Por laercionicolau

Você já escolheu quais produtos vender, já fez aquela baita pesquisa sobre o seu público-alvo, estudou a concorrência minuciosamente e escolheu quais as melhores táticas para se diferenciar. O programador deu a grande notícia que seu site está no ar, a identidade visual ficou um arraso, agora só falta iniciar o cadastro dos produtos! 😀

Você olha para o campo descrição e tem calafrios? Essa é aquela etapa do processo em que você costuma travar?

Descrição de produto para ecommerce

Calma, respira, relaxa e se liga nessas 7 dicas do Moip para você fazer descrições arrasadoras para seu e-commerce!

1 – Palavras-chave (keywords):

palavras-chave

Você deve ter imaginado que essa é a hora de colocar como tag todas as palavras possíveis e imagináveis sobre um objeto específico, certo? 🙂

Errado! Você deve escolher apenas uma palavra e relacioná-la ao seu produto, assim o Google vai te encontrar nas buscas de um jeito mais fácil.

Lembre-se que um dos passos para o sucesso das vendas na internet é ser específico e preciso. Se você já trabalha com um nicho do mercado, logo escolher uma só palavra-chave faz todo sentido.

Quer algumas dicas sobre como escolher apenas uma entre tantas keyword possíveis?

2 – Árvores de categorias

Eu espero que você e o programador do seu site tenham pensado nisso antes dele ficar pronto! Se não pensaram é hora de voltar aos códigos e refazer isso. Essa é uma parte importantíssima do processo, porque é nesse momento que você vai organizar e armazenar as informações das suas mercadorias.

O Google vai ver seu site com bons olhos se tudo estiver divididinho do jeito certo. Por isso gaste um tempinho tentando entender como seus clientes vão navegar em seu site e em como eles vão buscar os itens dentro dele. Lembra daquele bloco de notas com trocentas palavras escritas? Hora de usá-lo para classificar e subclassificar as categorias da sua loja online.

3 – Título do produto

Seu produto é uma “panela elétrica para arroz japonês”? Então você não vai colocar como título “Caçarola Elétrica para Gohan”. Seja específico, se o seu produto é X e o Google te ensinou que as pessoas procuram ele como X não coloque ele como Y em seu site, por mais diferenciado que isso possa parecer. Faça com que esse nome esteja no título e no subtítulo da página (H1).

Pense também que a URL desse produto precisa ser amigável e que esse nome precisa aparecer por lá também, logo o exemplo da panela ficaria assim:

www.casajapa.com.br/panela-eletrica-para-arroz-japones

título do produto

4 – Fotos e vídeos

Pessoas não compram produtos na internet, sabia? Elas compram fotos e vídeos!

Como a experiência de compra é diferente do comum você deve oferecer a melhor apresentação possível sobre tudo o que for vendido em seu site! Boas fotos e tutoriais de uso bacanas não são caros e nem complicados de serem feitos.

Hoje com um bom celular e softwares gratuitos de edição você pode alcançar resultados muito satisfatórios. A própria internet é uma fonte enorme de conteúdos que podem te ajudar muito, uma passadinha pelo Google, ou pelo Youtube podem render ideias MUITO CRIATIVAS, hora de pensar fora da caixinha!

5 – Descrição

Ufa, finalmente chegamos na parte em que se escreve sobre o produto! Vocês viram quantos passos anteriores nós precisamos dar antes de chegar até aqui?

Pois bem, essa é a hora de ser criativo, mas com objetividade. Não é necessário enrolar, mas é primordial que seu texto alie palavras relacionadas ao produto e conteúdo de qualidade. Você precisa contar algo a seus compradores, seu texto precisa ter relevância!

Qual a melhor dica para esse processo? Lembra daquele caderninho cheio de ideias e sinônimos sobre os itens que você vai vender? Tenha-o sempre ao seu lado. Se lá em cima você elegeu uma palavra-chave principal é na descrição que você vai utilizar todo o resto, quanto mais indicações, ligações semânticas e associações você fizer mais atrativo seu texto ficará para o ranqueamento do Google.

Dedos à obra:

descrição de produtos para e-commerce

6 – Produtos relacionados

Indicações, quem não gosta de uma boa dica a qualquer hora? Além de uma chance de encher ainda mais o carrinho do seu cliente, os produtos relacionados ajudam muito na indexação e no SEO da sua página. Não deixe de pensar em boas ligações e mix de produtos, descontos em produtos similares também são uma ideia interessante para estimular ainda mais as vendas, exemplo:

Quem comprou a “panela elétrica para arroz japonês”, pode ficar interessadíssimo em levar um “kit com 5 pares de hashis”, e se o seu cliente adicionar a esse pedido um “jogo de xícaras japonesas” ele ainda ganha 10% de desconto!

7 – Comentários do cliente

Chegamos ao último passo, esse talvez seja o mais difícil de conseguir, mas com toda certeza é o que vai trazer mais resultados positivos.

Você está começando, certo? Está sobrando um tempinho? Que tal pegar no telefone e bater um papo com aquele cliente que acabou de receber seu produto?

Aposte no relacionamento como uma forma de aproximação e de propaganda. Se você surpreender seu cliente e entregar algo acima da expectativa a chance de ele indicar o seu site para um amigo e voltar a comprar com você é enorme.

Certo, você seguiu a dica, agora o cliente virou um amigo, o que fazer?

Peça para ele te dar um feedback, deixar um comentário sobre a sua experiência de compra! Seja no seu Facebook, no Insta, nos comentários do seu site, no Google, enfim, elogios devem ser mostrados e disseminados por aí!

Além de ajudar no SEO da sua página os comentários são verdadeiros removedores de rejeição, eles passam credibilidade sobre seu produto e sobre o seu trabalho!

página de descrição de produtos para e-commerce

Gostou das dicas? Você usa táticas diferentes na sua loja? Tem algo que não está funcionando no seu site? Conta pra gente nos comentários! 😀

Comentários

  • Bueno, espero que te hayan agradado las tres aplicaciones Android para bebés gratuitas que he escogido y que puedas sacarle muchísimo partido.

  • kkkkkk ri muito com esses gifs

  • Muito boa as dicas… Dedos à obra! Nossos clientes merecem só o melhor!

  • Queria que toda empresa se comunicasse assim com seus clientes!
    Nota 10, Moip!

  • Maria Aparecida

    Com certeza estas dicas são muito boas, pois é brincando que fazemos boas vendas.

  • Dicas ótimas, e o melhor ter os melhores produtos e o melhor atendimento! Encantar os clientes e conquista-los pela profissionalidade e confiança!!!

    • laercionicolau

      Exato, Grazi!
      Quanto mais cuidado com a escolha e divulgação dos produtos mais pessoas vão se interessar.
      Aí é só fazer aquele trabalho lindo de atendimento e correr para o abraço! rsrsrsrs
      Obrigado por sua participação!