é enviar as novidades e as publicações de seu blog. Assim, você gera tráfego, melhora o relacionamento com seus clientes e faz dessa prática uma ferramenta para nutrição de leads.

Impulsionamento das vendas

Por ser uma boa fonte de informação, seu blog pode indicar os produtos vendidos na sua loja virtual como parte do conteúdo de suas postagens. Ou seja, é uma maneira de apresentar seu negócio como a solução que seu público procura.

E, como já vimos, um blog é útil na geração de leads e no aprimoramento do relacionamento com seus clientes. Isto acaba refletindo nas suas vendas, já que um cliente possivelmente lembra da sua marca ao precisar de algum produto que você oferece. Estes fatores influenciam diretamente na taxa de conversão do seu e-commerce.

Aumento da sua autoridade

Provavelmente, você já ouviu falar de SEO e como estas práticas são importantes para um site ficar bem posicionado entre os resultados de busca, correto? E o que determina a colocação de seu site é a sua autoridade. Para aumentar esse indicador, a melhor ferramenta é a criação e a manutenção de um blog.

Escrevendo para a pessoa certa no momento certo

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Tenha em mente: não basta apenas sua loja virtual ter um blog. É estritamente necessário que ela adote o content marketing como estratégia na produção de conteúdo. O que sua empresa ganha com esse investimento? Economia de tempo na hora de vender, mais argumentação no momento da venda e suporte aos clientes, além de outros efeitos colaterais vantajosos — e o que é melhor: tudo isso por um baixo custo de implementação.

Para entender melhor como o Marketing de Conteúdo funciona na prática, compreenda a jornada do cliente pelo funil de vendas. Esse funil representa os estágios de compra, desde o momento em que ele busca uma solução nos motores de busca até o fechamento do negócio.

Existem três etapas principais: topo de funil, meio de funil e fundo de funil. Cada um deles demanda um conteúdo específico, com temas focados em objetivos distintos.

Topo de funil

Nessa etapa, os consumidores sabem que têm um problema e buscam por uma solução em páginas de pesquisa como o Google. Eles utilizam palavras-chave para encontrar possíveis respostas e ainda não estão prontos para comprar. Eis aqui, uma excelente oportunidade para sua empresa explicar o que pode estar acontecendo e apontar possíveis respostas que solucionem seus problemas. Invista em blog posts, vídeos baseados nos termos e palavras-chave mais buscados.

Meio de funil

O meio de funil é a etapa da conversão, da consideração dos problemas e da necessidade de respostas. Aqui a pessoa já sabe que tem um problema, pretende resolvê-lo e acredita que os conteúdos do seu blog podem ajudá-lo de alguma maneira. É hora de oferecer materiais de conversão como e-books, whitepapers, infográficos e planilhas, sempre lembrando, é claro, de solicitar informações básicas para liberar o link do download gratuito. Preenchendo formulário, essa nova lead entra para a sua lista de possíveis clientes. O que nos leva à próxima etapa.

Fundo de funil

Se o visitante do seu site chegou até essa etapa é porque está preparado para realizar uma compra com você ou ser abordado pelo seu time de vendas. Afinal, ele já conhece seus problemas e as possíveis soluções que você mencionou. E acredite, ele considera você como um possível solucionador. Invista em cases de sucesso e trial do seu produto ou serviço, materiais altamente indicados para eliminar quaisquer dúvidas que possam ter restado.

Num mercado competitivo, o blog é um tipo de estratégia fundamental para que sua loja virtual tenha sucesso. Caso ainda não tenha um blog, comece a planejar o seu imediatamente. Isso pode ajudar você a conquistar clientes e aumentar suas vendas.

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