Por André Oliveira

Quando o fluxo de caixa apresenta problemas é porque a situação financeira da empresa não está vivendo o melhor momento. Porém, nem tudo está perdido, afinal, há algumas possibilidades no mercado para reequilibrar as finanças, como os empréstimos e os financiamentos. Hoje, no entanto, vamos apresentar uma terceira opção, que pode ser mais oportuna e menos onerosa para o seu e-commerce: a antecipação de recebíveis.

Isso porque a antecipação de recebíveis transforma as vendas a prazo em recursos líquidos imediatos para a empresa. Em outras palavras, os valores que o e-commerce receberia ao longo de um determinado período podem ser convertidos em caixa imediatamente. Desse modo, o empreendedor pode arcar com suas obrigações financeiras de curto prazo.

Em suma, a antecipação de recebíveis corresponde a uma operação em que a empresa adianta o recebimento de valores junto a uma instituição financeira que oferta esse tipo de procedimento, como o próprio Moip. É um processo muito semelhante à antecipação da restituição do Imposto de Renda ou do 13º salário que algumas pessoas físicas solicitam, por exemplo. A diferença, aqui, é que são as pessoas jurídicas as envolvidas.

Mas atenção: a antecipação de recebíveis tem, sim, alguns custos para a empresa, cobrados pelo serviço que variam em porcentagem e quantidade, dependendo da instituição que adianta os valores, sempre de modo compatível com o tempo necessário para haver a compensação dos créditos recebíveis. (No caso do Moip, temos as menores tarifas de antecipação de recebíveis do mercado de pagamentos online).

A nossa recomendação é que o empreendedor submeta um eventual processo de adiantamento de recursos a uma criteriosa análise das taxas de juros e das tarifas que podem incidir sobre o valor antecipado. Vale montar um plano financeiro bem detalhado para os meses posteriores à antecipação dos recebíveis, já que a empresa precisa saber exatamente os custos que serão cobertos pelo valor adiantado.

Também é necessário avaliar quais recebíveis são os melhores para se adiantar, levando em consideração, principalmente, a garantia de recebimento das quantias em questão. Isso porque sempre existe o risco da empresa precisar arcar com os valores em aberto no caso de inadimplência — normalmente, quem pede a antecipação continua responsável se houver inadimplência, mas há situações em que a cobrança é incorporada ao serviço. Por isso, na hora de avaliar quais modalidades de receitas antecipar, leve em consideração a reputação, o perfil e o histórico dos consumidores.

Por fim, lembre-se que é fundamental que os títulos baixados na operação de crédito também sejam baixados no seu planejamento financeiro. Esse alinhamento assegura melhor a organização da gestão financeira empresarial, aumenta a segurança e reduz os riscos de comprometimento dos recursos que a empresa já recebeu e que, portanto, já fazem parte do modelo fluxo de caixa.

Falando nisso, temos um modelo que pode ajudá-lo a monitorar o fluxo de caixa do seu e-commerce. Utilizando esta Planilha de Fluxo de Caixa gratuita em sua gestão, será possível focar em estratégias mais assertivas, que trarão mais resultados para o negócio. Clique na imagem abaixo para fazer o download gratuito:

planilha modelo fluxo de caixa

Como a antecipação de recebíveis pode auxiliar na sua gestão financeira?

Diante da falta de recursos, é comum que empreendedores atrasem pagamentos e, consequentemente, busquem capital externo por meio de empréstimos ou entrem em outras linhas de crédito perigosas, como o cheque especial… Por outro lado, quando o empreendedor faz a antecipação de recebíveis, há um considerável aumento do fluxo de caixa, ainda que temporariamente.

Com mais dinheiro, ele tem mais facilidade para tirar oportunidades de bons negócios do papel. Além disso, ele também tem mais amplitude para negociar com seus fornecedores, pois, comprando à vista, é possível barganhar bons descontos, exigir melhor qualidade do produto e ter prioridade na entrega.

