Por Leonardo Ramos

Diante de um cenário digital cada dia mais competitivo, manter seus clientes fiéis pode não ser uma tarefa tão simples, ainda mais quando pensamos em encantar consumidores tornando-os advogados e promotores da marca. Uma das etapas para atingir esse objetivo é garantir uma boa logística no e-commerce, que ofereça uma fidelização dos seus clientes. Assista essa palestra online que ensina como otimizar a logística do seu site!

Estima-se que uma cartela de clientes fidelizados pode ser responsável por mais de 65% do volume de vendas de uma empresa, sem contar que o custo de manutenção de um cliente retido é quase três vezes menor que o total de investimentos para captar novos consumidores. Deu pra perceber que a logística no e-commerce está altamente relacionada ao desempenho de vendas de um e-commerce, certo?

Quer entender melhor o papel da logística no e-commerce e na fidelização dos clientes? Veja esses tópicos abaixo!

A logística e o encantamento

Responsável por aproximadamente de 8% a 12% das despesas, o processo logístico corresponde a um dos maiores pontos de atenção entre empreendedores online. Isso porque se trata de um momento decisivo na construção da experiência positiva de compra e confiança dos consumidores.

Para compreender o papel da logística no e-commerce e na fidelização dos clientes, é necessário partir do princípio que todo o processo funciona como um ciclo, que deve estar muito bem estruturado, antes mesmo do primeiro contato do consumidor com a empresa. Uma gestão de logística bem-sucedida pode ser a chave na fidelização e propagação da empresa pelos próprios consumidores.

Estoque

É necessário avaliar o nível de confiabilidade da cadeia logística, compreender a capacidade de cada fornecedor durante a entrega e fabricação dos produtos oferecidos.

Ofertar produtos que podem não estar disponíveis para entrega, por exemplo, se torna um risco grave capaz de denegrir a reputação de qualquer negócio.

Uma questão importante e diretamente relacionada a uma boa gestão de estoque é o controle do fluxo de caixa. A reposição desnecessária de produtos esquecidos no estoque pode onerar o capital de giro e negativar as movimentações financeiras.

Armazenagem

Para alinhar a produção e definir os preços dos produtos é necessário, antes, um local de armazenamento. Essa organização deve ser feita no planejamento anual, com revisões periódicas considerando aspectos mercadológicos e sazonais.  Empreendedorismo / Gestão / Logistica / Relacionamento / Experiência do cliente

Separação e envio

Essa etapa da logística no e-commerce deve ser analisada e acompanhada diariamente, tendo em vista diferentes variáveis. Cada detalhe deve ser acompanhado minuciosamente para evitar erros humanos.  Independente da operação ser interna ou terceirizada, a responsabilidade de atendimento será sempre do lojista.

Entrega

A entrega dos produtos se torna a parte mais complicada, porque o lojista não tem muita autonomia nesse processo. Alguns pontos devem ser avaliados antes de montar a sua operação:

Distância

O tempo gasto entre a sua empresa e a transportadora deve ser levado em consideração e incluídos dentro do plano estratégico e do tempo necessário para entrega.

Qualificações

Escolha transportadoras com reputação positiva, nível de qualidade, processos claros e tecnologia de rastreamento.

Prazo de entrega

Quanto menor o prazo de entrega oferecido aos seus consumidores, maior as chances de aumentar as conversões no seu e-commerce.

Restrição de serviços

Se você trabalha com produtos específicos, fique atento! Algumas transportadoras não enviam algumas mercadorias. Os correios, por exemplo, não aceitam carga viva e produtos perecíveis.

Dimensões do produto

Fique de olho no peso e tamanho dos seus produtos. No Sedex, o peso máximo estabelecido é de 30kg. Já no PAC esse número sobe para 50kg. Vale destacar também que os correios disponibilizam 7 tipos de caixas. Se o seu produto for maior que todas as opções de embalagens fornecidas, o envio será recusado.

Conhecer o papel da logística no e-commerce e na fidelização dos clientes é o primeiro passo não só para reduzir os custos da empresa, como também, ajudar na avaliação da mesma diante do mercado. Um cliente satisfeito não só volta a comprar, como indica o serviço a outras pessoas.

Lembre-se: o “boca a boca” ainda é uma das ferramentas mais valiosas para qualquer lojista. Deixe seu comentário e participe da conversa.

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Comentários

  • Angela Alves

    Adorei as dicas.