Por Thiago Maboni

Fazer com que o cliente visite a sua loja e decida fazer uma compra é a recompensa maior para o grande desafio de gerenciar um e-commerce. Mesmo assim, enquanto ele não finalizar a operação é impossível dizer que a sua missão foi cumprida com sucesso. Por isso, veja alguns dos erros de finalização que mais custam dinheiro e como evitar cada um deles para elevar sua página de checkout a outro nível.

Falta de Checkout Transparente

Checkout Transparente é, basicamente, uma forma de realizar o pagamento sem a necessidade de passar por páginas intermediárias ou sair do ambiente da loja. Deixar esse recurso de lado custa muito dinheiro, pois a interrupção chega a reduzir as vendas em até 30%, ou seja, quase um terço das pessoas que não encontra o Checkout Transparente desiste da compra.

 

Isso ocorre porque os consumidores são obrigados a passar por etapas desnecessárias, além de sair do ambiente em que fizeram a aquisição para um site que não conhecem. Isso faz com que desconfiem da credibilidade da loja e, consequentemente, da qualidade de seus produtos.

Falta de suporte mobile

Os compradores modernos, não importa a idade, tendem a ser pessoas conectadas que vivenciam o mundo por meio de seus dispositivos móveis. Logo, a experiência de compra passa por essa nova maneira de usar a internet, e a falta de suporte ao mobile é uma das grandes falhas que as empresas ainda cometem nesse respeito.

Para evitar esse erro e aumentar as conversões da sua loja, é bom considerar uma solução de pagamentos que considere o mobile relevante e ofereça suporte de qualidade a qualquer dispositivo. Afinal, se um cliente em potencial chegar até a sua página de checkout e não encontrar uma experiência impecável, é grande a chance de que abandone o site e não o acesse novamente de outro dispositivo.

Formulários muito complicados

Formulários são essenciais para um checkout bem sucedido, mas diversas lojas ainda abordam essa etapa de maneira errada, confundindo o cliente. Seja por incluir campos demais ou por confundir o comprador com informações mal organizadas, o fato é que se o consumidor não entender o que se espera dele ou o porquê de você estar pedindo determinada informação é bem provável que deixe de completar o processo.

Planejar bem os formulários envolve reduzir ao máximo o número de campos, contando apenas com o que for estritamente necessário para realizar a venda. Também faz diferença colocar dicas e textos explicativos, indicando claramente para quê as informações serão usadas ou como os campos devem ser preenchidos. Lembre-se: para que a pessoa chegue ao final do preenchimento não pode haver nenhuma dúvida na sua mente.

Opções limitadas de pagamento

Atualmente, até mesmo pessoas que não tem muita familiaridade com tecnologia realizam compras pela internet. Mas, esse crescimento no mercado tende a favorecer cada vez mais quem oferecer diferentes meios diferenciados de pagamento, já que os consumidores desejam comodidade e muitas vezes possuem seu meio preferido de pagar, descartando estabelecimentos que não o aceitam.

Com base nisso, não deixe que seus clientes desistam de comprar, na última etapa, só porque você não oferece opções suficientes. Existem boas soluções no mercado, que oferecem muitas formas de pagar com facilidade e sem frustrações. Com o Moip, você aceita todos os meios de pagamento com um único contrato e única integração.

[Está na dúvida sobre qual a melhor forma de receber pagamentos? Confira estas dicas].

Criar uma página de checkout perfeita requer bastante esforço, consideração e, principalmente, escolhas inteligentes. Uma boa experiência de compra causa o menor atrito possível entre o consumidor e seu objetivo final, adquirir um produto de qualidade. Assim, dar atenção ao que pode ficar no meio do caminho e escolher soluções que evitem esses problemas podem fazer a diferença para o sucesso do seu e-commerce.

checkout , acabe com os abandonos de carrinho

Comentários