Com esse recurso, a empresa conta ainda com um fundo para emergências. Afinal, todo negócio está sujeito a enfrentar imprevistos, seja uma demanda elevada inesperada, seja uma oportunidade sazonal ou a entrada de vários clientes novos de uma só vez. Com a antecipação de recebíveis na loja virtual, o negócio tem acesso ao dinheiro de forma prática e imediata, conseguindo, assim, um fôlego extra no caixa para honrar esses novos compromissos.

Outra vantagem é a redução da burocracia em comparação com outros modelos de crédito. Existem instituições, como as factorings, que exigem poucas comprovações para aprovar a operação. Além delas, os Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs) e os bancos também prestam o serviço de forma mais facilitada.

Falando em facilidade, o Moip oferece a antecipação de recebíveis imediata, que você pode fazer sozinho por meio da sua Conta Moip. Além de contar com essa solução no seu meio de pagamento online, outra vantagem é não precisar enviar as suas notas fiscais para outra instituição avaliar. O processo é automático e o valor fica disponível imediatamente.

No Moip, você pode antecipar quando e quantas vezes quiser, de acordo com seu limite disponível, que é recalculado automaticamente todos os dias com base na performance da sua loja virtual. Assim, você não precisa perder tempo com avaliações manuais.

Assine nossa newsletter e junte-se a milhares de empreendedores!



Planejamento e cuidados com a antecipação de recebíveis:

Como vimos, a antecipação de recebíveis é uma ótima alternativa para o empreendedor que precisa de capital de giro ou precisa realizar investimentos naquele momento exato. Mas, antes de solicitar essa quantia, é essencial fazer uma pesquisa e comparar as taxas cobradas em outras linhas de crédito para avaliar se realmente vale a pena pedir essa antecipação. No Moip, por exemplo, é possível simular a antecipação dos recebíveis diretamente na sua Conta Moip e ver todos os detalhes da transação.

Entretanto, é preciso evitar que essa linha de crédito seja usada com frequência para contornar problemas que podem estar relacionados à falta de planejamento e gestão. Ao optar pela antecipação de recebíveis, por exemplo, o empreendedor não precisa, necessariamente, adiantar toda a verba que tem a receber — vale estabelecer um determinado valor que resolva as suas emergências, sem deixar o negócio no vermelho nos próximos meses.

Além disso, o resgate total sem necessidade pode comprometer o andamento da empresa. Sendo assim, para determinar a quantia e quando fazer a antecipação, é necessário realizar uma projeção do fluxo de caixa para saber claramente se o valor que está sendo antecipado poderá comprometer as contas da empresa no futuro. Quitar a situação atual gerando inconsistências nos meses seguintes não é uma boa decisão. Por isso, a análise do fluxo de caixa é a melhor alternativa para fugir desse problema.

Enfim, vale a pena antecipar os recebíveis?

Assim como as outras decisões gerenciais, usar os recebimentos futuros da empresa para controlar o fluxo de caixa atual precisa ser analisado e planejado para não causar problemas em médio e longo prazos. Por isso, mesmo que considerada uma operação vantajosa, a antecipação de recebíveis deve ser uma alternativa quando realmente não for possível resolver a situação com os recursos que o seu e-commerce tem em mãos ou em caso de um investimento que terá retorno rápido.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre a antecipação de recebíveis e que auxilie você a fazer uma gestão financeira mais consciente e positiva. E, claro, assine a newsletter do Blog do Moip para conferir novidades do mercado de e-commerce e outras orientações sobre gestão empresarial.

[easy-social-share buttons="facebook,twitter,google,linkedin" counters=1 style="button" point_type="simple" url="https://moip.com.br/blog/antecipacao-de-recebiveis/" text="Antecipação de recebíveis: as vantagens para o fluxo de caixa do seu e-commerce"]

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *